fbpx

A experiência de postar um design novo todos os dias

Em Fevereiro, finalmente executei um projeto pessoal! Eu me propus a criar uma animação de Run Cycle em que cada frame teria um estilo totalmente diferente! Todos os dias (exceto nos finais de semana), eu tinha que ilustrar e publicar um estilo totalmente novo no meu Instagram (@guiakageui). Veja no que deu:

Multiple Run Cycle

Este projeto, mais voltado para ilustração e design do que para animação, foi bastante estratégico. Com ele, eu poderia mostrar, para possíveis clientes, a versatilidade do meu design, principalmente se tratando de criação de personagens. Este que é o meu ponto forte como profissional. Daí temos o primeiro insight.

Criar um projeto que fortaleça e evidencie seus pontos fortes pode te ajudar a ser reconhecido no mercado por estas qualidades.

Apesar de ilustração de personagens ser, de certa forma, minha zona de conforto, eu precisei ir um pouco além dos meus conhecimentos, já que seriam 22 estilos diferentes. E, por isso, tive que utilizar de técnicas que não domino tanto, como colagens e pinturas digitais. 

É sempre bom experimentar coisas novas e dar, ao menos, alguns passos para fora de sua zona de conforto quando estiver criando um projeto pessoal.

Como todas as postagens foram feitas no Instagram, meu nível de engajamento nessa rede social também cresceu bastante. Principalmente no último post, quando publiquei o vídeo final, o engajamento foi bem grande. Foram 468 curtidas e 86 comentários. Ah! Além disso, 94 pessoas salvaram a postagem, o que mostra que muita gente vai usar meu projeto como inspiração em futuros trabalhos.

Outra coisa legal é poder ver qual estilo “fez mais sucesso”. A colagem do personagem com cara de pomba foi o mais curtido, bem acima da média dos outros.

O seu projeto pessoal também tem a função de gerar engajamento nas redes sociais. Se o seu resultado final é um vídeo único, faça postagens que mostram seu processo e use boas hashtags.

Postagens diárias exigem disciplina. E esse foi o meu maior desafio. Antes de começar as postagens, criei dois personagens diferentes para me garantir e estar sempre “um passo à frente”, reduzindo os riscos de não publicar em um dia mais apertado de trabalho. Mesmo assim, logo eu me vi na posição de acordar de manhã sem ter um design pronto ainda, tendo que criar e postar no mesmo dia. No final deu tudo certo. Foram 22 imagens, resultando em um mês de postagens, sem falhar nem um dia.

A disciplina que criei com o projeto agora está sendo aplicada aos meus estudos diários. A ideia de reservar um tempinho do seu dia, todos os dias, para fazer algo importante, mesmo se estiver chovendo canivetes. Essa disciplina é importantíssima para nossa evolução.

A disciplina de fazer um projeto pessoal e finalizá-lo não é para qualquer um!

Eu nunca teria tido a oportunidade de fazer um projeto como este para um cliente. É por isso que projetos pessoais são tão importante – te permitem criar sem nenhum tipo de amarra.

Se você quer iniciar seu próprio projeto e não sabe por onde começar, leia este artigo em que eu dou algumas sugestões!

Comentários

comments