Guia para um bom Briefing

Há algumas semanas tivemos uma live no Manual do Freelancer onde falamos tudo sobre Briefing, sua importância e o que considerar na hora de se reunir com um cliente e como obter essas informações cruciais para o projeto.
O Briefing é uma das etapas mais importantes. É a partir dele que tudo será definido, o orçamento será montado e o contrato firmado com o cliente.

Saber extrair um bom briefing do cliente é fundamental para o sucesso do projeto desde seu início até a entrega.
Se liga nessas dicas abaixo pra que você consiga elaborar

Ideias e objetivos do projeto:

Perguntar ao cliente qual o objetivo dele ao colocar esse projeto no ar, qual a finalidade da campanha a qual essa animação está sendo empregada. Se tem algum público específico.

Estilo, técnicas e referências:

Pergunte se o cliente tem um estilo ou técnica em mente para esse projeto.
Pedir referências é fundamental aqui, pois caso ele(a) não tenha bem definido o estilo que deseja, tendo as referências em mãos, você como profissional, saberá conduzi-lo e sugerir a(s) técnica(s) que melhor se encaixarão na proposta.
É válido dizer que caso o cliente não tenha referências, você pode sugeri-las baseado no que o cliente quer com o projeto.

Duração

Lembre-se de perguntar a duração do vídeo, pois isso impacta diretamente no prazo de produção e no quão trabalhoso o projeto será, principalmente se você criar os designs e ilustrações do zero.

Referências

Pedir referências é fundamental para ter ideia do que o cliente quer que seja feito, o estilo de animação e design e até o ritmo de motion que deseja que seja empregado na peça. Caso o cliente não tenha referências pra passar, pergunte se tudo bem que você sugira algumas. Muitas vezes o visual do projeto pode estar um pouco turvo para o cliente e você como profissional e entendido do assunto, deve saber se posicionar e sugerir soluções.

Prazo

Saber o prazo que terá para realizar o projeto, assim como as datas de entregas, pois normalmente existem algumas entregas ao longo do período de produção, para que hajam as rodadas de alteração e aprovação. Lembre-se de não aceitar prazos absurdos e achar que deve virar a noite realizando o job. Sempre é válido conversar com o cliente e indicar um prazo mais realista para a entrega do projeto. É muito comum no nosso mercado que recebamos demandas com prazos fantasmas, por isso, lembre-se sempre de buscar negociar.

O que o cliente fornece

Nunca se esqueça de confirmar com o cliente o que ele fornecerá de assets e do que você se encarregará, pois tudo isso implica no valor final do orçamento de projeto que será enviado posteriormente. Lembre-se de deixar discriminado no orçamento do que cada um se encarregará.
Exemplo:

O que o orçamento cobre:

  • Design
  • Ilustração
  • Trilha sonora
  • Animação 2D


    Cabe ao cliente:
  • Fornecer briefing.
  • Fornecer roteiro.
  • Fornecer locução.
  • Fornecer identidade visual da marca e vetores.

Onde será vinculado

Pergunte ao cliente onde o vídeo será vinculado, assim você saberá em quais formatos deve renderizar o projeto e se precisará adaptá-lo para diferentes formatos, pois essas adaptações podem implicar no valor final do projeto.

Collect Files

É fundamental saber desde o briefing se o collect files (arquivos abertos) deverá ser repassado ao cliente após a entrega final, pois isso deve ser cobrado… Afinal, com os arquivos abertos em mãos, o projeto pode ser alterado de todas as formas possíveis e novos vídeos podem ser feitos através dele.

Para concluir, é válido dizer que nem sempre recebemos um briefing em uma chamada de voz ou vídeo com o cliente, por isso, sinta-se livre para enviar perguntas escritas por e-mail para que você receba as informações necessárias para elaborar um orçamento. Já vi algumas pessoas comentando que se sentem “invasivas” fazendo tantas perguntas pro cliente, mas tenha sempre em mente que esse é o seu trabalho e para que um projeto seja feito é fundamental obter informações. Se o cliente não parece muito disposto a esse início que sabemos ser mais burocrático do que prático, talvez esse não seja um cliente que será muito colaborativo ao longo do projeto, pois de novo, informações são fundamentais.

Caso tenha interesse em saber sobre os tópicos mencionados acima de maneira ainda mais detalhada, fica aqui abaixo disponível a live “Tudo sobre Briefing“. Lembrando que o Manual do Freelancer vai ao ar toda segunda-feira ao vivo às 16h, no Youtube do Layer Lemonade, trazendo os mais diversos assuntos sobre vida de freelancer e carreira em Motion Design.

Comentários

comments