fbpx

Não é fácil dominar um editor gráfico em softwares de animação. No Maya, não poderia ser diferente. É algo de extrema importância a que todo aspirante a animador e motion designer deveria se atentar.

Mas nem sempre encontramos conteúdo de primeira sobre esse assunto, e quando encontramos pode ser que o responsável não seja tão bom ao ponto de aprofundar nas miríades de nuances de algo tão truncado como o editor gráfico.

Pensando nisso, o animador Andrew Silke criou um site chamado Create 3D Characters. Andrew tem uma carreira renomada na indústria, tendo trabalhado em filmes como Avatar, Harry Potter e Gravidade (só pra citar alguns). Com essa bagagem, resolveu passar adiante seu conhecimento criando um portal que oferece cursos que cobrem toda a pipeline de animação 3D – de tópicos introdutórios, às vezes pouco abordados noutros lugares, a coisas mais cabeludas.tangents_360

Como um petisco, ele liberou de graça uma extensa aula sobre o Graph Editor no Maya. Isso mesmo: de graça, freezão, 0800 sem tarifa embutida. Tá achando pouco?

Na verdade, trata-se de uma série de aulas chamadas Graph Editor Fundamentals, dividida em 12 lições e essas subdivididas em tópicos. Não é brincadeira, o negócio é longo e fantástico.

Mesmo que você pense que já conhece o Graph Editor no Maya, talvez devesse dar uma olhada no conteúdo até para revisar o que sabe e desaprender vícios adquiridos por mau uso  – caso exista algum. Fora isso, é ótimo para quem sabe pouco ou nada e quer adquirir um profundo entendimento sobre algo tão fundamental no workflow de animação.

Andrew notou que escolas e classes de animação 3D costumam passar batido no Graph Editor, não lhe dando a devida importância por parecer que é autoexplicativo e intuitivo. Contudo, ele é um conceito fundamental para fluxos de trabalhos eficientes e merece todo foco possível.promo

Andrew postou uma página especial com um guia rápido para que se entenda facilmente a função das curvas. O Graph Editor não é complicado, mas não deve ser subestimado.

 

Fonte: Lesterbanks

 

[sgmb id=”1″]

Comentários

comments