Ideias para 2021

Não sei pra vocês, mas ano novo, pra mim, é sinônimo de motivação! E como sempre, eu reflito bastante sobre as coisas que fiz no ano anterior para planejar “os próximos passos”.

Estas são três reflexões sobre as direções que eu quero tomar nesse ano de 2021. Apesar de serem bastante pessoais, existem alguns insights que eu gostaria de compartilhar e que podem ajudar muita gente. Vamos a elas.

A melhor forma de fazer projetos pessoais

Se projetos pessoais não fizeram parte do seu ano de 2020, você precisa incluí-los em 2021! Essa é a melhor forma de desenvolver nossas principais habilidades sem as limitações que projetos comerciais impõem.

Recentemente me perguntaram se era melhor criar projetos mais longos e complexos ou pequenos projetos de alguns segundos de animação. Pra mim, a resposta é muito simples: é super difícil se manter focado e motivado durante um projeto muito grande e as chances de procrastinação são muito maiores. É muito melhor você fazer projetos curtos em que você pode ver o resultado de uma forma mais imediata e compartilhar com o mundo. Tenho feito isso e em 2020 postei vários estudos curtos que fazia enquanto estudava animação frame a frame.

Porém, esse ano eu queria tentar unir o melhor dos dois mundos! Apesar de projetos curtinhos serem mais fáceis de terminar, projetos maiores podem gerar belas apresentações no Behance que chamam muito mais atenção de possíveis clientes. Então, minha intenção este ano é criar uma animação grande mas que seja formada de vários pedacinhos pequenos que eu possa ir postando durante o ano. Assim vou estar sempre ativo e gerando conteúdo para minha rede social e, no final de algum tempo, terei um projeto maior para compartilhar!

Renda passiva

Esta ideia tem sido implantada na minha cabeça a um tempo pelo Jack do 2 Dead Frog (@2deadfrog). Se você ainda não o segue, faça esse favor a si próprio!

A pergunta é: quanto do seu dinheiro é gerado pelo seu tempo ativo trabalhando? Hoje minha resposta é 100%. Acontece que existem dezenas de alternativas para se vender produtos digitais de animação e gerar uma renda passiva. Cair dinheiro na sua conta enquanto você está dormindo!

A princípio tenho algumas ideias de animações para vender no Videohive e também quero experimentar criar ilustrações para cadastrar no Shutterstock! Quem sabe isso pode gerar uma renda extra significativa, que não tenha prazo de validade e que me torne menos dependente do meu próprio tempo para gerar dinheiro.

Foco em uma só técnica

Demorou um bom tempo pra eu decidir qual área, dentro do motion, eu queria seguir com maior afinco. E hoje sinto que estou me dando bem com a animação quadro a quadro. Me divirto! “Clean up” é uma etapa super relaxante pra mim e, o melhor, não preciso de um super processamento e softwares tão caros como seria o caso se eu decidisse me dedicar ao 3D!

Então, meu terceiro objetivo esse ano é aplicar essa técnica em tudo e sempre que eu puder. Usar da animação frame a frame nos projetos pessoais e nos futuros trabalhos que pretendo vender no Videohive ou em outras plataformas. E claro, preciso segurar a vontade que às vezes aparece de fazer algum projeto em 3D.

Compartilhe também nos comentários quais são seus planos e objetivos para esse ano!

Comentários

comments