fbpx

Sendo mais produtivo no Home Office

Com o apocalipse se aproximando graças ao COVID-19, o trabalho remoto está sendo uma alternativa para a grande maioria das agências, estúdios e produtoras. Aqui vão as minhas dicas, baseadas na minha experiência de mais de dois anos trabalhando em casa, sobre como ser mais produtivo no Home Office.

Comece o dia tendo uma lista de afazeres

A procrastinação começa quando não se tem clareza sobre qual trabalho fazer primeiro. Ter uma lista clara de afazeres, em ordem de prioridades, vai te poupar daquela sensação de não saber por onde começar e também cria uma meta clara do dia. Daí, no final do dia, você vai saber se conseguiu concluir tudo que planejou e, em caso positivo, pode comemorar com uma cerveja.

Mesa de trabalho organizada

Parece que não, mas quando seu entorno está bagunçado, sua mente também fica. Se você está em um ambiente limpo e livre de distrações visuais, seu cérebro vai ter mais clareza e facilidade de se concentrar nas tarefas.

Nosso processo criativo as vezes é caótico e é comum ter papéis e rascunhos espalhados pela mesa. Tente ter no seu entorno somente o que é essencial pro que você estiver fazendo no momento.

Trabalhar no seu quarto não é a melhor opção

Eu trabalho no meu quarto, pois é o lugar onde posso encontrar a maior tranquilidade dentro da minha casa – já que não moro sozinho. Mas está claro para mim de que esta não é a melhor opção.

O quarto é meu ambiente de descanso e, trabalhando aqui, sinto que existe um conflito bem grande entre o momento de focar no serviço e o momento de descansar. O nosso corpo e nossa mente acaba misturando o trabalho e o descanso e, com isso, é mais fácil ficar disperso e querer dar uma relaxada durante o expediente.

Se você tem outro cômodo tranquilo e confortável na sua casa, use este espaço para trabalhar. Quando você tem um ambiente de trabalho diferente do ambiente de descanso, seu cérebro vai entender com mais facilidade: “se estou aqui, tenho que trabalhar” e “se estou aqui, posso descansar”.

Deixe o celular longe

Esta dica não vale só para quem trabalha em casa. O celular é sempre uma grande distração.

Mesmo que você não olhe as mensagens que chegam naquele momento, o simples fato de ouvir o barulhinho da notificação já vai te distrair por alguns segundos. Essa distração pode parecer pequena, mas quando entramos em um estado de flow no trabalho – quando estamos mais produtivos e não vemos o tempo passar – qualquer coisa que chame nossa atenção pode nos tirar deste estado e podemos demorar bastante tempo para retornar a ele.

Ouça podcasts

Se você está acostumado a trabalhar em um escritório barulhento e cheio de vida, pode se sentir desconfortável na solidão e no silêncio do Home Office. A melhor dica para isso é escutar podcasts sobre assuntos que te interessam.

Já faz muito tempo que eu não trabalho ouvindo música. Gosto de ouvir discussões, entrevistas e sempre acho que isso melhora minha concentração, aumenta meu prazer em trabalhar e, claro, sempre aprendo alguma coisa nova! Não posso deixar de recomendar os podcasts e as lives do Layer Lemonade. Elas vão te proporcionar algumas horinhas de um bate-papo legal sobre Motion Design e animação!

Tem mais alguma dica que te ajuda a ter mais produtividade trabalhando em casa? Compartilha com a gente nos comentários!

Se cuide e não se esqueça de lavar as mãos!

A capa deste artigo é do projeto Data Detox – FireFox de Jiaqi Wang.

Comentários

comments