fbpx

Como usar as redes sociais para crescer como freelancer?

Essa é uma tradução livre do artigo How to Use Social Media to Grow Your Freelance Business, escrito por Steven Snell e postado em Maio de 2019 no blog Vandelay Design.

Quando eu lancei o blog Vandelay Design em 2017, eu tinha um emprego fixo e estava em busca de alguns clientes de web design para ganhar uma grana extra. Na verdade, eu queria que o web design fosse meu trampo full-time, e para fazer isso, claro, eu precisava de clientes.

No primeiro ano de blog, as redes sociais se mostraram indispensáveis para conseguir exposição e atrair tráfego para o meu site, que era desconhecido na época.

Olhando pra trás, é muito claro que o Vandelay Design nunca teria crescido para se tornar algo além de um projeto paralelo sem a ajuda das redes sociais.

Se você procura clientes como freelancer, as Social Medias são ainda a melhor maneira de atingir clientes potenciais a um custo baixo e com um razoável investimento de tempo.

Este artigo vai cobrir os passos que você tem que tomar para fazer com que as redes sociais trabalhem para você.

1. Pense a longo prazo.

Apesar da rede social ser uma ótima ferramenta para aumentar a exposição e conseguir clientes, vai levar um tempo para que você tenha um sucesso significativo e consistente. Este artigo não sugere que as mídias sociais são uma forma rápida e fácil de crescer.

Com esforço consistente e visão de longo prazo, redes sociais vão se tornar parte integral do seu negócio.

Porém, só porque você deve focar no longo prazo, não significa que você não vai conseguir captar alguns clientes rapidamente. Mas, para a maioria dos freelancers, encontrar um cliente rapidamente não é o objetivo. O objetivo, na verdade, é criar uma presença forte na internet que produza um constante fluxo de leads, o que não vai acontecer de uma hora para a outra.

O ponto principal é não ficar desmotivado ou desistir se não vir resultados imediatos. Se tiver paciência, você vai conseguir fazer com que as redes sociais sejam partes-chave do seu negócio.

2. Reserve um tempo para as redes sociais

Para ter sucesso, você precisa dedicar algum tempo à plataforma que decidiu usar.

O maior desafio vem do fato de que as redes sociais podem ser grandes sugadoras do seu tempo, se você não tomar cuidado. Apesar de ser necessário dedicar algum tempo à elas, você não quer desperdiçar todo o seu tempo com isso.

Minha recomendação é agendar um horário do seu dia para as mídias sociais. Isso vai garantir que você continue ativo e trabalhando consistentemente na sua presença online, mas também evita que você gaste mais tempo do que deveria.

O tempo exato que você pode dedicar às suas redes sociais varia, mas algo em torno de 20 a 30 minutos por dia é uma boa média. Com essa quantidade de tempo, você vai permanecer ativo mas não vai gastar muito o tempo em que estaria fazendo outros trabalhos.

3. Seja consistente nas imagens

A maioria das mídias sociais te permitem subir imagens de perfil ou de capa. Se você usa várias plataformas, o que provavelmente é o caso, é bom manter uma consistência entre elas.

  • Usar o mesmo arroba (@) e nome de perfil;
  • Usar a mesma imagem ou ícone no perfil;
  • Usar a mesma ou imagens similares para headers ou capas;
  • Usar a mesma tagline.

Algumas pessoas com quem você está interagindo também estarão em várias plataformas diferentes, e isso vai ajudá-las a te reconhecer em todas elas.

4. Foque em uma plataforma

Apesar de ser uma boa ter um perfil em várias plataformas diferentes, você não vai ser capaz de usar todas elas ativamente e de forma efetiva.

Recomendo escolher sua favorita e focar nela. De preferência a que seja mais popular entre o público que você quer atingir. Dedique a maior parte do seu tempo de mídias sociais nessa plataforma.

Melhor do que ter pequenos impactos em várias redes diferentes, focando o seu esforço em apenas uma, você terá maiores chances de ter um grande impacto.

Por exemplo, se você decidir que o Facebook é a melhor opção para alcançar seus clientes potenciais e crescer seu negócio, você deve gastar a maior parte dos seus 20-30 minutos diários publicando na sua página e se conectando em grupos relevantes dentro da plataforma.

5. Contribua com a comunidade

Para ter sucesso em seu networking, você precisa contribuir com algo para a comunidade. A maioria das pessoas que fazem marketing e vendem produtos nas redes sociais começam postando várias vezes o link para seu próprio website.

Mesmo que o objetivo final seja se conectar com clientes e aumentar seus ganhos, você precisa focar em ajudar os outros e efetivamente fazer parte da comunidade.

Muitas redes sociais tem um delicado equilíbrio entre usuários e marketeiros. A verdadeira comunidade usa a rede para interagir e se comunicar, enquanto empresas estão, na verdade, tentando te empurrar produtos e conteúdos sem interagir de outras maneiras.

Os que realmente têm sucesso são aqueles que contribuem com a comunidade na qual fazem partes e dão muito mais do que recebem.

Faça um esforço legítimo para se envolver com as pessoas e criar conexões antes de tentar ganhar algo com isso.

