Uma senha sera enviada para seu e-mail

Resultado da Pesquisa: Como anda o mercado do Motion em 2017

A algum tempo publicamos aqui  a pesquisa online que o pessoal da School of Motion fez para coletar informações sobre o mercado do Motion Design em 2017. Qualquer designer poderia contribuir respondendo às perguntas. No podcast da SoM, eles conversam mais profundamente sobre o resultado da pesquisa, fica a dica pra conferir lá.

Eles também criaram um infográfico bem legal com o resultado da enquete, que você pode baixar aqui. Mas nós também traduzimos o resultado que saiu no site pra vocês, e é bem interessante:

Idade

Todos nós sabemos que a maioria das  pessoas na indústria do Motion tendem a ser jovens. Mas talvez não sejamos tão novos assim. Na pesquisa descobrimos que a idade média de um Motion Designer é 32 anos. Mais da metade das pessoas que participaram da pesquisa estavam entre 26 e 35 anos. Nós também temos muito respeito por qualquer pssoa na indústria do Motion com mais de 41 anos de idade. Obrigada por serem pioneiros nessa indústria incrível!

 

Gênero:

Não temos muitas surpresas aqui. Como a maioria das áreas centradas em tecnologia, o Motion Design é dominado por homens. De acordo com a pesquisa, 80% são homens e apenas 20% mulheres. Existem muitas opiniões e dados sobre o porquê disso ser um fato, mas independente disso esperamos que essa estatística fique mais equilibrada nos próximos anos.

A quantos anos você está no Motion?

Essa foi realmente interessante. Mais de 80% das pessoas disseram estar trabalhando com Motion a menos de 10 anos. (ok, temos que considerar também que boa parte das pessoas que responderam são frequentadores do SoM, e provavelmente mais inicantes.)

Sabíamos que a grande maioria das pessoas não estão no mercado a muito tempo, mas parece existir uma grande disparidade entre Motion Designers experientes e os iniciantes. Porém, na nossa indústria, mais anos nem sempre significam um trabalho melhor.

Motion Designer em tempo integral

Todo mundo sempre quer saber qual a diferença entre quem é Empregado e quem é Freelancer, e tem toda a razão em buscar essa info. A maioria dos Motion Designers preferem ser Freelancers. Ainda assim, parece que em termos financeiros, horas de trabalho, e projetos interessantes os dois são bem parecidos. O Motion Designer empregado em média faz $62000/ano enquanto que o Freelancer faz em média $65000/ano. (lembre-se que a pesquisa não considerou valores que não fossem em dólar americano.)

A grande diferençca foi no número de projetos que cada um trabalha. Freelancers fazem aproximadamente 30% menos projetos que os empregados, por ano. Isso parece ser uma grande diferença se pensarmos no tempo que  se leva para criar um projeto de qualidade.

 

Por quê você não é Motion Designer em tempo integral?

 

Parece que a maioria dos aspirantes a Motion Designers não o são 100% porque estão trabalhando nas suas habilidades. Praticamente todos que responderam a essa pergunta disseram que precisam melhorar seu trabalho de alguma forma. Seja aprendendo algum novo software, ou princípio de animação, os Motion Designers estão em constante busca por mais aprendizado e refinamento do seu trabalho.

Também ficamos surpresos de ver que 36% dos Motion Designer que não trabalham com motion em tempo integral na verdade nem querem trabalhar somente com Motion. Talvez eles vejam isso como hobby, ou talvez eles simplesmente se tornam motion designers quando o projeto pede por isso?

Somente 11% dos Motion Designers de meio período que responderam não sabem por onde começar. Ficamos surpresos também de ver esse número tão baixo, mas isso nos diz que os designers iniciantes são confiantes e tem direcionamento.

 

Qual seu estúdio preferido?

 

Alguma surpresa? Muitos e muitos ótimos nomes. Mas os 5 mais citados foram:

motion_design_Studio.gif

 

Qual sua principal fonte de inspiração?

Motionographer no topo da lista, claro! Afinal eles fazem um trabalho fantástico de curadioria e entrevistas com grandes artistas e designers do mundo todo.

Curioso é ver que o Youtube é mais popular que o Vimeo para inspirações Mograph. CLaro, o Youtube é mais popular que o Vimeo, mas sempre achamos que os canais e grupos temáticos no Vimeo fossem úteis para filtrar todo o barulho. Talvez as coisas estejam mudando…

 

Fonte de informação favorita?

 

YouTube mais uma vez ficou no topo. E o School of Motion em segundo!

motion_design_Tut_Source.gif

 

Quantos tutoriais você assistiu no ano passado?

Difícil diser se 75 tutoriais é muito ou nem tanto.

 

Você recomendaria o mercado do Motion Design para alguém buscando uma carreira desafiadora e recompensadora?

Parece que a maioria recomendaria o Motion Design. Isso é um bom sinal 🙂

 

O que te impede de ser o(a) Motion Designer que você quer ser?

Conhecimento técnico é o que mais atrapalha os Motion Designer de alcançar seus sonhos. Felizmente existem milhões de ótimas fontes por aí para se aprender o lado técnico das coisas, de tutoriais a cursos online.

Um dos melhores jeitos de aumentar suas habilidades técnicas é fazer um projetinho diário no programa que está te dando dor de cabeça. Depois de algumas semanas você vai achar o programa bem mais fácil de usar.

 

Qual o maior desafio que você enfrenta quando trabalhando com clientes?

Parece que o maior problema é… Orçamento! Se pelo menos tivesse mais dinheiro rolando…

show me the money.gif

Visão veio em segundo lugar na lista de problemas. Clientes são famosos por não nos dizer o que eles querem. è aí que a experiência entra no jogo. A medida que você for trabalhando com mais clientes você saberá lidar melhor com as espectativas e perguntar as melhores perguntas para que todos se entendam.

 

Se alguém te pedisse um conselho sobre entrar no mercado do Motion Design, o que você diria?

Outros ótimos conselhos:

  • Encontre seu nicho e estilo e seja o melhor nele.
  • Crie coisas incríveis. Não importa se vcê tem um diploma ou daonde você é. O que conta é o seu reel.
  • Aprenda a animar. Animação mal feita dói que nem topada no dedão do pé.
  • O “Quem indica” é ouro.
  • Aprenda, aprenda,aprenda. Crie, publique, repita.
  • Uma vez que você começou nunca se acomode nas suas conquistas.
  • Just Do It!
  • Não vá para uma universidade particular. Aprenda online e participe da comunidade. Slack te ajudará a construir uma rede de contatos. (https://motiondesignbrasil.slack.com)
  • Se prepare para longas e longas horas de trabalho, e algumas noites viradas.
  • Google é seu amigo.
  • Pratique, fique casca grossa, e compre uma cadeira confortável.
  • Estude! Por favor estude! Tutoriais não são tudo! Você precisa aprender a teoria!
  • Crie um bom reel e arrume um estágio.
  • Continue praticando no seu tempo livre para melhorar o portfolio. Experimente e aprenda novas técnicas.
  • Se divirta!

Essa foi a Enquete de Mercado do Motion Design 2017. Se você tem sugestões de perguntas que gostaria de ver na pesquisa do ano que vem, envie para a School of Motion pra que eles incluam na próxima enquete.

Fonte: School of Motion

Comentários

comments