Dicas e Referências para Mograph

Acredito que ninguém tenha aprendido Motion nos tempos de escola, teve aula com Softwares de animação, ou até criou um Storyboard. Da mesma forma que seria impossível abrir o livro de ciências daquela época e ler algo relacionado à Realidade Virtual. De certa forma podemos dizer que somos todos pioneiros agora. Se não tem ideia de onde começar, aconselho a  continuar a leitura, pois temos os softwares, a imaginação, um bocado e papel e diversas tendências e técnicas para criarmos. Vamos as dicas.

Softwares, uma ferramenta

  • After Effects: É um dos softwares mais populares e que demonstra um workflow absurdo quando usado com os demais do pacote Adobe. Pode-se criar desde um mero gif até a edição dos filmes mais vistos do planeta. No youtube chove canais de After, é incontável a quantidade de tutoriais.
  • Cinema 4D: Um baita software 3D com mais outras zilhões de possibilidades. MAXON, a empresa por trás do C4D já esteve em parceria com James Cameron, com o filme Avatar. Dá uma ligada no Reel da MAXON:
  • Anime Studio Pro: Uma combinação de acessibilidade com versatilidade. Um programa fácil de aprender, iniciantes, entusiastas e estudantes de animação não terão trabalho para começar seus projetos.
Anime Studio Pro 11.2

Anime Studio Pro 11.2

Esses são só alguns dos vários softwares. A sua escolha começa na ponta do lápis, então puxe sua cadeira, aponte o lápis e comece. Logo saberá qual a melhor ferramenta para adequar seu projeto.


Estude os Feras

Vários artistas estão desbravando esta área há algum tempo. Eles acordam, comem e dorme com motion. Vale a pena seguir essa galera.

the-islands (1)

Creativedash on Dribbble

  • Creative Dash: Um estúdio de design focado em criar conexões emocionais entre usuários e produtos. Seus projetos são maravilhosos, e eles estão entre os cinco mais populares do Dribbble. Possuem clientes como a querida Adobe, Nike, Toyota e a THE CW Television Network.
  • Buck: Um estúdio especializado em direção de criação em desgin, trabalha com animação, efeitos visuais e live action em Nova Iorque, Los Angeles e Sydney.
  • Julien Renvoye: Fundador do juiiicy.com , esse cara dá vida a projetos peculiares. Passa no Dribbble e confere, é material de primeira.

Influências nunca são demais

Sempre que puder navegue um pouco e descobrirá dezenas de bons artistas, ótimas produtoras e impressionantes trabalhos. Dá uma ligada nesse pessoal, alguns até compartilham suas experiências, os famosos behind the scenes.

  • Bradley G. Munkowitz: Um veterano do motion graphics, trabalhou em filmes como Batman, TRON e Oblivion. Se você utiliza Windows, certamente já foi obrigado a instalar o Windows 10. E claramente já viu o novo background, a janela com raios azuis. A produção deste BG foi de autoria da GMUNK, onde Bradley é o Diretor de Motion.
  • Ramdom: Um estúdio composto por 4 talentosos motion designers que mesclam CG e Motion para criar projetos impressionantes. Alain Lores, Fabian Garzon, Jorge Lega e Marlon Munoz.
  • Smoke&Mirrors: Um dos maiores estúdios, com sede em Londes, Nova Iorque e Xangai. Possui clientes como a Nike, Netflix, Mitsubishi e Adidas.

Essas dicas não vão levar você ao podium amanhã, mas com muita dedicação e estudo, chega-se lá. Fique ligado no nosso PAPO LEMONADE. São altas entrevistas com os feras do pedaço, e também não se esqueça de conferir o AUTO-FOCO, destacando sempre um talentoso artista toda semana.

Fonte: Medium

Comentários

comments