5 Animadores diferentões e suas técnicas

Buscar inspirações nunca é demais. Por isso, nesse post selecionei 5 animadores bem diferentões que, mesmo saindo da “estética padrão” do mercado, tiveram seus nomes reconhecidos na indústria de animação.

Hiromu Oka

Técnica: Animação em Risografia

Ganhador do “The Motion Awards 2022”, Hiromu Oka transforma suas risografias em animação.  No processo, centenas de folhas são impressas e cortadas á mão uma por uma. Além disso, ele precisa realizar testes de impressão, papel, cor e tamanho.

Logo após imprimir, ele escaneia todas as páginas e importa para o PC, onde usa o After Effects, Illustrator e o Cinema 4D pra dar os toques finais.

Contudo, em alguns casos pra agilizar o processo, ele teve que criar shaders no AE pra simular a textura da risografia.

Impressora de Risografia. Via: Hiromu Oka
Folhas impressas em riso. Via: Hiromu Oka

Alistair Nicholls

Técnica: Stop Motion

O stop motion é uma técnica que permite experimentar o uso de muitas texturas e na maioria das vezes conta com personagens excêntricos. De fato são exatamente essas características que encontramos nos trabalhos de Alistair Nicholls. Suas animações possuem um estilo de vídeo antigo, com personagens estranhos, mas simpáticos em situaçãoes surreais.

Suas principais referências são o artista Jan Švankmajer  e o pintor René Magritte.

Via: smileatthemoon

Damo

Técnica: Animação 3D

Damo traz em suas animações o design de personagens super bizarros dentro de cenários alegres e coloridos. Além disso, sua principal fonte de inspiração são os sonhos estranhos que ela tem.

Ela cria todos os seus trabalhos de ilustração e animação usando programas 3D, numa estética de Stop Motion. É possível ver em seus trabalhos texturas como se fosse de massinha ou papel machê e até mesmo a marca de polegares no rosto de seus personagens.

Vewn

Técnica: Frame a Frame

Victoria Vincent, mais conhecida como Vewn possui um canal no youtube aonde ela posta as suas animações.

O que mais chama a atenção no seu trabalho é o uso de perspectivas exageradas e um estilo de arte muito próprio, bem como uma lineart mais “rabiscada” e cores vívidas em seus vídeos. Além disso, tudo acompanhado de um bom storytelling.

Via: Vewn

Lewis Osborn

Técnica: Animação 2D

Podemos ver nas animações de Lewis muitas cores vibrantes, formas geométricas, linhas finas e texturas granuladas. Tudo isso sempre acompanhado de uma carinha sorridente ou tristonha bem singular, bem como um ambiente retrô em loopings hipnóticos.

Via: Lewis Osborn
Via: Lewis Osborn

E pra completar as referências, vão dar uma olhadinha nos 5 estúdios de animação que vocês precisam conhecer!

Comentários

comments