fbpx

Instagram bate de frente com Youtube e cresce demanda por vídeos verticais

Aos que achavam que vídeos verticais eram uma moda passageira temos uma “má notícia”: O Instagram lançou no dia 20 de junho, o IGTV, uma nova plataforma voltada exclusivamente para vídeos. A Instagram TV tem recursos diferentes para contas verificadas e contas comuns da rede social. O foco dessa novidade são os usuários que já usam o Instagram como uma plataforma de criação de conteúdo.

Esta nova função pode ser usada dentro do app de fotos ou como um aplicativo separado, deve impactar a forma como assistimos a esse tipo de conteúdo na Internet. Com vídeos filmados apenas na vertical e com duração de até uma hora, a ferramenta parece ter vindo para bater de frente com o YouTube e até com televisão tradicional. Confira, a seguir, o que é e como funciona o novo IGTV.

IGTV é um aplicativo independente…

O IGTV é um aplicativo separado do app do Instagram. Já está disponível para dispositivos Android e iPhone (iOS) e pode ser baixado de graça. Ele também pode ser acessado mesmo sem baixar o aplicativo à parte: para isso, basta tocar sobre o ícone de televisão, ao lado do Instagram Direct, no canto superior direito da tela do celular.

O ícone deve estar disponível na interface a partir da nova atualização do Instagram, liberada na manhã de hoje (21). Veja neste tutorial como atualizar o Instagram.

…Mas com integração total

Apesar de independente, o IGTV tem integração total com o Instagram. As interfaces dos dois apps são parecidas: o IGTV usa a mesma paleta de cores e tem usabilidade semelhante, principalmente, nos comandos do Stories.

Além disso, a conta usada para entrar no IGTV é a mesma do Instagram, por isso, você segue imediatamente as mesmas pessoas na seção de vídeos do app. Sempre que há novos vídeos postados na plataforma, o usuário pode conferir a notificação pelo ícone de televisão próximo aos Stories.

O que isso munda no cenário de produção de vídeos e animações?

Bem, o que muda é que já podemos sentir a procura por este tipo de formato vindo de agências, clientes diretos, produtoras de vídeo e estúdios de animação e motion design. O formato vertical continua sendo duramente criticado, entretanto, já é uma realidade. Ao passo que, entendemos que isso dificulta a produção, além de gerar peças exclusivas apenas para uma mídia.

Apesar na novidade, agora é sentir se este tipo de formato e estratégia do Instagram veio para ficar com foi o caso do Youtube.

(Fonte usada na matéria: Techtudo – O que é o IGTV?)

 

Comentários

comments