fbpx

Nas andanças pela web descobrimos muita coisa legal que podemos adicionar ao nosso dia. Claro, há sempre um chorume básico aqui e ali, que com um esforço mínimo podemos filtrar e evitar sempre que possível. Mas sabe quando essas andanças te prejudicam profissionalmente, ao ponto de te fazer passar 5 horas no Facebook e 3 horas trabalhando? Ou então 2 horas abrindo e excluindo e-mails que você não faz ideia de como se inscreveu para receber?

Pois bem, se você sofre deste mal, tenho algumas boas alternativas para te apresentar. São recursos também disponíveis na web, mas que aliado a uma boa dose de boa vontade, disciplina  ̶m̶i̶l̶i̶t̶a̶r̶ (mas sério, é preciso ser mais rígido consigo mesmo) e um controle mental, você poderá mudar drasticamente seus hábitos de trabalhos. Vamos entender aqui como ter uma noção das tarefas e prazos a serem cumpridas, das horas realmente trabalhadas e das barreiras contra distrações.

SOBRE TAREFAS E PRAZOS

Uma das principais estratégias para se manter organizado é ter uma noção exata da quantidade de afazeres, seus prazos e prioridades. E é bastante necessário manter o bom senso e respeitar suas limitações, afinal de contas, dormir, descansar e viver também faz parte do seu dia.

TODOIST

todois-telas

Interface do Todoist | via Todoist

O Todoist é um serviço gratuito e bem conceituado sobre gerenciamento de lista de tarefas. Confesso que conheci a pouco tempo, mas deste então tem sido bastante útil no meu dia a dia. Com um design bem minimalista e funções bem claras, o Todoist oferece recursos como projetos, etiquetas, níveis de prioridade e lembretes por e-mail, além de funções mais avançadas, disponíveis para assinantes Premium -$28.99 ao ano-, como atribuir tarefas para pessoas específicas, adicionar sub-projetos e sub-tarefas.

Há dois anos o Todoist adicionou ao seu arsenal um recurso chamado Karma, que nada mais é que um jogo onde você é o seu oponente. Funciona assim: todo usuário possui uma pontuação. À medida que você completa suas tarefas, sua pontuação aumenta e você pode atingir níveis mais elevados, mas caso você atrase e caia no rendimento, seu Karma perderá pontos e você poderá retornar ao início. O nível mais alto é o “Iluminado”, para pessoas bem produtivas que já ultrapassaram os 50 mil pontos – eu ainda estou bem no início, sou “novato”, mas com orgulho, haha.

O Todois está disponível para Web, iOS, Android, Windows e mais algumas outras plataformas que você pode conferir no site deles.

 

TOGGL

Bom, agora que você tem uma lista de afazeres e prioridades definidas, está na hora de saber quantas horas vocês gasta para realizar cada atividade. O Toggl é um serviço gratuito – também tem planos de assinaturas pagas – que foi originalmente criado para interligar clientes e freelancers. Ele permite o cadastro da sua empresa, dos seus clientes e dos projetos nos quais você está trabalhando atualmente.

Entretanto, seu uso não deve se limitar apenas a isso. Por exemplo, eu posso descobrir como que o meu dia de trabalho – 8h – foi dividido entre as atividades: “trabalhando” “pausa para esticar as pernas” e “hora de almoço”.  O serviço gera uma análise gráfica da quantidade de horas do seu dia, e você pode saber, por exemplo, quanto que você dedicou de horas a um projeto específico em uma semana, mês ou ano.

toggl-dashboard

Screenshot da Dashboard | via Toggl

 

Nessas horas é bom manter a honestidade e disciplina para realmente cronometrar quantas horas você gastou em distrações, quando na verdade deveria estar trabalhando, haha. O serviço está disponível para Web, iOS, Android, Windows e várias outras plataformas. No app do Windows Desktop, por exemplo, tem disponível o pomodoro.

SOBRE BARREIRAS CONTRA DISTRAÇÕES

Aquela velha e boa dose de procrastinação que contempla muitos profissionais dessa nossa área, é a danada responsável por provoca frustrações e desânimos ao longo de um dia de trabalho/estudos. Não existe nada pior do que perceber que o seu dia foi perdido e completo de um belo nada. Mas tudo bem, isso acontece vez ou outra, nada que uma boa limpeza virtual ou umas barreiras em redes sociais não ajudem. Claro, é preciso disciplina, rs.

UNROLL ME

Sabe aquele site que você cadastrou seu e-mail para fazer alguma coisa naquele momento, mas que depois acabou não servindo mais, e mesmo assim até hoje você é bombardeado por vendas, cupons de desconto e tudo o que tem direito? Daí você tenta se descadastrar e tem que responder um formulário explicando porque você quer se descadastrar? Pois bem, você não está sozinho nessa. Mesmo com a boa vontade do Gmail em dividir seus e-mails por categorias, as vezes é necessários medidas mais extremas.

unroll.me-by-yanado

Imagem via Yanado

O Unroll Me é uma plataforma bem camarada que te mostra uma lista com todos os sites que você permitiu que te enviassem e-mails, daí como num passe de mágica, você escolhe quais você quer cortar amizade e boom, basta um clique e tudo se resolve. – Para minha surpresa, me descadastrei de 35 e-mails… sério, não sei de onde eu tinha isso. – É legal fazer essa limpeza pelo menos 2 vezes ao ano, porque nada melhor que você acordar e ter apenas 2 ou 3 e-mails na sua caixa de entrada. O serviço é gratuito e pode ser acessado apenas pela web.

Vamos falar agora um pouco de medidas extremas? Caso você ainda tenha muita dificuldade de lidar com a disciplina, ou de não se contentar em olhar o Facebook apenas nas horas vagas, talvez seja uma boa conhecer a extensão para o Chrome chamada Kill News Feed, que como o nome sugere, mata completamento o seu Feed de Notícias e te impossibilita de ver as postagens que estão rolando por lá. É ótimo para ativar durante uma conversa com possíveis clientes ou amigos tirando suas dúvidas, na hora do trabalho.
kill-news-feed

Screenshot da extensão ativada.

Mas ok, você procura por uma barreira que seja ainda mais extrema e te impossibilite de ver não só o feed de notícia, mas os grupos, chats, netflix, youtube e todo qualquer tipo de site que te distraia? – sem claro, precisaR excluir suas contas desses serviços. Pois se liga na extensão para o Chrome chamada GO FUCKING WORK, desenvolvida por Alexander Lam para te avisar carinhosamente sobre sua responsabilidade com o trabalho.
A extensão permite que você adicione e bloqueie sites que te distraiam constantemente na hora de produzir e, você também pode adicionar um horário para que a extensão fique desabilitada, como por exemplo a hora de almoço, para que você possa voltar a navegar por pelos sites.
go-fucking-work-frase

Screenshot da extensão ativada.

 

Fonte: Eu Organizado e Tecnoblog | Imagem de capa por Markus Spiske

Comentários

comments