fbpx

A melhor forma de conseguir novos clientes

Vamos diretos ao ponto. Esta não é a única maneira de conseguir novos clientes e, definitivamente, não é instantânea. Mas, na minha opinião, é a melhor e mais eficiente de todas.

A melhor maneira de conseguir novos clientes é fazendo amigos.

Não quer dizer que você vai ficar amigo dos seus futuros clientes e nem que seus amigos vão te contratar. Mas a realidade é que todo o sucesso do mundo é favorecido pelo famoso “ter contatos”.

Todo mundo que já precisou de um contador ou de um eletricista sabe que não dá pra ter certeza de que aquele profissional vai fazer um bom serviço antes do trabalho concluído. A única maneira de ter uma segurança maior é falar com alguém confiável que já contratou aquele serviço antes de você ou que, pelo menos, conheça pessoalmente o profissional e saiba que ele é gente boa.

Sem te conhecer, qualquer cliente estará correndo o risco de você ser irresponsável, atrasar entregas e não levar o trabalho a sério. Não há nenhuma maneira melhor para gerar uma “confiança precipitada” do que ser indicado por outra pessoa de confiança.

Existem outras maneiras de gerar confiança em pessoas desconhecidas, mas elas funcionam melhor para profissionais de alto nível e com muita experiência. Elas são, por exemplo: ter um site impecável, um trabalho incrível e consistente (ou seja, ter um portfólio cheio de trabalhos ótimos e nenhum mediano) e até exibir uma lista de marcas conhecidas com as quais você já trabalhou. Pode demorar para você chegar a esse nível. Até lá, ter amigos é mais eficiente.

Qualquer pessoa pode te indicar um trabalho, mas é claro que os amigos que são da sua área estão mais propícios a te recomendarem para possíveis clientes. Primeiro porque eles podem te passar projetos que não conseguem pegar. Depois porque eles entendem bem quais são suas principais habilidades e vão se lembrar de você quando a demanda for equivalente ao que você faz melhor.

Se eu fizer uma lista de todos os clientes que já tive como freelancer, eu diria que 99,5% vêm de indicações de amigos ou são conhecidos de conhecidos. Grande parte deles são, por exemplo, clientes de amigos designers gráficos que não fazem animação. Estes amigos sempre lembram de mim quando precisam de algum motion em seus projetos. Ter amigos com habilidades complementares às suas é algo muito poderoso para conquistar novos e bons clientes.

O principal é que você saiba que, se é um motion designer, você não vende somente projetos de motion. Você precisa vender confiança. Ao te contratar, o cliente estará comprando a tranquilidade que ele terá ao saber que o projeto está em boas mãos e que será executado da melhor forma possível – e dentro do prazo.

É claro que este artigo não é um estímulo à falsidade e à amizade interesseira. Amizades assim não funcionam. Não são duradouras nem geram confiança. Por isso, é importante se vincular a pessoas com as quais você realmente se identifica e se sente bem.

É fácil fazer amigos e encontrar pessoas legais na internet. Eu mesmo tenho alguns que nunca vi pessoalmente. Você consegue isso sendo ativo nas redes sociais, nas páginas de blogs, comentando em projetos que você gosta, pedindo ou dando conselhos sobre assuntos que você domina… enfim. Interagindo! Os grupos de motion no WhatsApp e as páginas no Facebook já me fizeram conhecer pessoas que, hoje, eu realmente considero minhas amigas e as quais eu, certamente, indicaria para muitos clientes (como, certamente, já indiquei vários).

A capa deste artigo, que mostra dois grandes amigos, Rick and Morty, é de um projeto do Luciano Toloto (@tolotomotion)!

Comentários

comments