Artistas não, resolvedores de problemas

Trabalhar na indústria criativa traz uma aura de “artista” que pode nos prejudicar bastante. Se você trabalha em séries de animação, pode até dizer que faz arte, mas se você (como a maioria de nós) está no mundo da publicidade, vai sempre ser bem mais um resolvedor de problemas do que um artista.

A começar pelo fato de que se você se sente um artista, provavelmente vai ter problemas para ouvir o feedback de clientes. Artistas não curtem quando interferem na sua criação. O que motion designers fazem, na verdade, é solucionar problemas de comunicação. Somos comunicadores.

Pense nos problemas que nosso trabalho resolve quando somos contratados para criar uma peça de motion:

  • Temos que fazer com que os movimentos na tela sejam harmônicos e “gostosos” de assistir.
  • Precisamos contar a história de forma efetiva.
  • A marca e identidade visual do cliente precisam ser respeitadas e propagadas de uma maneira consistente.
  • É preciso que o nosso trabalho caiba no orçamento do cliente, e para isso precisamos entender complexidade e prazo.
  • Garantir que tudo esteja lindo no final!

Todos os problemas resolvidos vão trazer a satisfação do cliente e o sucesso do projeto. Não importa a técnica, o software ou o plug-in que você usou. Essas são apenas ferramentas que você tem para resolver os problemas de comunicação.

E é exatamente por isso que pode ser uma solução esperta, inclusive, usar plugins de animação pronta quanto eles te ajudam a resolver o problema de prazo versus orçamento.

No estúdio em que trabalho, em muitas ocasiões, tivemos problemas simples para resolver, como alguns itens aparecendo na tela em um vídeo live action. Porque gastaríamos tempo criando uma animação que pode ser feita com um clique usando um plug-in específico? Considerando que o resultado do plug-in é exatamente o que precisamos para resolver o problema do cliente, estamos na verdade economizando tempo e, consequentemente, dinheiro.

Não importa como você executa a sua animação. Somos pagos para solucionar problemas e é isso que realmente importa.

É claro que, se você não sabe fazer animações boas do zero e fica dependente destes “atalhos”, a sua caixa de ferramentas para solucionar problemas fica muito menor e limitada. Você será um profissional muito menos valioso. Mas por outro lado, não faz sentido desconsiderar uma das ferramentas da sua caixa só porque “você é um artista e portanto precisa sempre criar tudo do zero”.

Nós lidamos com empresas e com marcas. A busca por produtos mais baratos e eficientes é uma busca constante. Entender e resolver problemas vai ser sempre nosso objetivo primordial nesse mercado.

Comentários

comments