Uma senha sera enviada para seu e-mail

Apple atualiza o Final Cut Pro X para a versão 10.4.4

A Apple atualizou no dia 15 de novembro o Final Cut Pro X (10.4.4), o Motion (5.4.2) e o Compressor (4.4.2). A Shutterstock, Frame.io e CatDV foram anunciados como os três primeiros parceiros no lançamento. Vamos dar uma olhada nos novos recursos, incluindo os novos aplicativos de terceiros que funcionam no FCPX.

Novidades do Final Cut Pro X 10.4.4

  • Extensões de fluxo de trabalho. Estenda os recursos do Final Cut Pro com extensões de terceiros que são abertas diretamente na interface do aplicativo.
  • Visualizador de comparação. Abra o Visualizador de Comparação para referenciar outros frames para um color grading consistente em todo o seu projeto.
  • Partilha em lote . Exporte vários videoclipes ou projetos em uma única etapa.
  • Redução de ruído de vídeo. Aplique o efeito de redução de ruído de alta qualidade para reduzir o ruído de vídeo e grain.
  • Suporte a SRT Caption para o Facebook, por exemplo.
  • A legenda é gravada na exportação para todos os três tipos de legenda.
  • Janela Timecode. Visualize o timecode do projeto e da origem em uma ou mais janelas de timecode flutuantes e personalizáveis.
  • Melhor seleção de letreiro 
  • Planeta minúsculo. Crie efeitos esféricos interessantes com vídeo em 360 °.

Extensões de Fluxo de Trabalho

O novo recurso principal tem que ser as extensões de fluxo de trabalho. Esta é a primeira vez que a Apple permite que empresas terceirizadas entrem no “jardim murado” do FCPX. Por que estes são diferentes? Porque você pode acessar os serviços de dentro do aplicativo sem ter que ir para um aplicativo externo ou interface da web. As extensões são acessadas a partir do novo botão no canto superior esquerdo da GUI, ao lado da janela Tarefas em segundo plano. Ele aparecerá quando uma extensão for instalada. Você pode ter mais de um aberto a qualquer momento.

A Apple adicionou uma nova estrutura ao FCPX que permite que as Extensões de Fluxo de Trabalho:

  • Shutterstock  Procure fotos, vídeos e músicas enquanto edita. Arraste os arquivos com marca d’água para a linha do tempo e, posteriormente, substitua-os facilmente por versões licenciadas e de alta resolução.
  • Frame.io  Arraste clipes e projetos para sua biblioteca do Final Cut Pro, salte entre marcadores e revise comentários e anotações em tempo real de seus colaboradores do Frame.io.
  • CatDV Autentique  Conecte-se diretamente ao seu sistema de gerenciamento de assets de mídia CatDV para que você possa navegar, marcar e transferir arquivos a partir da interface do Final Cut Pro.

atualização fcpx 003Extensão de fluxo de trabalho do Shutterstock em execução no FCXP 10.4.4

atualização fcpx 002Extensão de fluxo de trabalho Frame.io em execução no FCXP 10.4.4

image.pngExtensão de fluxo de trabalho CatDV em execução no FCXP 10.4.4

Ser capaz de acessar, mover e até mesmo alterar assets de dentro é uma grande notícia para FCPX e parceiros. Este poderia ser o gateway para um melhor controle de proxies, ou talvez até mesmo o início das ferramentas de colaboração de edição? É muito cedo para saber, mas vemos isso como o maior recurso da atualização do Pro Apps.

Mais informações, tutorial e um vídeo de demonstração sobre a extensão Frame.io podem ser encontrados neste artigo.

Visualizador de Comparação (CTRL CMD 6)

Sempre ajuda ter uma referência de um outro frame durante a correção de cor. O usuário pode ter dois conjuntos de escopos ao mesmo tempo, um para a referência e outro para a mídia que está sendo editada. Há também um armazenamento de imagens estáticas integrado que pode ser recuperado para combinar com as fotos.

atualização fcpx 004

Partilha em lote

Construir sua própria fila de renderização tem sido um dos desejos de longa data na lista do FCPX. Você também pode exportar clipes individuais em lotes do Navegador, o que será muito útil para o fluxo de trabalho. Isso funciona exatamente como exportar e renderizar um único item em segundo plano. O processo será executado quando o computador não estiver sendo utilizado.

fcpx update 011

Suporte a legendas SRT

Uma terceira opção do formato de legenda foi adicionada. O SRT é útil para legendas de vídeos do Facebook e YouTube.

