Que o Cinema 4D é um grande software para Motion Graphics ninguém duvida. Muitas pessoas, contudo, usam-no não apenas para animação, mas também para ilustrações 3D. Isso por que o C4D é versátil e pouco burocrático quando comparado com outros programas da linha – Maya, 3ds Max, é com vocês mesmo -, e permite ótimos resultados sem grandes conhecimentos de 3D puro.

Além disso, usar o Cinema 4D com motores de render externos, como Octane, Vray e cia, faz dele uma ferramenta ainda mais poderosa e valiosa em sua pipeline.


Curso de Direção de Arte com Cinema 4D

O Domestika possui altos cursos que englobam muitas áreas do design, ilustração e animação. Um deles, porém, me chamou a atenção: direção de arte com C4D, por Tavo Ponce – diretor de arte, ilustrador e motion designer fundador do TAVO Studio, baseado em Madri.

Tavo explica que a técnica que ensina em seu curso é muito versátil, podendo ser aplicada em animações, motion design, ilustrações, prints e artes interativas. A ideia, segundo ele, é criar imagens 3D que imitem fotografias verdadeiras, sendo assim facilmente aplicadas em quaisquer mídias que sejam.

Para isso Tavo usa apenas Cinema 4D, considerado por ele o software 3D por excelência.

Para mim o Cinema 4D é o software 3D por excelência, principalmente se você for ilustrador ou designer. Ele é fácil de usar, intuitivo e rápido de se aprender. – Tavo Ponce

TypoMad Open Titles - via TAVO

TypoMad Open Titles – via TAVO

O curso se resume a criar uma ilustração de ponta-a-ponta no Cinema 4D, mas as etapas são as seguintes: buscar referências, preparação do Cinema 4D – instalação de motores de render externos -, conceitos gerais de navegação do C4D, preparação de vetores para importação – ou qualquer outro tipo de arte, seja à mão, PS, etc -, para se gerar modelos 3D, preparação de modelos 3D encontrados pela web para uso no C4D, texturização e iluminação de cenas, renderização e exportação – inclusive exportar máscaras para algum retoque posterior em programas como Photoshop.

Os requisitos para o curso são basicamente os softwares usados: Cinema 4D, Illustrator (ou softwares semelhantes de vetor), Photoshop e algum motor de render, mas Tavo indica o Vray.

Além disso, não há necessidade de saber C4D previamente, mas Tavo comenta que algum conhecimento de PS e Ai agiliza alguns processos.

Golden inspiration - via TAVO

FOX Sports 1 – via TAVO

O curso Direção de Arte com Cinema 4D sai por míseros $34,90, e com toda certeza vale cada centavo.

 

[sgmb id=”1″]

Comentários

comments