Uma senha sera enviada para seu e-mail

8 caminhos possíveis para obter mais clientes

Obter mais clientes é tarefa árdua e que requer empenho. Não existem caminhos e respostas fáceis para esta pergunta: “o que devo fazer para ter mais clientes?” Portanto, antes de mais nada, comecemos com uma frase que deve ser um mantra pra você de agora em diante: as pessoas contratam quem sabem, de quem gostam e em quem confiam. Então, hora de se tornar conhecido.

(Imagem de capa retirada do blog hightail e feita por Luke Bott)

Mostre-se para os outros

1. Tenha um site.

Imagem retirada do site do studio Caramel Budgie

a – Mostre claramente o que você faz dentro de seu site. Verifique se o site é responsivo e evite qualquer coisa que diminua a velocidade ou prejudique a capacidade de alguém navegar em seu site. Isso inclui: efeitos de paralaxe, animações complicadas ou interfaces não convencionais.

b – Outro ponto importante é ter um menu simples sem muita firula, como por exemplo: trabalho, sobre, contato.

c – A tipografia, pois ela deve ser simples e neutra bem como a quantidade de de cores que você usa.

d – Aqui vai a cereja do bolo: uma logo simples. Caso você ainda não tenha uma (no caso de freelancers), um bom conselho seria: digite seu nome em Helvetica Bold usando letras maiúsculas e minúsculas.

e – Preocupe-se com o SEO de seu site: Nomeie as imagens em seu site com nomes descritivos. “Untitled” ou “Final_final_03” não contam como descritivo. Em vez disso, tente “Los-Angles-Design-Branding-Anime-Expo”. Basicamente, ajude o Google a classificar as imagens para que, se alguém pesquisar por você, elas possam localizá-lo.

2. Atualize seu perfil no LinkedIn.

Muitos Motion Designers e Animadores não usam o LinkedIn de forma profissional ou até mesmo nem possuem conta nesta rede social. Isso é perfeitamente compreensível, pois, no Brasil, apenas o mundo corporativo usa o LinkedIn com maior engajamento. Entretanto, é importante lembrar que animação é uma linguagem universal , e que o LinkedIn é bastante usado na gringa. Ou seja, ter um perfil confiável e atualizado nesta rede poderá lhe trazer contatos internacionais, bem como trabalhos em moedas mais atraentes que o real.

a – Comece com uma foto tirada profissionalmente. Mantenha-a simples (pano de fundo branco, cinza ou preto). Vale a pena investir, pois você poderá usar isso em outro lugar. Pergunte a si mesmo, eu poderia me contratar com base nessa foto?

Eu mergulharia mais fundo no perfil dessas pessoas? Eles parecem profissionais, credíveis e amigáveis? É alguém em quem posso confiar com o meu dinheiro?

b – Escreva um título cativante em vez de um cargo. Concentre-se no benefício do usuário / cliente versus descrever o que você faz. O que você faz por eles? Um exemplo poderia ser “Eu ajudo pequenas marcas a se parecerem com grandes marcas”.

Atualize sua educação, histórico de trabalho, prêmios e elogios. Receba alguns depoimentos bem escritos, mas sinceros.

3. Entre no Behance e Vimeo.

Boas práticas e profissionalismo em redes sociais podem ser uma ótima forma de ser conhecido por colegas e clientes. Para as duas plataformas em questão, seguem as seguintes dicas:

a – Ter 3-5 estudos de caso aprofundados de excelente trabalho.

b- Certifique-se de que estejam com hashtags de forma adequada para garantir que outras pessoas o encontrem.

c- Mantenha a fotografia ou mock-ups simples para fazer seu trabalho brilhar.

d – Quando apropriado, documente o processo criativo. Ponha tempo e energia no design de todos os componentes para que pareça tão atraente (e caro) quanto possível.

e – Olhe para o seu trabalho através das lentes de um cliente em potencial. Isso os empolgariam? O pensamento está claro? Sua tipografia é excelente?

Não tem certeza sobre o impacto do Behance em suas oportunidades de vendas?

Assista a este vídeo com o fundador da Farm Design, Aaron Atchison.

4. Peça referências.

imagem retirada do blog da hotmart

a – Entre em contato com clientes atuais e antigos e peça uma indicação. Diga-lhes que você está expandindo sua empresa e que tem capacidade para trabalhar mais, que gostaria de receber referências ou recomendações para qualquer pessoa que pudesse usar seus serviços.

b- Se eles conhecem alguém, ofereça-se para contatá-los diretamente, em vez de deixá-lo em suas mãos para seguir adiante. As pessoas estão ocupadas, afinal, e você não quer adicionar nenhum trabalho adicional ao prato.

c – Por que você diria isso? Um, é divertido compartilhar notícias excitantes. Dois, eles não se preocuparão em compartilhar você desde que você está aumentando o seu time. Alguns clientes realmente se preocupam com a possibilidade de você não estar mais disponível ou com o fato de que você ficará mais caro. Você pode discursar dizendo: “Sim, nossos orçamentos estão subindo, mas com clientes de longa data podemos ver um meio termo.

d – Por último, as pessoas nem sempre pensam em encaminhá-lo. Não é apenas uma questão de mente. Então, se você quer algo, você tem que estar disposto a pedir por isso.

