fbpx

Retrospectiva Layer Lemonade 2018

O ano está quase terminando e ninguém aguenta mais escutar aquela musiquinha xarope “Então é Natal”, da década de 1990, que todo fim de ano toca em todo lugar até a exaustão! Como correr para as montanhas não é uma opção, é melhor aceitar, entrar no clima e chegar junto aqui do Layer Lemonade, porque está na hora de responder ao trecho “… e o que você fez?” dessa peculiar música sazonal.

Falar sobre o ano de 2018 do Layer Lemonade é, sem dúvida, remeter a muito trabalho e aprendizado. Mas não adiantaria se jogar de cabeça nessa ralação sem contar com a presença e participação ativa da comunidade que lê, critica, assiste, compartilha, ou de alguma forma faz parte desse processo junto conosco. É sério, isso é fundamental, portanto já quero deixar registrado o agradecimento do fundo dos nossos coraçõezinhos.

Durante o ano, realizamos três edições do nosso curso online Motion Design Essencial. Idealizado pelo motion designer, diretor de arte e criador do blog Layer Lemonade, Dhyan Shanasa, o curso abarca um conteúdo tanto para motion designers iniciantes, quanto experientes, em que os alunos têm um treinamento completo, prático e teórico, com os dois dos principais softwares da área: After Effects e Cinema 4D. Também foi a estreia do nosso segundo curso 100% online Character Animation Expert, em que Nathália Okimoto apresenta um conteúdo voltado exclusivamente para a animação de personagens, englobando conceitos essenciais como os 12 princípios da animação, rigging, walkcycle, expressões faciais e muito mais. Foi uma jornada instigante para um número surpreendente de motion designers de todo o Brasil.

Mas nem só de cursos se fez essa limonada, por isso, vamos contar essa história em partes… limão por limão.

Em 2018, não paramos de escrever!

Manter a relevância e periodicidade dos nossos 229 artigos publicados em 2018 foi, diga-se de passagem, um desafio e tanto. Somos um blog especializado em Motion Design, com um público restrito, e apesar de todas as atenções voltadas para a copa do mundo e eleições, neste ano conseguimos ampliar o número de visitantes em 100%, o que representa em torno de 50 mil visitas por mês. Isso mostra um sinal de que estamos no caminho certo, ao produzir matérias inspiradoras, com entrevistas, reflexões e tudo o que há de novo no mundo do Motion.

O time de redatores ganhou o reforço de três novos integrantes: o potiguar Rafael Arame (euzinho da silva), e os mineiros Matheus Galvão e Guilherme Jorge Porto. Todos com sangue nos olhos, ávidos por trazer o melhor conteúdo possível e, do mesmo modo, dispostos a bater uma prosa sobre o que nós mais amamos: animação, claro!

Por falar em “melhor possível”, o Layer Lemonade marcou presença no Anymotion, um dos mais importantes eventos de Motion Design da América do Sul. Pra você que não pôde comparecer, nosso redator Guilherme Jorge Porto preparou um material especial com suas impressões e o que aprendeu no evento. Confira no link abaixo:

O que aprendi no Anymotion 2018

Obviamente tivemos muitos outros artigos publicados no Layer que tiveram destaque entre os leitores. Por isso, aqui vai uma listinha dos 10 artigos mais lidos de 2018:

 – Roteiro: os problemas mais comuns em vídeos explicativos

O roteiro é o coração de qualquer peça publicitária, filme ou série. Diante da importância e delicadeza de se produzir um bom roteiro, listamos os principais gargalos e problemas na hora de se produzir um roteiro para vídeos explicativos.

 

 – O segredo do bom design: contraste

Todo layout, estático ou não, tem uma função: guiar o olhar do espectador pelos elementos visuais que são apresentados. E pra isso, é preciso que haja hierarquia, que, por sua vez, só é atingida através do contraste entre as coisas.

 

 – Iniciação ao mundo das Expressões do After Effects

O canal no YouTube Animoplex lançou uma série muito interessante intitulada World of Expression, onde através de 27 episódios rápidos explora o que são expressões, quando você deve usá-las e como começar a utilizá-las em seu trabalho.

 

 – Pare tudo e assista Awaken Akira, um tributo criado por Ash Thorp

Ash Thorp reuniu um conjunto de artistas pra criar um tributo chamado “Akira Awaken”, que nada mais é que um tipo de trailer contendo várias cenas do filme original Akira, criado por Katsuhiro Otomo, mas refeitas em CGi.

 

 – As diferenças entre 1D-LUT e 3D-LUT

Os LUTs (Look Up Tables) já invadiram o processo de produção e pós-produção de qualquer obra audiovisual, portanto este é o melhor momento para entender de vez o que são LUTs e sua empregabilidade. A primeira coisa que se deve saber é que, aprender sobre LUTs, exigirá mais de conhecimento matemático do que criativo.

