Confirme que você é uma pessoa


Google Doodles – Oskar Fischinger

Em seu 117º aniversário, o animador e cineasta Oskar Fischinger (1900-1967) recebe um tributo contemporâneo: seu próprio Doodle do Google.

Fischinger, o influente pioneiro alemão da animação abstrata e um antepassado do vídeo musical, está sendo celebrado no Google com um aplicativo interativo que permite ao usuário compor uma música, que é complementada por imagens visuais abstratas.

“No mundo do design, Fischinger e uma figura icônica, especialmente nas áreas de motion graphics e animação,” disse Leon Hong, a liderança criativa deste Google Doodle. ” Ele é mais conhecido por sua capacidade de combinar impecavelmente visuais abstratos sincronizados com músicas, cada frame cuidadosamente desenhado ou fotografado manualmente. Mestre no movimento e nas cores, Fischinger gastou meses – as vezes anos- planejando e produzindo suas animações.

“Eu me sinto incrivelmente orgulhoso da minha família e estou muito feliz por ser filha de Oskar e Elfriede Fischinger”, acrescentou Angie Fischinger, sua filha mais nova. “Isso significa muito para mim, ver esta celebração da arte do meu pai. É maravilhoso saber que se trabalho, que tem sido constantemente elogiado desde a década de 1920, continuará recebendo reconhecimento mundial”.

Fischinger produziu dezenas de filmes e era um respeitável membro da vanguarda européia quando fugiu da Alemanha em 1936 e mudou-se para Los Angeles. Ele tentou trabalhar em Hollywood, na MGM, Paramount e até mesmo na Disney (em “Toccata and Fugue” sequência de Fantasia), mas sua abordagem abstrata entrou em confronto com o literalismo da abordagem de Hollywood para o cinema. Ele descreveu a sequência final que fez para Fantasia como “o produto mais inartístico de uma fábrica” e disse que “nenhuma obra de arte verdadeira pode ser feita com aquele procedimento usado no estúdio Disney”.

Quando os Estados Unido entraram na Segunda Guerra Mundial, Fischinger e sua família foram classificados como inimigos e ele foi proibido de trabalhar na mídia, incluindo a indústria cinematográfica. O cineasta Orson Welles, que havia contratado Fischinger para trabalhar em um filme com tema de jazz, continuou a apoiar financeiramente Fischinger quando ele ficou incapaz de trabalhar. A maioria dos quase 50 projetos de filmes que Fischinger completou foram feitos antes da Segunda Guerra Mundial e em seus últimos anos, ele se concentrou principalmente na pintura. Criou 800 pinturas a óleo até sua morte em 1967.

Abaixo está um exemplo das formas criativas pelas quais as pessoas usando o Google Doodle de hoje, seguindo de alguns clipes do próprio trabalho de Fischinger.

Essa é uma tradução livre do artigo “Google Doodles Celebrates Abstract Animation Legend Oskar Fischinger”, escrito por para o CartoonBrew em 22 de Junho de 2017.

Comentários

comments