Cresce o número de mulheres na indústria de Animação, Vfx, VR, AR e Games.

Essa é uma tradução livre do artigo “Women In VFX And Animation Is Major Focus At VIEW Conference”, publicado pelo Cartoon Brew sobre o evento VIEW Conference.

Sabemos que cada dia mais o número de mulheres tem aumentado na área de motion design, VFX, animação 2D/3D, VR, AR, games, etc. Uma série de eventos tem dado destaque para a crescente contribuição das mulheres dentro dessa indústria. É o caso VIEW Conference que acontece na Itália e que está em sua 18º edição.

A VIEW, como é de praxe, apresentará vários dos principais diretores, animadores, supervisores, produtores e artistas dentro da indústria mundial de animação, Vfx, VR, AR, Games, etc. As mulheres que trabalham nessas áreas serão fortemente representadas no evento, inclusive algumas que trabalham em grandes studios, como: Pixar, Isdustrial Light & Magic, Sony Pictures Animation e uma série de outros studios de vfx, animação, fornecedores de tecnologia e softwares.

A diretora do evento, Maria Elena Gutierrez, fala um pouco sobre o crescente papel que as mulheres tem assumido na área de animação, CG e VFX:

“As mulheres nesta indústria, são muitas vezes menos visíveis e assumem funcões de apoio. Mas tenho visto muitas mulheres assumirem cargos mais altos, cargos que possuem um maior reconhecimento do público. No passado as mulheres eram menos incentivadas a estudar ciência e tecnologia do que os homens, o que, obviamente, representava um problema para o setor, que é amplamente direcionado para tecnologia, mas muitas universidades estão encorajando as mulheres a seguirem nesse direção e isso tem produzido grande impacto.”

Gutierrez complementa que é importante que “essas mulheres da indústria participem e façam parte de eventos como a VIEW”.

Maria Elena Gutierrez

A designer de produção, Noelle Triaureau, está a frente de duas sessões no stand da Sny Pictures que trata da animação Smurfs: The Lost Village. A primeira é um workshop sobre simbolismo e design das cores e o segundo é uma sessão mais ampla que fala do making-of, na qual ela e o supervisor de efeitos visuais Mark Ford coordenarão. Triaureau trabalhou anteriormente na Sony em filmes como: Surf’s Up, Cloud with a Chance of Meatballs e Hotel Transylvânia.

Noelle Triaureau

A diretora Cinzia Angelini está a frente de duas palestras na VIEW. Ela está por traz do CG do curta de animação “Mila”, que é um curta colaborativo online, com 350 artistas participantes de mais de 35 países. Angelini fará uma palestra e uma oficina sobre o filme na VIEW.

Cinzia Angelini

A frequente participante da VIEW, Kim White, que é diretora de fotografia da Pixar, apresentará um trabalho mostrando o processo de iluminação da animação Cars 3. White trabalha na Pixar desde 1997, o que significa que esteve envolvida em praticamente tudo desde então: A Bugs Life até Inside Out e, claro, a última animação de Cars.

Kim White

Vicki Dobbs Beck é a executiva encarregada da divisão de imersão da Insdutrial Light & Magic’s, VR, AR e a divisão de realidade mista da ILMxLAB. Muito tem acontecido com a ILMxLAB, especialmente relacionado com a Lucasfilm e Dinsney e os direitos de Star Wars. Na conferência Dobbs fará uma análise desses projetos e também participará de um debate com supervisores de efeitos visuais e outros executivos de outros estúdios imersivos sobre “O futuro do Storytelling”.

Vicki Dobbs Beck

Maureen Fan é CEO e co-fundadora da Baobab Studios, um studio de VR que rapidamente ficou conhecido ao trazer conceitos de animação tradicional para o mundo dos imersivos. Seus projetos incluem: Invasion!, Asteroids! e Rainbow Crow. A palestra de Fan na VIEW tem por título “A Girl Crying on a Park Bench…” e vai tratar do quanto filmes VR podem criar mais empatia com o público do que os filmes tradicionais.

Maureen Fan

Elaina Scott é supervisora de animação da Supergirl da CW e seu papel na Encore Hollywood também envolve animação do The Flash, e Legends of Tomorrow. Ela vai apresentar uma oficina sobre Previs animation (que é uma prévia da animação, parecido com um animatic) e uma conversa sobre os desafios de Supergirl na tv.

Supergirl

Simone Kraus é CEO e supervisora de animação na Trixter, um studio de efeitos visuais alemão, que tem seu nome por traz de cenas cruciais em vários filmes da Marvel. Um dos mais recentes é Guardians of the Galaxy Vol. 2 e Kraus fará parte do debate principal sobre este filme na VIEW.

Simone Kraus

Estas são apenas algumas mulheres que participarão da VIEW. Para a lista completa das palestrantes da conferência, basta acessar o site da VIEW e conferir. Além de mais mulheres trabalhando na indústria e se apresentando todos os anos na VIEW, o número de participantes na conferência também tem aumentado, de acordo com Gutierrez:

“Como em qualquer conferência de CG, efeitos visuais e animação, os homens ainda superam em número as mulheres em audiência, mas estou vendo mais e mais estudantes e jovens profissionais frequentando a VIEW, o que é maravilhoso! Estamos chegando a um equilíblio de 50-50%.”

Outros eventos como SIGGRAPH, Spark Animation e FMX, tiveram participação feminina e realizaram quadros especiais para destacar a expansão do papel feminino na indústria. Vários grupos, como Women in Animation e Women in Visutal Effects, também tem destacado e defendido a representação da mulher nesse mercado de trabalho.

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