fbpx

Compartilhando o que você sabe na internet (part. Ben Marriott)

Nos últimos meses, eu tenho acompanhado um canal novo de tutoriais no Youtube que me chamou a atenção. É o canal de Ben Marriott, um motion designer e ilustrador que vive em Sydney, na Austrália.

Além de ter um estilo muito próprio, seus tutoriais têm a característica de mostrar coisas incríveis que você pode fazer utilizando ferramentas bem básicas do After Effects. Ele consegue atingir efeitos que parecem ser impossíveis de atingir com o software usando apenas máscaras, shape layers e efeitos básicos.

Sempre achei que compartilhar conhecimento é uma das melhores formas de aprender. Criar um canal ou uma página no Instagram para mostrar como você faz o que faz, pode te trazer seguidores, reconhecimento e te faz ser visto como um especialista.

Para entender melhor os benefícios de se compartilhar conhecimento online, eu fui conversar com o Ben. Super solícito e simpático, ele me respondeu três perguntas sobre como seu canal tem afetado sua carreira. É o que vou compartilhar com vocês neste artigo.

Porque você decidiu iniciar um canal no Youtube e compartilhar suas técnicas com o público?

Ben: Eu decidi iniciar o canal como uma forma de adquirir mais experiência apresentando meu trabalho e para construir uma audiência de pessoas interessadas em motion design. Também via isso como uma publicidade para o meu próprio trabalho e para que clientes me notassem e quisessem me contratar.

Eu descobri o estilo que eu mais gosto de fazer e que tem mais minha personalidade, mas que, muitas vezes, eu evito. Porém, se estou na frente da câmera, produzindo um vídeo, acabo colocando um pouco da minha personalidade ali, inevitavelmente, e isso me torna mais seguro e confortável com este meu estilo.

Eu quero criar vídeos que eu teria adorado assistir a três anos atrás ou a uma semana atrás. Quero mostrar o meu verdadeiro workflow para criação dos trabalhos e expor pequenos segredos e técnicas que você as vezes não pensa em usar. Não falo sobre efeitos específicos, por exemplo, apesar de os vídeos terem títulos como “obtenha o efeito tal”. Na verdade, é apenas uma isca para que as pessoas cliquem.

Tutorial de texturas e mattes

Quais foram os resultados que o seu canal te trouxe até agora?

Ben: Até agora eu tive uma resposta muito positiva das pessoas. A audiência está crescendo bastante e eu tenho recebido muitos comentários amáveis de pessoas da indústria que eu realmente admiro.

Eu também não esperava que eu ia curtir tanto fazer isso. Saber o que fazer no próximo vídeo é um desafio, mas é bem recompensador quando está pronto. É muito bom ter um vídeo para enviar para as pessoas quando alguém me pergunta “como você fez aquele grain effect?”.

Eu também gosto de ter uma deadline semanal. Não é exatamente confortável, mas isso me motiva a criar uma meta pública toda semana e me faz sentir obrigado a estar sempre produzindo algo novo. Isso me tornou mais consciente do tempo que eu perco fazendo coisas sem importância durante o trabalho. Se eu não tivesse estes prazos tão curtos, talvez eu não produziria tanto.

Looping BG Tutorial

Você acha que isso pode trazer retorno financeiro para as pessoas?

O retorno financeiro dos anúncios do Youtube é muito pequeno, a não ser que você tenha um número muito muito grande de visualizações e de tempo assistido. Dificilmente estes ganhos vão superar os custos de produção, mesmo para os maiores produtores de vídeo na área de design e animação. A maioria dos criadores de conteúdo para o Youtube ganham dinheiro através de parcerias, patrocínios, programas de afiliados, merchandising, etc.

Ter várias fontes de renda diferentes é meu objetivo. Espero que tornando meu trabalho mais visível, eu atraia clientes para projetos que têm mais o meu perfil e que eu gosto mais de fazer. No momento, os meus clientes como freelancer é que financiam o tempo que eu gasto produzindo conteúdo. Eu não espero que isso mude tão cedo, mas espero que pouco a pouco eu consiga equilibrar mais as coisas e ter mais dinheiro vindo do canal.

Todos têm algo a ensinar. Ensinar na internet fortalece a comunidade e te traz muito reconhecimento. Ben, por exemplo, foi chamado recentemente para participar de uma live da Adobe muito legal!

Não deixe de se inscrever no canal do Ben Marriott e o siga @ben_marriott_ no Instagram para tutoriais incríveis e fora da caixa. A imagem de capa deste artigo é de um de seus trabalhos.

Comentários

comments