fbpx

Como conseguir um selo no Behance

O Behance é a principal rede social para criativos postarem seus projetos. Além de reunir boa parte da comunidade, eles também realizam uma curadoria dos melhores trabalhos, selecionando-os e exibindo “selos” nos escolhidos, que passam a ser exibidos na área de “Best of Behance”.

Os trabalhos selecionados ficam por alguns dias na página principal do site e, portanto, ganham bastante visibilidade. Todo mundo quer um destes selos, que são divididos por áreas ou por software utilizado. Ou seja, você pode receber um selo de “Motion Design” ou de “After Effects”, e seu trampo será encontrado quando alguém procurar pelos melhores trabalhos destas categorias.

Mas Gui! Eu visitei o seu Behance e você ainda não tem nenhum selo! Como vai nos ensinar a conseguir um?

É que as dicas que eu vou dar são da própria plataforma. Eles explicaram como é o critério de seleção no artigo “Behance Curation: Philosophy and Approach” (Curadoria do Behance: filosofia e abordagem).

Os pontos que abordarei aqui foram tirados deste artigo original.

A página “Best of Behance” é a primeira página que um visitante vê quando acessa o Behance. Os trabalhos que estão lá foram selecionados “a mão” por pessoas reais que avaliam todos os trabalhos postados na plataforma e selecionam os melhores. A ideia é escolher trabalhos que “desafiam as convenções e empurram o mundo criativo pra frente”.

Só de postar seu trabalho, você automaticamente vira um candidato para conseguir um selo. Qualquer membro da plataforma pode ter um trabalho selecionado, e os curadores consideram vários fatores como: qualidade, originalidade, apresentação do projeto, contexto e engajamento da comunidade (como curtidas e comentários).

Como aumentar as suas chances de conseguir um selo?

Para ter mais chances de entrar nos “melhores do Behance” você deve considerar os seguintes fatores em sua postagem

1) Tamanho da apresentação

Seu projeto no Behance deve ter de 6 a 15 imagens (sem repetição) para ser considerado. Com menos de três imagens, é praticamente impossível conseguir um selo. Então é importante incluir detalhes ou imagens do seu processo.

2) As imagens devem ser grandes

As imagens do seu projeto devem ser grandes e com ótima resolução, de preferência com 1400 pixels de largura. Nada de imagens pixelizadas.

3) Sem marca D’água

Nunca use imagens com marca d’água ou que pertencem a outras pessoas.

4) Projetos devem estar completos e bem acabados

Muita gente posta um projeto inacabado no Behance para depois completar a postagem quando fica pronto. Cada curador olha seu projeto apenas uma vez, portanto, eles não vão conferir cada alteração que você faça na publicação. Portanto, certifique-se de que o trabalho está totalmente pronto antes de clicar em “publicar”. O Behance agora tem um lugar feito para se publicar “work in progress”, que é semelhante aos “stories”.

5) Imagem de Capa

Esta é a imagem do quadradinho que as pessoas vêem antes de clicar para ver seu projeto inteiro, portanto, ela tem que ser bastante convidativa. Sua missão é escolher uma boa parte do seu projeto, que represente bem o todo, mas que gere uma curiosidade nas pessoas para “ver mais”. Não vale, no entanto, usar uma imagem de capa muito boa mas que não represente bem o projeto todo.

Algumas dicas para sua capa!

  • Não use texto! Só imagem.
  • Considere incluir a imagem de capa inteira dentro do projeto, pois as pessoas podem querer vê-la grande
  • Para trabalhos de motion, selecione um frame da sua animação que seja bem representativo do projeto todo.

6) Categorização do trabalho

Você precisa escolher bem os “campos criativos” (Creative Fields”) pro seu trabalho na hora de postar. Escolha um campo que represente o seu papel no projeto. Se, por exemplo, o seu projeto é um curta metragem e você fez apenas o Sound Design, classifique-o apenas como “Sound Design”.

7) Especifique seu papel no projeto

É bom sempre adicionar um pequeno texto ao projeto, explicando o que você fez e como você fez. Conte uma pequena história sobre o projeto, o conceito e etc.

8) Escolha bem as tags e inclua a equipe

As tags ajudam seu trabalho a ser encontrado. Escolha-as baseadas no gênero, na técnica, no tema, etc. Palavras que as pessoas devem procurar para encontrar seu projeto. Também não se esqueça de dar créditos a quem trabalhou com você.

9) Programas utilizados

O Behance mostra os programas utilizados para realização de cada projeto. Não esqueça de marcar os que você usou. Você pode ganhar um selo de “After Effects” ou “Cinema 4D”, por exemplo.

Comentários

comments