Se você não conhece o canal Every Frame a Painting do YouTube/Vimeo, está perdendo um grande conteúdo. Criado por Tony Zhou – filmmaker e editor freelancer baseado em Vancouver -, o canal traz análises aprofundadas sobre técnicas de montagem, enquadramento, iluminação, cores e coisas assim; todas usando filmes renomados como ponto de partida.

A ideia é incrível e suas análises impecáveis. Ao todo Tony já produziu 28 vídeos, cada qual abrangendo uma técnica específica. O último vídeo publicado foi há uma hora e vale esse post. Trata-se de uma análise muito interessante sobre a importância da música no cinema.

Para isso, Zhou usa como referência os filmes da Marvel, que apesar de abalar nas bilheterias mundiais e serem sucesso comercial inegável, não possuem nenhum tipo de cuidado em se tratando de trilha sonora.

Se eu perguntar a vocês: qual o tema de Star Wars? Ou então James Bond? Harry Potter? Certamente quase todos conseguem assobia-las. Mas eis algo curioso: alguém se recorda de algum tema musical de um filme da Marvel? Apesar de 13 filmes já feitos e mais de 10 bilhões de dólares de bilheteria – somente nos EUA -, o Universo Marvel dos cinemas falha colossalmente em criar temas que envolvam o público. Então, o que falta para as músicas da Marvel? – Tony Zhou

E é exatamente isso o que Tony Zhou faz: ele pede ao público para que se lembrem de algum tema Marvel dos cinemas. A resposta, claro, é que ninguém se lembra. Os motivos?

De acordo com Tony, o primeiro problema é que os temas não evocam uma reposta emocional. Algumas trilhas são boas, mas totalmente cobertas por diálogos desnecessários ou soundFX. Em alguns momentos, o tema é absolutamente dispensável, em outros, completamente errado.

O segundo problema é que os temas nunca desafiam as expectativas do público. São composições que “dizem o que já está na tela”. Nada de novo, nada de emoções.

Os diretores do cinema atual assumem que os temas não devem ser notados pelo público. Mas, por que não? Eu cresci assistindo a filmes de Alfred Hitchock e Bernard Herrmann, e notava cada acorde de seus temas. Fico desconcertado com isso, pois acredito que o tema é a alma do filme. – Danny Elfman / Co-compositor, Avenger: Age of Ultron

Outro problema – mas esse não exclusivo da Marvel -, é que as produções atuais usam uma técnica controversa para compor seus temas: o chamado Temp Music (algo como música temporária). A ideia aqui é que o compositor ou diretor use músicas já consagradas como referência para determinadas cenas e etc, para então troca-las por outra composta originalmente para o filme. Contudo, esse “originalmente” pode não acontecer, fazendo com que muitas produções copiem-se descaradamente.

O maior motivo, de acordo com Tony, para que a Marvel tenha apenas temas esquecíveis é sua zona de conforto. Eles não arriscam, preferem não criar algo realmente novo, deixando o público somente com o previsível.

Vale a pena assistir ao episódio do Every Frame a Painting, pois são muitos detalhes.


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