 – Motion Blur: Quando e como usar?

Muitos motion designers não curtem a ideia de usar Motion Blur em seus projetos, alguns até dizem que o Motion Blur NUNCA deveria ser usado. Aqui vamos acompanhar alguns exemplos em que o motion blur pode ou não ser benéfico.

 

– 5 Dicas básicas para editar vídeos de forma rápida e eficiente

Há mil maneiras pelas quais você pode atrapalhar seu fluxo de trabalho e tornar a edição de vídeos algo mais difícil do que realmente é – principalmente por conta da desorganização ou técnicas ineficientes. Entretanto, há algumas dicas que farão com que seu fluxo de trabalho dupliquem ou até tripliquem em eficiência.

 – As transições em Motion Graphics e suas facetas

A transição desempenha um papel vital no Motion Design, pois é amplamente usada para tornar a narrativa fluente e natural. Há uma enorme variedade de transições em Motion Graphics 2D, por isso resumimos os conceitos em 4 tipos e alguns subgrupos.

 

 – Auto-foco: Nicolas Dufresne

Se você é um usuário de After Effects, com certeza já se deparou com Nicolas Dufresne em sua timeline. Mais conhecido como “Duduf”, Dufresne foi quem desenvolvou o Duik, um plugin gratuito, acredite, que facilita sua vida na hora de trabalhar com Rigs dentro do After Effects. Dufresne também é diretor e animador e é o fundador da Rainbox.

 – Menos é mais: dicas simples para animar tipografia no after effects

Existem muitas maneiras de animar texto 2D. É simples. Você pega a ferramenta de Texto, digita seu texto e anima. Certo? A verdade é que isso funcionará para poucos casos, pois quando o projeto cobrar um layout mais bem feito, a escolha pela tipografia correta pode ser algo muito cansativo.

MIND GAME – Collab Project

Em setembro deste ano, lançamos nosso terceiro projeto colaborativo, intitulado Mind Game. A ideia foi basicamente cada um dos 15 participantes criar uma animação de cinco segundos dentro do tema que dá nome ao projeto, mas sem conexão entre si, nem uma direção de arte previamente estabelecida.

Vale lembrar que Love Machine, o segundo projeto colaborativo organizado pelo Layer Lemonade, foi selecionado para a edição 2018/2019 do ArtFutura, um festival que acontece desde 1990 em várias cidades ao redor do mundo, e é definido como um “festival de cultura digital e criatividade”. Veja mais detalhes aqui.

O Layer no Youtube

Em nosso canal, trouxemos conteúdo novo semanalmente, chegando a mais de 70 vídeos publicados, sempre pensando em transmitir conhecimento, com o cuidado de não se engessar numa só configuração. Por isso investimos pesado nos formatos Insights, em que Dhyan Shanasa apresenta, cara a cara e sem rodeios, reflexões sobre tudo o que envolve Motion; Tutoriais, com aulas exclusivas, que mostram o passo a passo entre técnicas simples e avançadas, sempre em conexão com as tendências da nossa área; Podcasts, pra dar uma relaxada no rigor dos estudos, convidando motion designers que atuam no Brasil e no exterior para uma conversa descontraída sobre suas vidas profissionais e tudo mais onde um bate-papo pode levar; e Lives, em que abrimos espaço para a comunidade do Motion entrar num debate ao vivo com convidados especiais.

Não perca tempo e inscreva-se em nosso canal!

E para nossa alegria, cravamos a marca de 10.000 inscritos em 2018! Agora são mais de 10.000 profissionais do Design, principalmente motion designers, que buscam conhecimento em nosso canal e que fazem questão de serem os primeiros a conferir nossas novidades.

Motion Design Manifesto

Entre 13 e 19 de agosto, promovemos um ciclo online e 100% gratuito de palestras especiais com a finalidade de aprofundar o debate sobre temas relevantes da animação. O Motion Design Manifesto compreendeu não só assuntos técnicos e diretamente ligados ao Motion, mas também princípios do design, gerenciamento de tempo e como desenvolver grandes projetos autorais.
Para dar o pontapé inicial, ninguém melhor que o motion designer e freelancer internacional, Aleksander Saharovsky, com sua palestra “Como dominar animação”; seguido da motion graphics designer, Gabi Vallu, numa verdadeira aula com o tema “A importância do Design no Motion”; na sequência, Dhyan Shanasa arrematou todos os demônios da procrastinação numa reflexão profunda sobre foco e determinação no trabalho, com a palestra “Ser produtivo sem ser destrutivo”; e por fim, com o tema “Desenvolvendo animações autorais”, os irmãos e fundadores do Província Studio, Iuri Araújo e Guilherme Araújo, ampliaram os horizontes da galera em relação a projetos autoriais, relatando suas experiências com os seus vários curtas premiados internacionalmente e até projetos de games.

