Ganhadores do Annecy Festival 2023

Sem dúvida a edição do Annecy Festival deste ano foi um enorme sucesso, atraindo milhares de artistas, produtores e espectadores e apresentou uma variedade de prêmios, estreias, apresentações de projetos em andamento e exibições.

Anteriormente havia escrito sobre algumas mostras do Annecy e nesse post mostrarei as animações vencedoras dentre diversas categorias.

Chicken for Linda!

Uma animação 2D italo-francesa, ganhou um prêmio de Melhor Filme na categoria de Competição de Animação em Longa Metragem. Foi produzido por Dolve Vita Films, Miyu Productions e Dorje Films com a direção de Chiara Malta e Sébastien Laudenbach.

Conta a história de uma mãe e filha que batalham para sobreviver depois que suas vidas são impactadas por uma tragédia pessoal. A mãe vai numa missão de cozinhar o prato favorito de sua filha, enquanto o país passa por uma greve nacional.

Possui um visual mais solto e impressionista, se apoiando muito nas formas assim como nas cores vibrantes. A co-diretora Chiara Malta comentou que a equipe “fez o filme para crianças, nos colocando em suas perspectivas e adotando a linguagem delas”.

Four Souls of Coyote

Dirigido por Áron Gauder, esse longa 2D foi o ganhador do Prêmio do Júri. O conto estilizado, inspirado em mitos de criação dos nativos americanos, aborda questões ambientais enquanto quatro adolescentes tentam salvar sua terra ancestral.

The Tunnel to Summer, the Exit of Goodbye

Vencedor do Prêmio Paul Grimault, este anime foi dirigido por Tomohisa Taguchi, a princípio é baseado em uma light novel escrita por Mei Hachimoku e ilustrada por KUKKA.

Conta a história de dois jovens, Kaoru Tohno e Ansu Hanashiro que se unem para investigar o túnel Urashima, uma vez que entram nesse túnel, podem conseguir o que quiserem, mas tudo tem um preço. Esta é uma história de verão inesquecível, cheia de nostalgia em uma zona rural remota.

27

O curta de Ana Flora Buda já havia ganhado a Palma de Ouro em Cannes e dessa vez também levou um prêmio Cristal para Curta-Metragem. Uma história auto biográfica, que conta a vida de uma mulher de 27 anos que se sente presa em sua vida monótona e por conseguinte tenta escapar dessa vida em seus sonhos psicodélicos. Você pode conferir mais sobre o filme clicando aqui.

Red Tail

Já essa animação feita em VR ganhou o prêmio de Cristal de Melhor Trabalho de VR na categoria de Filmes de Graduação.

O animador e diretor taiwanês Fish Wang utilizou a realidade virtual com o propósito de evocar sentimentos de empatia. O projeto de 20 minutos acompanha os encontros de um menino com personagens estranhos em lugares fantásticos, bem como uma estação de trem flutuante entre nuvens.

Após a criação dos modelos físicos, utilizaram fotogrametria para escaneá-los em modelos 3D. Logo depois fizeram toda a animação em 3D e utilizaram o Unreal para fazer a integração.

—-

Por fim, confira a lista de todos os ganhadores do Annecy Festival 2023:

Competição de Animação em Longa Metragem

  • Cristal for a Feature Film (Cristal para Filmes em Longa-Metragem) – Chicken for Linda!, diretores Chiara Malta, Sébastien Laudenbach
  • Jury Award (Prêmio do Júri) – Four Souls of Coyote, diretor Áron Gauder
  • Paul Grimault Award (Prêmio Paul Grimaul) – The Tunnel to Summer, the Exit of Goodbyes, diretor Tomohisa Taguchi
  • Contrechamp Grand Prix (Grande Prêmio Contrechamp) – Robot Dreams, diretor Pablo Berger
  • Contrechamp Jury Award (Prêmio do Júri Contrechamp) – Tony, Shelly and the Magic Light, director Filip Posivac
  • Gan Foundation Award for Distribution  (Prêmio da Fundação Gan pra Distribuição) – Chicken for Linda!, diretores Chiara Malta, Sébastien Laudenbach
  • Audience Award (Prêmio da Audiência) – Sirocco and the Kingdom of Air Streams, diretor Benoît Chieux

Filmes pra TV e Comissionados

  • Cristal for a Commissioned Film (Cristal para Filme Comissionado)- November Ultra “Come Into My Arms,” diretor Tamerlan Bekmurzayev
  • Jury Award for a Commissioned Film (Prêmio Júri para Filme Comissionado)The Beatles “I’m Only Sleeping,” director Em Cooper
  • Cristal for a TV Production (Cristal para Produção de TV) – Pebble Hill, diretora Marjolaine Perreten
  • Jury Award for a TV Series (Prêmio do Júri para Séries de TV) – Shape Island “Square’s Big Prank,” diretor Drew Hodges
  • Jury Award for a TV Special (Prêmio do Júri para Especial de TV) –  Scavengers Reign “The Wall,” diretor Vincent Tsui

Filmes de Graduação

  • Cristal for a Graduation Film (Cristal para Filmes de Graduação) – La notta, diretoras Martina Generali, Simone Pratola, Francesca Sofia Rosso
  • Jury Award (Prêmio do Júri)- The Harbourmaster, diretores Mia L. Henriksen, Konrad Hjemli
  • Lotte Reiniger Award (Prêmio Lotte Reiniger) – Mano, director Toke Ringmann Madsen
  • Cristal for the Best VR Work (Cristal para o Melhor Trabalho de VR) – Red Tail, diretor Fish Wang

Comentários

comments