fbpx

Papo Lemonade com Isac Rodrigues


Layer LemonadeQuando você percebeu que se tornaria um profissional da área de motion design?

Isac Rodrigues – Quando tive aulas de Sony Vegas na faculdade.

LL – Você já se aventurou como freelancer?

IR –  Sim, mas sempre em paralelo com o trabalho registrado, não sei se conta, rs.

LL – Qual foi seu primeiro trabalho oficial? Você gostou do resultado final?

IR – Foi um vídeo de formatura que fiz para minha irmã na época, tinha que ser igual à abertura da novela Malhação. Gostei muito! Apesar de hoje ver que aquilo foi bem ruim.

LL – Há quanto tempo está no mercado de motion design?

IR – Não sei ao certo, mas pelo menos seis anos.

LL – Quais softwares você usa e qual é o seu favorito?

IR –  Sem dúvida After Effects e Cinema 4D. Difícil escolher um favorito, acho que fico perdido nos dois, mas se tiver que optar por um, o After Effects.

LL – Todo motion designer quer, em algum momento, desenvolver sua assinatura, seu estilo próprio; você acha que já chegou a esse ponto?

IR – Não cheguei, e isso não é algo que me tira o sono. Vou fazendo e resolvendo sem me preocupar com assinatura ou um estilo específico.

LL – Você trabalha na Band como motion designer. Como chegou a isso?

IR – Fui indicado para uma vaga de motion para o programa Pânico na Band, fiz a entrevista e acabei sendo escolhido. O que chegou aos meus ouvidos é que outra pessoa tinha sido escolhida, mas no final essa pessoa desistiu. Como era urgente fui escolhido. Rs. é aquela velha frase, quando a sorte bater na porta, esteja preparado.

LL – Você acha que seria melhor, como profissional, trabalhar em um estúdio voltado exclusivamente para motion design ou em canais de Tv?

IR – Não tive experiência em estúdio de motion graphics, mas acho que é uma oportunidade de experimentar coisas novas que não podem ser testadas em tv. Acho que um estúdio de motion é mais ideal, apesar de gostar muito de tv e estar satisfeito com meu trabalho atual.

LL – Você é professor na Faculdade Melies, certo? Que tipo de dica você daria a quem está começando como motion designer e deseja ingressar nessa roubada?

IR – Usar a internet para estudar. Hoje em dia temos tudo lá. Acho que a pessoa deve se aprofundar e investir o tempo livre em tutoriais antes de fazer um curso, assim acho que ela absorve muito mais com um professor depois. Sei que algumas pessoas não se dão bem com tutoriais, neste caso deve-se achar a “peça” que vai encaixar com a vontade de aprender, livros, amigos ou até começar com cursos mais leves de ferramentas e depois ir para cursos mais avançados de motion.

LL – Existe algum plugin ou ferramenta que não abre mão na hora de trabalhar?

IR – Não, trabalho com o que tiver. Rs. Gosto do trapcode particular, consigo resultados muito bons com ele, mas não é algo que não viveria sem.

LL – Quais sites costuma visitar para pegar referências visuais e inspirações?

IR – Behance ou pinterest, Vimeo para vídeos.

LL – Você é o cara por detrás do Anymotion, e isso por si só é admirável. Por que quis criar um evento desse gênero e porte no Brasil?

IR – Acho que o Brasil é carente deste tipo de evento. Tenho meu exemplo de sempre ir a eventos buscando mais sobre motion graphics, mas sem sucesso. Então resolvi colocar a mão na massa e investir em algo que gostaria de participar. Sem contar a ideia de unir a nossa comunidade audiovisual de motion graphics, fazer com que mais pessoas se encontrem neste caminho também.


LL – Em sua opinião qual é a coisa mais importante para que alguém seja bem sucedido como motion designer?

IR – Força de vontade e paciência.

LL – Qual seria o lugar dos sonhos pra você trabalhar como motion designer?

IR – Não tenho um lugar dos sonhos. Rs. O único sonho que tenho hoje é fazer o Anymotion crescer e ser uma referência no Brasil e no mundo. Trabalharia fazendo os motions graphics pro evento. Rsrs. Acho que seria divertido.

 – RAPIDINHAS:

LL – Mac ou Windows?

IR – Sem dúvidas, Windows.

LL – Auto-save ou Ctrl+S?

IR – Pode os dois? Rsrs. Auto-save me salva muito, ainda não tenho costume de ctrl+s.

LL – Com Drop Shadow ou sem Drop Shadow?

IR – Com.

LL – Marvel ou DC?

IR – Nunca fui de escolher lado, esse ou aquele, mas ultimamente tenho gostado muito dos filmes da Marvel. Acho que ficarei assim por um tempo até sairem os próximos filmes.

LL – Shape layer ou sólidos?

IR – Sólidos.

LL – Limonada ou suco de uva?

IR – Como eu não bebo nada alcoólico, rsrs, prefiro os dois. Mas podemos ficar com a Limonada hoje. 😀

LL – E uma última pergunta: O que você achou da nova logo do Instagram? (risos)

IR – Achei ousado, rsrs, parece que é uma nova tendência surgindo aí. Confesso que não gostei, mas tenho certeza que nos acostumaremos.

É isso aí pessoal, esse foi Isac Rodriguez, o senhor Anymotion! O Layer Lemonade agradece veementemente ao Isac por dispor um pouco de seu tempo para o Papo! Desejamos o melhor pro Anymotion!

[sgmb id=”1″]

Comentários

comments