Uma senha sera enviada para seu e-mail

Aprenda Motion Graphics em 2 semanas | Ctrl+Alt+N

Então você está afim de aprender a arte da Animação e Motion Design rapidamente, certo? Que tal aquele curso milagreiro que te transformará, do dia pra noite, em um artista ímpar da indústria? Ou aquele outro que promete desafiar todas as leis temporais do aprendizado, ensinando After Effects em 1 semana? Ambos parecem bons, mas a dúvida é cruel.

Comecemos falando o seguinte: o título desse post é uma mentira, algo colocado ali pra chamar a atenção dos desavisados e trazê-los até aqui por um motivo. Mas a ideia do post não é apenas criticar empresas – ou profissionais -, que prometem coisas absurdas como as que descrevi no parágrafo 1; esse post é um alerta aos incautos apressados que podem vir a cair no conto da batatinha encantada.

Cuidado com as facilidades

Faz tempo que vejo em minha timeline do Facebook vários anúncios que prometem coisas assim: “Extra! Extra! Aprenda Motion Graphics em 1 semana!”, e etc. E desde o primeiro momento quis escrever algo sobre o assunto. Não o fiz, mas depois de assistir o vídeo abaixo, do canal Vida de Motion, resolvi escrever de vez.

Antes de mais nada, parabéns ao Vida de Motion, pois falou tudo. Ademais, senhoras e senhores, cuidado. Não se pode aprender NADA em 2 semanas, quem dirá After Effects ou Animação ou Motion Design. Nossa área é complexa, extremamente técnica, envolve – em alguns casos -, conceitos físicos, matemáticos ou mesmo químicos, e ainda assim prometem te ensinar isso em 2 semanas… DUAS SEMANAS! Até eu quero! hahaha

Esse tipo de piada é vendida como verdade, e muita gente compra com a esperança de que o elixir mágico foi adquirido. Mas, na verdade, é bom que se saiba que pra ser ótimo em qualquer coisa, você terá de estudar, estudar e estudar. Aprender com quem já sabe, se inspirar em artistas melhores, e estudar. Fazer alguns cursos, criar projetos pessoais, atender clientes chatos; e estudar. Não tem jeito, amiguinho, nada no mundo fará alguém aprender Motion Design em 2 semanas, muito menos dominar o After Effects, ou qualquer software, no mesmo tempo.

Isso me fez lembrar de uma palestra que Nick Campbell fez no Creative Mornings há 4 anos. Se liga:

Se você não entende inglês, vou resumir o que foi dito: Nick fala sobre sua experiência para aprender After Effects e Motion Design, além de comentar como ficou “bom” no que faz. A fórmula mágica? O cara estudou feito louco, por anos a fio, e quando foi trabalhar na Digital Kitchen Chicago, percebeu que era um zé ninguém. O resultado disso é que sua trajetória de aprendizado nunca parou, e seu “domínio” sobre softwares é apenas “maneira de dizer”. Pois é… Nick Campbell, senhoras e senhores.

Quem não tem cão, caça com gato; mas não troca lebre por gato

Aprender algo é, resumidamente, adquirir conhecimento. E se você tem dificuldade em aprender sozinho, em seguir o Caminho do Autodidata, então necessitará de um mentor; de um curso. Mas isso não quer dizer que precisa correr e fazer qualquer curso. Vá com calma, pesquise direito. Existem ótimos cursos por aí, mas nenhum faz milagres: ninguém de fora pode ensinar a você como ser bom em alguma coisa. Isso depende unicamente de si mesmo. Parece auto-ajuda? Mas é verdade.

Um curso ou um mentor são trechos de um caminho maior. Eles são apenas ferramentas que, através de você, materializam determinado conhecimento. Mas a “digestão” desse conhecimento acontece no seu estômago; ou seja, se você não se virar sozinho, não adianta estudar com Sander van Dijk.

Então, cuidado pra não comprar gato por lebre.

10 habilidades indispensáveis que você precisa como Motion Designer

A rapaziada do Plural Sight, fez uma listinha das “10 habilidades indispensáveis para um Motion Designer”. E se elas são indispensáveis, então devem ser ensinadas em 2 semanas.

  1. Entendimento de Design Gráfico
  2. Conhecimento de Arte Tradicional
  3. Conhecimento de Animação Tradicional
  4. Saber o mínimo de 3D
  5. Conhecimento sobre Tipografia
  6. Saber sobre a Teoria das Cores
  7. Pensamento Criativo
  8. Habilidade de adaptação técnica (hardware e software)
  9. Comunicação interpessoal
  10. Originalidade

Preciso dizer o tempo necessário pra se aprender essas coisas? Pois é.

Comentários

comments