O 1º curta-metragem do Layer Lemonade está em produção

Por vezes, o mercado publicitário pode ser tornar um pouco broxante para um estúdio de animação. Esse sentimento não é compartilhado por todos, é claro. Há quem prefira o dinamismo da publicidade. Mas, caso você queira contar uma história a seu modo, sem interferências de terceiros, o cinema sempre será um formato mais atraente e livre no que tange ao labor artístico. 

Por isso, é com muito orgulho que informamos que nosso 1º curta-metragem está em fase de produção. Quando digo o primeiro, é que desta vez, o curta sairá com produção do Layer Lemonade. Pois, o Semáforo Studio tem alguns já lançados. O roteiro e direção é de Maurelio Toscano e tem contribuição no argumento de Dhyan Shanasa. A animação Nos Roubaram Amor será feita mesclando as técnicas de Motion Comics e Frame-a-Frame, além de contar com um estúdio parceiro, o Animatriz (Rildo Farias e Fabrício Rodrigues).

Nesse artigo, disponibilizamos partes do animatic, roteiro e concept de algumas personagens, bem como falaremos um pouco de como foi a ideia de se fazer o filme.

O Roteiro e a importância de projetos Transmídias.

O curta-metragem Nos Roubaram Amor nasceu de um Job. Isso mesmo! O plot do roteiro foi concebido para um videoclipe do cantor e compositor, Chal. A música em questão chama-se faraó-menino e contou com 4 meses de produção, desde à ideia até o lançamento. Entretanto, como se tratava de um videoclipe, desenvolvemos uma ideia simples, sem muitos detalhes e com universo limitado à música.

Ao passo que, o cantor já é amigo de longa data do estúdio, e não demorou que pegássemos a autorização necessária para expandir o universo do videoclipe. Na verdade, mudamos quase tudo. Ou seja, o filme é um desdobramento do videoclipe; uma história que tem berço no conteúdo transmídia. Pois em um mesmo trabalho aumentamos a história para um mídia diferente (o cinema), e complementamos sua narrativa com vozes, desenho de som e outros personagens que não cabiam no arco de um videoclipe. Se é que podemos falar em arcos dramático em videoclipe.

O filme tem por objetivo principal ilustrar e discutir a condição humana em um mundo ausente de esperança. Uma realidade que permeia a história do Brasil em seus primeiros passos e não parece ter fim anunciado.

Todos os dias, milhares de pessoas têm seus direitos e garantias fundamentais violados por outrem; atraídos pelo desejo de enriquecerem rápido tal qual os trabalhadores do garimpo. Nos Roubaram Amor tem como propósito criar, através dos desenhos, um universo cujo a voz off de Maria, represente todas “Marias e Joãos” situados em zonas de risco e de trabalho forçado, escravo e degradante.

Sinopse

O curta “Nos Roubaram Amor” é uma história que mostra os ritos de passagem de uma garota da forma mais cruel e sórdida. Maria, de aproximadamente 12 anos, trabalha em um garimpo nos rincões do Brasil. O lugar hostil e insalubre, sobretudo para uma adolescente sem tutela de um adulto, impulsiona Maria a fugir após encontrar uma pepita de ouro. Motivo pelo qual, o Patrão, decide dizimar o grupo de garimpeiros daquela região.

Teste #1 – Chefe do garimpo

O filme traz em seu bojo a denúncia, camuflada pelas duras consequências das escolhas da protagonista. Usamos da animação para explorar universos onde as câmeras do cinema não podem adentrar com facilidade; um universo escondido que ainda existe nas entranhas de nosso país.

Teste – Capangas do Garimpo

Motion Comics e Frame-a-Frame: composição e ação.

O roteiro tem 8 páginas e estrutura cinematográfica clássica. Os fatos são apresentados, em flashback, por Maria, personagem principal da trama. Por se tratar de tempo passado, optamos pela técnica de Motion Comics; nos filmes deste estilo, apenas alguns elementos e personagens em quadro se movimentam, fato que transmite a sensação de tempo dilatado nas imagens. Todavia, o filme propõe características próprias mesclando animação tradicional 2D (Frame a frame) com a técnica de Motion Comics.

Para dar mais ação, pois o filme contém partes violentas, o frame-a-frame dará cabo de todo movimento dessas cenas. Existem vários trabalhos onde a mescla destas técnicas geram resultados incríveis. Uma vez que o motion comics, feito por Dhyan Shanasa, tratará da composição e o frame-a-frame, feito pelo studio Animatriz, do maior movimento das personagens.

Animatic – Motion Comic para Frame-a-Frame

As principais mudanças

Tão importante quanto a ideia inicial (o videoclipe) são as mudanças que propomos para uma mídia diferente. Portanto, a principal mudança estética foi a bestialização das personagens; no curta-metragem, diferentemente do videoclipe, somente a personagem principal Maria tem feições humanas. Trabalhadores do garimpo, capangas, o chefe e fiscal de pesagem foram todos transformados em animais. Além do estilo do traço ter saído da seara realista dando espaço ao cartoon.

Teste – Chefe #02

Teste Trabalhadores – Garimpeiros

Bem, por hora é isso, esperamos poder trazer mais algumas coisas desse projeto maravilhoso e que temos muito orgulho. Estamos estudando a possibilidade de fazer uma pré-estréia online, assim, muitas pessoas que acompanham o blog poderão assistir. Mas com a devida cautela, uma vez que muitos festivais de cinema colocam impedimento em tais práticas. =D

 

 

 

 

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