5. É antiquado, mas tenha um cartão de visitas

imagem via original mockups

a – Mantenha-o simples e de bom gosto.

b- Certifique-se de dizer o que você faz e que suas informações de contato são legíveis.

c – Fora isso, evite usar fotografia adicional ou artes vetoriais carregadas. É um cartão de nome e não um outdoor.

d – Use de 1 a 2 tipografias no máximo.

e – Quando estiver fazendo um social e tem a oportunidade de conhecer um cliente em potencial, não forneça seu cartão. Em vez disso, peça o deles. Diga: “Eu adoraria acompanhar seu trabalho após esse evento. Você tem um cartão? ”Quando eles derem o seu cartão, dê-lhes o seu.

É mais importante obter as informações de contato deles do que dar a eles o seu. Desta forma, você pode tomar a inciativa de ir atrás daquela pessoa ou empresa em vez de esperá-la dar o primeiro passo.

6. Junte-se a comunidades 

Imagem por Fuchsia MacAree

a – Seja ativo em ambos os grupos sociais (Facebook, slack, dribble ou até mesmo LinkedIn) e organizações comerciais. .

b – Construa relacionamento com pessoas sem tentar vender. Saiba mais sobre quem são, objetivos e desafios. As pessoas com as quais você forma um relacionamento genuíno se tornarão seu melhor recurso para leads, pessoas e recursos. Esta é uma atividade de longo prazo que não parece ser útil ou produtiva a curto prazo.

c – Se estiver on-line, poste artigos relevantes. Se o encontro for pessoalmente, ofereça ajuda. Faça o que fizer, faça um investimento na comunidade a qual você pertence.

d – Organize projetos colaborativos, interaja com outros profissionais sem o peso de um trabalho convencional.

7. Invista em uma boa câmera de lente intercambiável (ILC ou DSLR) e comece a tirar fotos.

Foto feita por Ash Thorp e postada em seu instagram

Tire fotos de tudo que você faz, lugares onde você vai e coisas que você vê. Por que comprar uma câmera?

Um, seu olho ficará muito mais consciente da composição, cor e iluminação.

Dois, você aprenderá uma nova habilidade.

Três, você estará motivado para visitar novos lugares e fazer coisas interessantes.

Quatro, você começará a aprender o valor de ter uma fotografia bonita e o quão poderosa uma única imagem pode ser.

Cinco, suas postagens em mídias sociais parecerão muito mais interessantes.

Um ótimo exemplo é o Instagram do artista ASH THORP – CLIQUE E ACESSE!

(Leia também a entrevista que fizemos com ASH THORP – CLICANDO AQUI )

8 – Invista em marketing digital 

É real: o alcance orgânico morreu! Portanto, se você quer impactar um grande número de pessoas terá que reservar algum dinheiro para marketing em redes sociais ou até mesmo em buscadores. Então, siga alguns destes passos para tentar chegar em novos clientes e admiradores de seu trabalho:

a – Pesquise como os algoritmos de redes sociais distribuem suas postagens. Toda rede social tem uma lógica e funcionamento, portanto é importante que você leia bastante como os mesmos funcionam. Por exemplo, o Edge Rank é o algoritmo do facebook responsável por calcular quem, como e quando as pessoas receberão o que você postou. Existe vasto material gratuito na internet sobre este algoritmo, então, não custa nada se atualizar sobre como eles funcionam.

b- Estude ou contrate algum profissional que entenda de facebook e instagram ads. Encare o facebook e o Instagram como ferramentas de marketing e não redes sociais. Eles possuem uma infinidade de possibilidades de anúncios de forma acertiva. Então, é importante que você estude e entenda o máximo que puder sobre este assunto. Ao passo que, se puder pagar algum profissional de confiança, este poderá ser um grande diferencial.

c- Tome cuidado com suas postagens nas redes sociais. Parece bobo este conselho, mas muitos profissionais ignoram completamente a imagem que estão passando para outrem. Eu sei que pode parecer um pensamento um tanto quanto radical, mas é importante passar uma boa imagem. Lembre-se, não seus amigos que pagam sua conta, então poste para seus possíveis clientes, pensem no que eles gostariam de ver ou ler e seja proativo em suas redes sociais. Não passe muito tempo sem postar nada.

Bem, espero ter contribuído com algumas informações.

Este artigo é uma adaptação e tradução do original de Chris Do – The Futur: How to get more clients?

Veja também estas lives sobre mercado em nosso canal do Youtube:

Se você curtiu este artigo e tem mais sugestões sobre o assunto, coloque nos comentários, é importante pra gente te ouvir =D

 

 

Comentários

comments