Como criar o Demo Reel perfeito

Shawn Kelly é um animador que já trabalhou em filmes como Guardiões da Galáxia, Star Wars: O Despertar da Força, Transformers, e Os Vingadores. Ele é um dos fundadores da escola online Animation Mentor e fez um webinar criticando e dando dicas sobre Showreels, levando em consideração à perspectiva do contratante a procura de um animador.

Eu assisti ao webinar e trouxe os principais pontos para fazer seu Reel ser notado por grandes estúdios.

Este é Shawn em seu Webinar falando sobre Demo Reels.

A duração

Um bom Reel, idealmente, tem entre 1 e 2 minutos. Mais de 2 minutos pode deixar o espectador entediado, a não ser que sejam apenas trabalhos excepcionalmente bons. Mas há algo muito importante que Shawn pontua sobre o tempo do seu Demo Reel: 30 segundos de trabalhos incríveis valem mais do que um minuto que contém trabalhos bons e medianos.

Se você é novo na área, provavelmente não vai ter muitos trabalhos para mostrar, o que pode te levar a tentar “enchê-lo” de coisas não tão boas. Segundo Shawn Kelly, até um Demo Reel de 20 segundos é aceitável, se você tiver certeza que incluirá apenas seus melhores trabalhos.

A qualidade dos trabalhos

Shawn diz que “seu Demo Reel é tão bom quanto a pior cena que ele possui.” Trabalhos medíocres puxam para baixo a percepção geral sobre todo o seu Reel.

Uma dica genial é: selecionar os seus dois melhores trabalhos e colocar um deles bem no início e o outro no final, fechando o vídeo. Assim você garante que o espectador se surpreenda logo no começo, e, no final, fique com a sensação de que o Reel foi incrível. Se, por exemplo, você começa com um trabalho incrível e a qualidade decrescer no decorrer do vídeo, a impressão final não será tão boa.

O seu Reel, além de tudo, deve mostrar que você tem discernimento para definir o que é bom e o que não é. Se você mistura projetos com qualidades muito distintas, o contratante vai questionar se você realmente sabe diferenciar o bom do mediano.

Variedade

Ter variedade de trabalhos com estilos completamente diferentes ajudam o contratante a entender se você tem as skills necessárias para o projeto específico que ele precisa.

Claro, a animação do Buzz Lightyear não seria adequada para alguém que está produzindo o filme do Transformers, e vice-versa. Se você tem os dois estilos no seu Reel, vai ficar claro para o contratante que você é versátil o suficiente.

É importante, também, que você mescle estilos diferentes no decorrer do Reel. Se você é motion designer e trabalha tanto com 2D quanto 3D, prefira intercalar as cenas e evitar que o Reel seja metade em um estilo e a outra metade em outro. Assim, quem assiste vai conseguir ver sua variedade no decorrer do vídeo todo, e você não corre o risco dele parar na metade por não ter encontrado o estilo que está procurando.

Este é um dos Reels que Shawn Kelly assiste e comenta em seu Webinar. Uma das coisas que ele mais elogiou foi a variedade de estilos.

Defina claramente seu papel

Se não foi você o responsável por tudo que há no seu Reel, deixe claro o que foi você que fez. Você pode colocar logo na abertura uma nota, por exemplo: “Reel de animação de personagens e rigging“, no caso de você ter riggado e animado.

Você também pode colocar uma nota no rodapé de cada cena, dizendo o que você foi responsável em fazer. Esta prática não é tão aconselhável porque você quer que o espectador foque no vídeo, e não se preocupe em ler legendas enquanto assiste. Talvez seja mais aconselhável colocar os créditos de cada cena na descrição do vídeo, no Vimeo ou no Youtube, marcando o tempo em que cada uma acontece e qual foi sua função.

Evite distrações

Você quer que o contratante possa se encostar na cadeira e apenas assistir ao seu Reel sem tocar no mouse ou no teclado. Para isso, é importante que você tome alguns cuidados.

Certifique-se que o volume está bom e que não hajam variações no decorrer do clipe. Não queremos que o espectador se distraia para abaixar ou aumentar o volume em alguma parte específica.

Nunca coloque cenas muito longas que façam com que a pessoa queira avançar o vídeo. Se você, por exemplo, quer mostrar um walking cycle de um personagem 3D em mais de um ângulo, evite colocar estas duas cenas em sequência. É preferível você dividir a tela ao meio e mostrar os dois enquadramentos ao mesmo tempo. Mantenha seu Reel sempre rápido e dinâmico.

A imagem de capa deste artigo é do Manuel Neto.

Comentários

comments