Keyframer: a ferramenta de IA para animação da Apple

Nessa quarta feira (14), a Apple revelou o Keyframer, uma ferramenta de IA que permite criar animações 2D com apenas alguns textos.

O modelo deixa os usuários a fazer um upload de um arquivo SVG (gráficos de vetor) e utiliza o ChatGPT 4 como base.

O seu grande diferencial é a possibilidade de editar o resultado da animação, permitindo o refinamento dos resultados e a adição de mais prompts.

O estudo da IA nas animações

A empresa lançou um relatório de pesquisa de 31 páginas, que mostra em detalhes um estudo intitulado “Keyframer: Empoderando o Design de Animação Usando Large Language Models”. Para saber mais sobre o estudo, confira o PDF clicando aqui.

Os pesquisadores realizaram o estudo por meio de testes com 13 participantes que possuíam diferentes níveis de experiência em programação e animação.

Durante o estudo, os participantes receberam 90 minutos para utilizar o Keyframer e animar duas ilustrações, com a liberdade de decidir o que desejavam fazer. Os pesquisadores observaram algumas questões:

  • Quais estratégias de design os usuarários adotaram para solicitar as animações?
  • Como que o Keyframer suporta a iteração nas animações?

De acordo com os pesquisadores, os participantes foram solicitados a considerar outras perguntas. 

  • Você acha que descobriu alguma estratégia de prompt que parecia funcionar melhor?
  • Existem outros recursos que você gostaria que essa ferramenta pudesse fazer?
  • Você imagina usando esse tipo de tecnologia pra animação no futuro?

Opiniões  dos usuários

O único motion designer entre os participantes ficou impressionado pela ferramenta, mas também apresentou algumas preocupações sobre o impacto que o Keyframer poderia ter em sua carreira.

“Parte de mim está um pouco preocupado sobre como essas ferramentas poderão substituir empregos, porque o potencial é enorme.  Mas acho que aprender sobre elas e incorporá-las ao trabalho como animador, é apenas mais uma ferramente em nosso conjunto de habilidades”

Já, um gerente de produto que participou do teste disse: “Acho que isso foi muito mais rápido do que muitas coisas que já fiz… Acredito que fazer algo assim anteriormente teria levado horas para ser concluído”.

Um engenheiro do grupo acrescentou: “Isso é simplesmente mágico, porque eu não teria esperança de fazer essas animações manualmente… Eu aharia muito difícil até mesmo saber por onde começar sem essa ferramenta” .

Por enquanto a ferramenta ainda está em testes na comunidade acadêmica.

Fonte: Cartoon Brew

Comentários

comments