Sou um forte defensor do ensino online. Não somente ensino pago, mas todo esse conteúdo assombroso que possuímos em mãos pela rede e que, em alguns casos, ignoramos completamente. Digo isso, pois cursos online são uma grande ferramenta de ensino à distância. Não importa onde você está, não importa o conhecimento que já possui: se quiser, a internet será uma forte aliada.

Cada dia mais os métodos de ensino online tem se aperfeiçoado, e cursos tradicionais presenciais estão dando espaço a grandes plataformas ou artistas que ensinam pela web – de modo mais acessível e inclusivo.

 

Embora muitos desses ambientes de aprendizagem online possuem professores que são cabeças da indústria, tome Ash Thorp com o LearnSquared como um exemplo, nenhum atingiu o mais alto escalão, ou pelo menos o reconhecimento do nome, como o MasterClass.

Se quisermos aprender a jogar tênis, poderíamos pensar em uma professora melhor do que Serena Williams? Provavelmente não. E ela dá aula no MasterClass. E sobre fotografia? Talvez Annie Leibovitz? Ela está embarcando nessa também. Obviamente, essas não são aulas direcionadas, mesmo assim são os melhores dos melhores partilhando pelo menos um pouco de seu conhecimento.

Mas estou interessado no MasterClass devido ao conteúdo sobre cinema. Mesmo com o número limitado de cursos disponíveis atualmente, já existem aulas sobre acting com Kevin Spacey e Dustin Hoffman; uma aula sobre roteiro com Aaron Sorokin (Steve Jobs) e outra de cinema com Werner Herzog. Será que fica melhor?

O lema do MasterClass é: menos é mais, pois esses cursos custam US$90 cada. Não é de graça, mas também não é muito quando pensamos sobre quem lhe passa conteúdo. Um curso de After Effects – de verdade! -, pode custar mais de US$ 1.000 fácil. Um de Flame? Nem ouso escrever.

É bom ressaltar que o MasterClass não dará conhecimento suficiente para conseguir um emprego, mas sem dúvida se aprende algumas lições valiosas, mesmo de forma anedótica.

Se você é um ator ou pensa em trabalhar com atores – animação, alguém?! -, é bom saber mais sobre acting. E com Kevin Spacey e Dustin Hoffman, provavelmente se pode aprender muito.

No curso de Kevin Spacey há cinco horas de vídeo aulas, 28 no total e um livro de 47 páginas incluso. O cara ensina e fala sobre tudo: de técnicas para monólogos, passando por processos de encontrar palavras certas no improviso, e além.

Com Dustin Hoffman, tem-se cinco horas de vídeo divididos em 24 aulas e um livro. Hoffman fala sobre  como Atuar Honestamente e criticar-se. Ele discute o tema de como montar um personagem (um grande insight para diretores), e discute o trabalho de cena. Cada uma dessas classes envolve outros atores, mostrando que os professores não seguem um roteiro predeterminado. Há uma interação com pessoas reais.

O mesmo vale para o curso de roteiro de Aaron Sorkin. Talvez nenhum outro roteirista seja tão aclamado como Aaron Sorkin creditado por A Few Good Men para The West Wing. Em sua aula, Sorkin senta-se com um grupo de roteiristas para explorar como é escrever um episódio de West Wing.

Em suas 35 aulas em vídeo, ele explora ideias e desenvolvimento de personagens. Sorkin fala sobre hábitos de escrita e as Regras da História. Não importa quão bom roteirista você é: certamente alguma coisa aprenderá com esse cara.

E, finalmente, há o MasterClass de cinema com Werner Herzog. Enquanto Herzog é o menos “famoso” dos professores no site, ele é um mestre-cineasta com 70 filmes, incluindo documentários.

Sua MasterClass é de seis horas, incluindo 26 aulas e um livro que cobre uma vasta gama de tópicos do cinema. Como o assunto aqui é mais amplo, muita coisa é discutida. O cara fala desde captação de dinheiro para seu primeiro filme até técnicas de cinematografia. Herzog ensina a trabalhar com atores, música e som. Ele tem uma seção dedicada a documentários e discute a vida como cineasta.

Em suma, o MasterClass tem muita coisa boa. Só pela inspiração de ouvir esses profissionais discutindo e trabalhando, já vale o troco. Mas suspeito que muito provavelmente, assistir a um MasterClass lhe dará muito mais do que inspiração.

E é bom ficar de olhos abertos, pois os organizadores do site parecem estar montando algo sobre animação e VFX.

Mais infos? Acesse o site dos caras.


Fonte: Motionarray

Comentários

comments