As novidades do Blender 4.1 pt.2

Salve nação blenderiana! Vamos dar continuidade ao nosso artigo com as novidades da versão 4.1 do Blender, se você não viu a primeira parte do artigo, segue o link. Dessa forma, neste artigo vamos falar sobre as novidades dos Geometry Nodes, modificadores, ferramentas de composição e muito mais!

Geometry Nodes

Antes de mais nada, todos já devem ter percebido que a cada atualização do Blender, os Geometry nodes estão cada vez mais estáveis e poderosos, nesta atualização não seria diferente.

Baking

Baking node 4,1 Geometry node

O processo de Baking dentro dos Geometry nodes merece destaque, pois permite salvar e carregar dados de dentro de grupos de nodes, não precisando recalcular suas entradas. Dessa forma, permitindo geometrias de alto desempenho sem perder o fluxo de trabalho processual.

São suportados quadros estáticos e animações, bem como objetos de volume, e foi otimizado para fornecer tamanhos de arquivo pequenos.

A parte superior do node agora exibe o intervalo de quadros consolidado e como uma linha de cache na Linha do tempo. Além disso, o baking (também em simulações) não perde mais materiais e não se perde após desfazer .

SWITCHEROO

Geometry node Switcheroo 4,1

O  node Menu Switch  permite a criação de menus “enum” personalizados para permitir a alternância entre opções na interface do grupo. Os itens no node Menu Switch tornam-se um menu suspenso no modificador.

Index Switch

O novo node Index Switch, produz uma de suas entradas dependendo de um valor de índice. Somente a entrada que passa pelo node é computada.

Musgrave

O node noise textura agora substiui o node de textura Musgrave, que inclui todas as mesmas funcionalidades.

Split to Instances

Split to Instances, divide elementos geométricos em instâncias, com base em um ID de grupo.

Sort Elements

Sort Elements, reorganiza os elementos geométricos alterando seus índices.

Rotate Rotation

Aplica um valor de rotação adicional a um valor de rotação. Saiba mais.

Active Camera

Produz a câmera ativa atual da cena.

Novo modificador

A opção “Auto Smooth” da malha foi substituída por um ativo de grupo de nodes modificadores, o Smooth by Angle.

smooth by angle 4,1

Isso significa que os Geometry nodes agora têm a capacidade de definir a nitidez das arestas e criar normais divididas sem a necessidade de uma malha “original” com a opção de suavização automática. Saiba mais clicando no link.

Viewport compositor

O viewport compositor agora suporta Cryptomatte , Defocus , Vector Blur e Keying Screen , completando o suporte para todos os nodes, com exceção de passagens de Render Layers (exceto Imagem, Alfa, Profundidade).

Adicionaram uma nova entrada Size ao node Kuwahara para permitir dimensionamento variável. Além disso, adicionaram uma nova opção de Alta Precisão ao node no modo Clássico, que produz resultados mais precisos para imagens de alta resolução e alta faixa dinâmica.

Adicionaram uma nova propriedade de tamanho ao node Pixelate, que permite que o node seja usado sem ser cercado por nodes de redução e aumento de escala. Além disso, adiconaram outra opção ao painel Desempenho para permitir escolher entre precisão Total ou Automática . Automático usa meia precisão para a janela de visualização e composição interativa, enquanto Completo usa precisão total para a janela de visualização e renderização.

Agora é possível executar o Half precision mais rapidamente com menos uso de memória, embora com precisão e intervalos de valores reduzidos.

Quem nunca usou o Viewport compositor, não sabe o que está perdendo, vale muito a pena dar uma focada nele. E como sempre recomendo também a leitura do manual do Blender, lá é onde o cidadão blenderiano bebe das melhores fontes de conhecimento.

Comentários

comments