Burn-in de legenda na exportação 

Legendas agora podem ser gravadas em exportações do FCPX da janela de compartilhamento de arquivos mestre. Basta escolher a opção para gravar legendas depois de clicar no pequeno balão Legendas na faixa de vídeo na caixa de diálogo de exportação de funções.

atualização fcpx 010

Janela Timecode

Podemos ouvir o rugido de aprovação dos editores do FCPX em todo o mundo! Não é mais necessário ver a pequena exibição do timecode no centro da tela ou usar um plug-in de terceiros.

atualização fcpx 006

A janela pode ser redimensionada, colocada em qualquer lugar e até arrastada para uma segunda tela.

Na verdade, existem duas janelas de timecode que podem ser acessadas no menu Janela. A janela Timecode de Origem é totalmente configurável (seta do lado superior direito) com nomes de clipes, papéis coloridos com timecodes com origem e timecode original. A janela Timecode do Projeto apenas lê o timecode do Projeto. Não há atalhos para estes, mas eles aparecem no layout de teclado personalizado, para que você possa atribuir o seu próprio.

atualização fcpx 005

Tem alguns problemas com o redimensionamento e lembre-se de que a cor da função seguirá o componente de áudio atribuído ao vídeo.

atualização fcpx 007

Redução de Ruído de vídeo

Não há controles complexos, apenas alguns menus suspensos no Inspetor. Como isso é um efeito, ele pode ser colocado em qualquer lugar na ordem de processamento no Inspetor. A Apple também tentou tornar o plugin responsivo, otimizando-o para que ele mostre o efeito sem sobrecarregar a máquina.

Como ele se comporta contra outros redutores de ruído pesados não sabemos, será interessante ver alguns testes comparando lado a lado a qualidade e tempo de renderização.

atualização fcpx 009

Novidades do Motion 4.4.2

Correção de cor

As ferramentas de correção de cores da atualização do FCPX 10.4 foram incluídas no Motion. As rodas, as curvas de cor e as curvas de matiz / sat aparecem agora como efeitos com a GUI correspondente no Inspetor. Embora ainda não há saída de broadcast.

LUTs personalizados

LUTs personalizados agora podem ser adicionados a projetos do Motion usando o novo filtro.

Filtro Comic

Converte vídeos ou imagens em ilustrações de quadrinhos. Controles para bordas de tinta, suavidade de tinta, preenchimento de tinta e posterização. Esses efeitos também estão disponíveis no FCPX, como você pode ver abaixo.

atualização fcpx 008

Novidades do Compressor 4.4.2

64 bits

O principal novo recurso aqui é a atualização de aplicativos para um mecanismo de 64 bits. Isso deve melhorar o desempenho e usar toda a memória disponível em uma máquina. Também há suporte para formatos de 32 bits que permitem o fluxo de trabalho de arquivos novos e herdados, como mídia de codec Animação.

Legendas ocultas

Você pode visualizar, editar e enviar legendas no formato SRT – o Facebook é um exemplo.

Configuração Automática

Compressor agora é bastante inteligente e vai olhar para o arquivo de origem e configurar o MXF e QuickTime. Portanto, configurações como taxa de quadros, ordem de campo e espaço de cores são definidas automaticamente.

Especificações da máquina que a Apple recomenda para executar esses aplicativos:

• macOS 10.13.6 ou posterior

• 4 GB de RAM (8 GB recomendados para edição 4K, títulos 3D e edição de vídeo em 360 °)

• Placa gráfica com capacidade OpenCL ou Intel HD Graphics 3000 ou posterior

• 256 MB de VRAM (1 GB recomendado para edição 4K, títulos 3D e edição de vídeo 360 °)

Uma atualização completa e não a versão 10.5 que muitos esperavam. Embora não tenhamos visto as ferramentas colaborativas ou a melhor mixagem de áudio que desejávamos, a capacidade de terceiros trabalharem com o FCPX abre muitas possibilidades. Temos certeza de que muitos outros parceiros receberão seus aplicativos na Mac App Store em breve.

FONTE: www.fcp.co

Comentários

comments