7 dicas essenciais pra quem quer trabalhar em casa

Você quer ser freelancer e trabalhar em casa? Então se liga, que esta é uma decisão que precisa de determinados cuidados para se tornar possível.

Trabalhar com Motion Design e animação não é brincadeira. Nossa área exige foco e atenção, e essas são as bases para o sucesso criativo. Atualmente nosso mercado tem mudado bastante e muitas pessoas tem optado por trabalhar em casa, de uma forma mais autônoma. Vamos te dar 5 dicas fundamentais para você ser bem sucedido nessa empreitada de trabalhar home office.

Imagem relacionada

01- Tenha foco.

Não se engane, trabalhar em casa vai te exigir foco dobrado. Claro, em casa não teremos a pressão presencial de um chefe ou um ambiente controlado com regras e metas de rendimento. Certo? Errado. Trabalhar em casa não vai ser diferente de trabalhar numa empresa. A única diferença é que você pode se dar o luxo de trabalhar com roupas íntimas, rsrs. Continuamos tendo prazos, metas e horários a cumprir. Para termos foco, é necessário termos um ambiente que tenha o mínimo de controle. Tente criar um ambiente apenas para trabalho, onde você possa sentar e incorporar o espírito do “hard work papai”, ou seja, da disciplina cotidiana necessária, que você tenha o mínimo de controle de barulhos e movimento de pessoas, principalmente se morar com seus pais ou se é casado e tem filhos. Redes sociais são o maior vilão para nos tirar o foco. Reserve um tempo para dar aquela espiada, mas nunca se perca no scrolling das timelines, pois isso vai acabar com seu foco e, consequentemente, com seu rendimento. Ter foco é um exercício de auto-observação constante, portanto, fique atento e tome as medidas necessárias para não perder o seu.

Imagem relacionada

Tenha foco

2- Comunicação é essencial

Quem é freelancer acaba por acumular funções. Uma delas é fazer prospecto de clientes, responder emails, ligar ou receber chamadas de clientes, ir em reuniões, ou seja, você vai ter que se comunicar. A maioria das pessoas acha que sabe se comunicar, mas acredite, poucas pessoas conseguem de fato. Se comunicar bem é uma arte, exige atenção, observação, treino e paciência. Quem nunca teve vontade de mandar aquele cliente pra [email protected]#*! Não adianta quebrar pratos, respire e tenha paciência, pois lembre-se: dependemos de nossos clientes, principalmente se somos autônomos. Seja claro quando se comunicar, pois num processo de briefing, comumente o cliente não tem muita clareza quanto ao que quer. Caberá a você ter essa capacidade de conversar e extrair o maior número de detalhes do cliente e ao mesmo, sugerir soluções inteligentes e viáveis para o projeto.

Resultado de imagem para comunicação

Comunicação

3 – Seja proativo!

Não fique esperando entrar Jobs para produzir alguma coisa. Aqui no Layer Lemonade batemos muito na tecla da importância de fazermos trabalhos autorais. Quando não tiver trabalhos pra fazer e prazos a cumprir, invente! O importante é não ficar parado, pois é muito simples enferrujar nossas habilidades quando não a exercitamos constantemente. Para desenvolvermos nossa criatividade e sermos eficientes na execução de projetos, criar trabalhos autorais é um exercício essencial. Então, caro padawan, evite a procrastinação.

Imagem relacionada

Seja proativo

4 – Organização!

Quando você é seu próprio chefe, organização é algo fundamental. Faça um plano diário de ação durante o dia. Após acordar e fazer sua manutenção diária, tomar um café reforçado e gostoso, coloque no papel suas metas do dia e cumpra-as. Visualizar aquilo que temos que fazer ajuda muito no processo de execução de nossas metas. Mas a organização tem que acontecer em todos os níveis: não basta criar uma agenda diária, é necessário também desenvolver uma organização dentro do software que se trabalha para se ter bons resultados. No nosso canal no YouTube, Layer Lemonade, fizemos um vídeo sobre produtividade que fala bastante sobre a importância na organização de projetos e outras questões:

5 – Mude o mind set.

Quando falamos em trabalhar em casa, comumente nos imaginamos trabalhando de pijama, de uma forma mais confortável e desleixada. Bom, realmente essa é uma possibilidade, mas, segundo a neurociência, quando acordamos, tomamos banho, trocamos de roupas, tomamos café, o cérebro entende que estamos nos preparando para sair ou fazer algo. Essas são pequenas atitudes que podem gerar grandes resultados, pois mexe como nosso mind set, faz com que incorporemos uma energia de trabalho e nos prepara para a labuta diária.

Resultado de imagem para look hipster

troque de roupas!

6 – Se liga nos hardwares!

Antes de trabalhar home office e/ou ser freela, adquira uma boa máquina, com bons hardwares, pois não temos como prever que tipo de projetos virão pela frente. Investir num bom HD, memórias, placa de vídeos, um bom processador e um monitor, vai te permitir ter um maior desempenho no processo de execução do projeto e também no momento de finalizá-lo, ou seja, o tão adorado “render”. Mas antes de investir em hardwares, procure fazer uma boa pesquisa do que é melhor para seu caso. Veja qual o software que você mas usa na sua pipeline e suas exigências para um melhor desempenho. Como esse é um assunto muito delicado, fizemos uma matéria completa falando sobre hardware (clique aqui e veja o vídeo e a matéria completa).

7- Relax bb!

Trabalhar em casa pode ser bastante solitário. Sendo assim, reserve um momento para sair e espairecer. Encontre com os amigos num happy hour, faça uma aula de yoga, vai dar um rolê de bike, faça aquilo que te proporciona prazer e que te faça se desligar um pouco das obrigações. Divertir-se é parte fundamental no processo de ser uma pessoa criativa e produtiva, pois são nos momentos de relaxamentos e de diversão que renovamos nossas energias para continuar com as responsabilidades do dia-a-dia.

 

Imagem relacionada

Relax

 

Fontes: Cutedrop, Hypeness

Comentários

comments