Motion e oportunidade

Este artigo é sobre como o nosso melhor projeto depende da oportunidade de fazê-lo. Já explico!

Eu penso que ninguém sabe bem do que é capaz até por a mão na massa e executar. Isso significa que um projeto com um briefing real é o que nos dá a oportunidade de expressar nossas maiores capacidades.

É como fazer uma pergunta pela primeira vez para alguém que nunca a respondeu. A resposta só vai existir depois de perguntado. Da mesma forma, o nosso melhor projeto só vai existir se houver uma demanda possibilitando que ele exista.

Recentemente eu participei de um projeto de animação de capas de um disco. Me pediram para enviar três capas que eu gostaria de animar e eles iriam selecionar uma delas. Já estava com uma ideia bem clara de animar a capa do disco clássico do Notorious Big, Ready to Die. Mas como precisava enviar três opções, coloquei essa em primeiro lugar e mandei junto com outras duas.

Eles escolheram a capa que eu menos tinha ideia de como animar. No final, eu acabei criando uma animação que eu não esperava. O resultado foi mais surpreendente do que se eu tivesse feito aquilo que já estava na minha cabeça quando eu entrei no projeto.

Quando criamos um projeto pessoal, fazemos o que gostamos mais de fazer. Uma demanda real não é assim. Fazemos o que precisa ser feito. E é aí que as coisas surpreendentes surgem.

É normal que os seus melhores projetos em um certo momento da carreira sejam os pessoais. Eu acredito que os meus melhores, atualmente, são. Mas isso é porque as possibilidades reais de fazermos projetos incríveis para clientes são raras. Não quer dizer que você não possa fazer um vídeo de varejo incrível. Mas o que a maioria dos clientes precisa é o “arroz com feijão”, e eles nem sempre têm grana e prazo para produzir algo realmente incrível.

A questão da oportunidade é especialmente importante para quem está começando. Ter a chance de executar um projeto real pode mostrar pro próprio motion designer do que ele é capaz. E provavelmente ele vai se surpreender com a própria capacidade.

Como tudo na vida, o difícil é começar. Quanto melhor seu portfólio, maiores as chances de você ter a oportunidade de fazer projetos legais. Mas a verdade é que a união de um briefing legal, um bom orçamento e um prazo confortável são bem raras no início da carreira. O mais comum são projetos clichês e com prazos curtíssimos.

Ter a oportunidade de trabalhar em uma equipe grande e com vários profissionais bons é valiosíssima também! É só olhar a ficha técnica dos seus projetos de motion favoritos. Quantas pessoas trabalham para criar uma animação incrível? Normalmente, várias! Fazer parte de uma equipe pode te dar a oportunidade de se concentrar em só um pequeno pedaço da animação, e isso é uma baita chance de fazer o melhor que conseguir.

A nossa carreira acaba se resumindo a uma busca constante por oportunidades. Oportunidade de ser melhor, de fazer o melhor trabalho e de ter um melhor portfólio. É claro, podemos criar nossas próprias oportunidades e fazer nós mesmos o trabalho que sonhamos. Mas nada substitui as limitações que um projeto comercial vai te oferecer. São elas que vão te desafiar a ser melhor do que você acha que é.

Comentários

comments