fbpx

Animadores revelam seus salários no Twitter

Neste último final de semana, diante dos protestos contra o racismo que ocorreram no mundo todo, online e offline, surgiu um movimento no Twitter para revelar as disparidades de salário entre pessoas de diferentes cores e orientações sexuais.

Uma das primeiras hashtags que surgiram foram #PublishingPaidMe e #GameDevPaidMe, com as quais profissionais da indústria editorial e desenvolvedores de games, respectivamente, começaram a divulgar seus salários no decorrer dos últimos anos, indicando também a sua cor e orientação sexual.

E é claro, os animadores e motion designers não demoraram para entrar nessa. No domingo já começaram a surgir as tags #AnimationPaidMe e #MoGraphPaidMe em vários lugares do mundo: Estados Unidos, Canadá, México, Europa, Austrália, Ásia. O que revelou vários tipos de disparidades, inclusive entre regiões diferentes do globo.

O assunto é super polêmico, principalmente porque muitos estúdios desencorajam a divulgação de salários. A Sony Pictures Imageworks já chegou a advertir funcionários que a divulgação dos salários não era algo “profissional” a se fazer.

A verdade é que salário sempre foi um assunto tabu e é claro, não interessa às empresas que os funcionários saibam quanto seus colegas ganham. Até porque, possivelmente, pessoas que exercem a mesma função podem ter ganhos diferentes. Além dos estúdios, também pode ser delicado para profissionais freelancers divulgarem os valores que cobram (principalmente os que cobram por hora ou por diária), já que normalmente cobramos diferente para diferentes empresas.

É claro que o valor dos salários são extremamente relativos. Especialmente porque cidades diferentes possuem custos de vida diferentes. Um valor que pode ser considerado “bom” para alguém em uma cidade do norte do Brasil pode ser pouco para alguém que mora em São Paulo.

Me parece que quem pode tirar um enorme benefício desta iniciativa são os profissionais iniciantes ou que estão prestes a entrar no mercado e que, muitas vezes, não têm a menor ideia dos preços praticados.

O Layer Lemonade apóia essa iniciativa e aplaude os profissionais que estão compartilhando seus salários! É uma iniciativa que aumenta a transparência na nossa indústria e pode ajudar muita gente, principalmente iniciantes e minorias.

A galera da Cartunália está reunindo todas as informações da hashtag #AnimationPaidMeBrasil em uma planilha pra ficar mais fácil de acompanhar! Você pode ver a planilha clicando aqui!

Aqui estão alguns Tweets usando a Hashtag retirados do site Tweet247 hoje, dia 10 de Junho de 2020.

Este artigo teve como principal fonte o artigo do site Cartoon Brew sobre o assunto, mas não é uma simples tradução. Vale a pena a leitura do artigo original, em inglês!

Comentários

comments