6. Considere estas duas abordagens

Existem, basicamente, duas maneiras diferentes para usar as redes sociais se você é um freelancer e está procurando clientes:

  • Direcionando para clientes. Já que seu objetivo é conseguir trabalho, você pode usar as redes para se comunicar com pessoas que precisam do seu serviço. Para ter sucesso, você vai precisar identificar claramente o seu potencial cliente, saber onde encontrá-los, e se conectar.
  • Se conectar com outros designers e profissionais. Ao invés de se conectar com pessoas interessadas em te contratar, você pode buscar outros profissionais da área que, no futuro, também podem te indicar para alguns clientes.

Quando o meu blog estava crescendo, eu, primeiramente, usei as redes sociais para me conectar com outros designers e profissionais da área. Estas conexões me deram mais exposição e, naturalmente, me trouxeram mais trabalho.

Construir conexões profissionais podem ajudar a aumentar o tráfego do seu website, te gerar indicações e ainda há a possibilidade de realizar parcerias.

7. Tenha um blog

Um blog pode ser incrivelmente útil para promover seus serviços. Você nem precisa tentar vender seu serviço pelo blog diretamente. Se ele atrair mais pessoas para seu site, e nele estiverem as informações sobre o que você faz, algumas pessoas vão te encontrar e acabar te contratando.

Eu sou suspeito para falar de blogs porque eu sei da importância que o meu teve na minha carreira. Mídias sociais e textos em blogs podem funcionar muito bem juntos, e foi esta combinação que fez o Vandelay Design passar de um projeto paralelo para um trabalho full-time e lucrativo.

Ter um blog no seu site-portfólio deve aumentar significativamente o seu tráfego e te trazer muitos clientes. Isto te ajuda também a ser encontrado mais facilmente pelos motores de busca.

Blogs também são úteis para aumentar a confiança em seu trabalho. Você pode compartilhar suas expertises, construir reputação e aumentar sua demanda de trabalho.

8. Mostre seu trabalho

Apesar da maioria das interações e atividades nas redes sociais envolverem conexão e comunicação com as pessoas, você também vai querer usar as plataformas para expor seu trabalho.

Você pode usá-la para mostrar seu melhor trabalho ou anunciar que completou mais um projeto. Toda vez que compartilhar alguma coisa do seu portfólio, coloque o link para seu website ou seu contato para que seja fácil para potenciais clientes encontrá-lo.

9. Seja acessível

Quanto mais fácil for para as pessoas te contactarem, mais sucesso você terá. Todos os seus perfis de redes sociais devem ter um link para seu website e seus contatos devem ser muito fáceis de encontrar. Não faça com que seja difícil falar com você.

A maioria das redes sociais vai mostrar ao menos um dos seus e-mails. Elas também vão te comunicar quando alguém te mandar alguma mensagem. Esteja certo de que o seu perfil está linkado a um e-mail que você acessa com frequência e que você vai receber as notificações. Não perca uma boa oportunidade porque não viu a mensagem.

Outra maneira de ser acessível é simplesmente encorajar as pessoas a entrarem em contato com você. Avise quando quiser receber opiniões e eles vão se sentir mais inclinados a interagir com você.

10. Faça ofertas e promoções

Uma opção para vender mais seus serviços é criar ofertas e promoções por tempo limitado. Por exemplo, você pode postar uma promoção no Facebook sobre um desconto de 20% nos serviços de web design para projetos contratados naquele mês.

Você também pode dar brindes e fazer sorteios. Existem várias plataformas que tornam simples fazer sorteios, como KingSumo. Você pode usá-la para aumentar a sua lista de e-mails e, no final, pode dar descontos para aqueles que não foram os sorteados.

Existem muitas opções de sorteios e promoção. Pense sobre como isso ajudaria você a aumentar a sua exposição e atingir potenciais clientes.

11. Considere patrocinar postagens

Um dos principais motivos para as mídias sociais serem uma maneira tão boa para encontrar clientes é o fato de serem gratuitas. Mas a maioria também te dá a possibilidade de pagar para impulsionar postagens e aumentar sua exposição.

Em geral, eu recomendo começar usando-as de graça, mas, depois de ter um pouco de experiência, você deve considerar gastar um pouco de dinheiro para patrocinar posts.

Em particular, o Facebook e o Pinterest oferecem publicidade paga com bastante retorno. Se você quer ir para o próximo nível e impulsionar seu trabalho, vale a pena explorar esta possibilidade.

Se você for pagar por tráfego, comece gastando pouco e fazendo alguns testes para ver o que funciona. É também extremamente importante saber trackear os resultados, para saber exatamente o tipo de pessoa que está atingindo e se está sendo efetivo nos seus objetivos.

Comece!

Se você quer usar as redes sociais para ampliar seus negócios, o primeiro (e mais importante) passo é começar. Você não precisa ser um especialista. Você vai aprender com o tempo.

Pense com cuidado sobre qual plataforma vai se encaixar melhor ao seu negócio e vá em frente com as dicas deste artigo.

A capa do artigo é de Alejandro Escamilla, retirada do site Unsplash.

Comentários

comments