Perdeu o primeiro Motion Design Manifesto? Que vacilo, hein? Mas fica de boa, que agora em dezembro ficou disponível na íntegra a palestra “A importância do Design no Motion”. Quem sabe as demais palestras não terão o mesmo caminho… quem sabe! Por isso é bom sempre reforçar: inscreva-se no canal do Layer!

Quem quer uma segunda edição do Motion Design Manifesto, levante a mão!

Layer Lemonade On The Road

Estreamos também em 2018, com muito orgulho, nossa websérie original Layer Lemonade On the Road, em que pegamos a estrada e fomos ao encontro de diversos estúdios e artistas para bater um papo sob a ótica de nossas lentes. Tudo regado a muito café e limonada, claro! O resultado disso foi uma imersão na essência e filosofia desses que fazem a roda do Motion girar aqui no Brasil. A primeira temporada ainda está em vigor, já com três episódios lançados, mas ainda tem muita coisa por vir, então fique atento!

Episódio 1 – De publicitário a Zombie

Estreando a websérie, fomos até a Zombie, um estúdio com base em São Paulo, atuante na área de animação e print, que abriu as portas para o Layer Lemonade dar um passeio por suas instalações, conhecer seu processo e, claro, bater um ótimo papo sobre nossa área.

Episório 2 – Animação fora da caixa

Visitamos a galera da Acaca, estúdio premiado que possui uma assinatura visual inconfundível. Em um bate papo descontraído, os quatro integrantes do estúdio contam um pouco sobre seu processo criativo, seus anseios e como é atuar no mercado de animação e Motion Design brasileiro.

Episódio 3 – Anime como uma garota

O Garotas do Motion é um grupo/site que tem por intuito divulgar, unir e ajudar as mulheres que trabalham nesse meio que, infelizmente, é tão masculino. Representado por Rafaella Pioto, Cristianne Ly e Nathalia Okimoto, nós batemos um papo edificante sobre o universo feminino no Motion.

Os 5 vídeos mais visualizados em nosso canal

De todos os vídeos publicados em 2018, não poderíamos deixar de destacar esses que foram os que mais repercutiram:

 – LIQUID MOTION NO AFTER EFFECTS – TUTORIAL 

O vídeo que ganha em número de acessos é o tutorial em que Dhyan Shanasa mostra como criar Liquid Motion utilizando apenas ferramentas nativas do After Effects. É uma técnica relativamente simples, se levarmos em consideração o ótimo resultado. Se você ainda não assistiu, vale a pena conferir essa joia!

 – INTRODUÇÃO AO DUIK BASSEL – TUTORIAL 

O famigerado DUIK – script gratuito que reúne um abrangente número de ferramentas para animação procedural no After Effects – ganhou sua atualização em junho desse ano e nós não podíamos deixar de falar sobre tantas novidades. Guilherme Nau é o porta-voz que destrincha as principais funções dessa versão, que recebeu o nome de DUIK Bassel.

– DICAS DE ANIMAÇÃO DE PERSONAGENS NO AFTER 

Uma coisa que não dá pra negar é o fato de que a animação de personagem está sempre em evidência no mundo do Motion. Não é à toa que o terceiro lugar dessa lista está inserido diretamente nesse universo. Dessa vez, Guilherme Nau mostra detalhes da técnica que utiliza para animar expressões corporais e faciais em personagens no After Effects.

– PLUG-INS & SCRIPTS ESSENCIAIS PARA MOTION 

Para quem acompanha o trabalho de Dhyan Shanasa, sabe que ele não é um dos maiores incentivadores do uso de Scripts e Plugins, principalmente para profissionais que estão iniciando seus estudos. Mas calma, jovem, não é pra tanto! Na terceira edição da web série Jornada Motion Designer, Dhyan levanta uma lista com os Scripts e Plugins de After Effects considerados por ele essenciais, apontando características e curiosidades.

– DUIK BASSEL: APROFUNDANDO EM FERRAMENTAS EXTRAS 

Um vídeo foi pouco, então toma dois! Dando seguimento à série de tutoriais que abordam a atualização do DUIK Bassel, Guilherme Nau retorna com mais um overview das ferramentas extras desse script.

Estão prontos para 2019?!

Não poderia encerrar essa retrospectiva sem antes afirmar que, para 2019, vocês não perdem por esperar! Mas por enquanto, o que a gente pode adiantar é que estaremos de casa nova, porque o blog do Layer Lemonade vai ganhar um novo layout; teremos também o lançamento do novo projeto colaborativo, Akira Overdrive (e eu posso afirmar que está ficando animal!); novas turmas serão lançadas para os cursos do Layer Lemonade, e, em se tratando de novos cursos, vou deixar duas pistas do que está por vir e sair correndo: “Design 4 Motion” e “Frame-a-Frame”. Que 2019 seja um ano de muito crescimento e aprendizado para todos nós. Tenham todos um ótimo Ano Novo.

 

Comentários

comments