Cores podem nos afetar psicologica e fisicamente, mesmo sem nos darmos conta, e pode ser um ótimo recurso visual para se transmitir uma mensagem. Usar cores para criar harmonia, tensão, ou chamar a atenção pra algum detalhe chave numa cena ou imagem, pode gerar efeitos espetaculares em qualquer trabalho. Saber usar as cores é essencial, mas conseguir criar relações entre elas, que sirvam para contar mais da sua mensagem é algo ainda mais importante e difícil.

Não é à toa que muitos filmes na pré-produção fazem o que se chama de “Color Script”, uma espécie de mini storyboard, com thumbnails das cenas e momentos cruciais que resumem o filme, dispostos em sequência para se avaliar as cores, a luz, o humor e as emoções (mood) da história. Isso é muito útil se lembrarmos que em obras mais longas, grande parte das etapas de produção são feitas simultaneamente, e todos precisam ter em mente uma projeção do resultado final, mesmo antes de se ter qualquer cena finalizada.

[WRGF id=4337]

Mas como as cores são usadas com frames em movimento?

Felizmente a internet nos dá acesso fácil a várias “mini aulas” sobre cores no cinema. Vale a pena assistir, explorar, e estudar com as dicas de alguns desses vídeos.

O excelente canal Channel Chriswell  fez essa introdução ao assunto bem interessante:

A web-série Off Book fez esse resumão sobre a cor e seus efeitos em nós:


Lilly Mtz-Seara fez um exercício bem legal sobre o significado relacionado a algumas cores:

Nesse vídeo do The Verge um pouco mais de como as cores são usadas para manipular as emoções de quem assiste:

 

E é sempre divertido reparar no uso das cores pra criar “climas” nos filmes da Pixar:

 

Outro exercício muito bom de se fazer é prestar atenção em alguns diretores, e perceber que tipos de características eles costumam repetir em seus filmes. Por exemplo, já reparou nas paletas de cores que o Wes Anderson costuma usar?


O site Movies In Color faz um apanhado bem legal de que cores foram usadas em cenas de vários filmes.

Movies in Color, website.

No The Colors Of Motion, pode-se ver uma paleta interativa de cores na timeline de vários filmes: qual cor predomina em cada cena do filme. (O script que ajuda a fazer essa visualização de dados não considera alguns aspectos visuais, como, às vezes, a cor que ocupa a maior área do frame não ser exatamente a cor que predomina. No entanto, a visualização do site já é um grande feito e ajuda bastante, além de ser divertido!)

The Colors Of Motion, website.

The Colors Of Motion, website.

Fontes:

No Film School – How color has become…

No film School – Harnessing the Power of Color…

[sgmb id=”1″]

Comentários

comments