fbpx

A importância da metáfora para o Motion Design

Motion pode ser uma das armas mais poderosas para explicar conceitos e ideias de uma forma simples, clara e divertida. Isso porque, em Motion Graphics, literalmente, não existe o impossível. Tudo que sua mente possa imaginar, pode ser transformado em um vídeo se você tiver os conhecimentos técnicos necessários.

É isso que torna a metáfora uma aliada tão importante do motion. As possibilidades de sair do literal são infinitas.

Metáforas são figuras de linguagem que produzem sentido figurado, mas geram um entendimento claro nas pessoas. Quando dizemos que alguém “late mas não morde”, fica claro que não estamos falando que ele age como um cachorro, e sim, que demonstra ser algo que não é.

Explicar as coisas através de metáforas é comprovadamente mais eficiente do que de forma literal. Quando usamos figuras de linguagem, estimulamos a curiosidade e a reflexão do espectador, além de fixar melhor o conhecimento que queremos transmitir. Metáforas são facilmente memorizadas.

Um bom explainer video, certamente, vai usar algum tipo de metáfora em algum momento. Aqui alguns bons exemplos em projetos de motion!


Essa animação do Couscous Studio usa dois exemplos bem clássicos de metáfora.

Aqui eles usam um foguete decolando para representar o crescimento de uma empresa.

Nesta cena, ele fala sobre desafios que qualquer novo projeto tem de enfrentar, e para isso, usa vários “cubos mágicos” sendo montados. É claro que, os desafios que ele se refere não tem nada a ver com a montagem desse brinquedo, mas qualquer pessoa consegue preencher esta lacuna entre “desafio” e um cubo mágico.


Vídeos como este da Acaca, animado pelo Beethowen Souza, são bem comuns e ótimos exemplos do poder do motion! Todos os conceitos são explicados através de formas geométricas em movimento, sem nenhuma representação iconográfica ou literal. Imagem e locução se complementam e, no final, tudo faz bastante sentido.


Outra vantagem das metáforas é conseguir falar de assuntos delicados de uma forma extremamente leve e bem-humorada. Este vídeo feito para o Porn Hub fala de sexo durante a menstruação, e usa várias metáforas para tornar o assunto leve e engraçado.

Os ovários representados como monstros raivosos e barcos navegando em um oceano vermelho são alguns exemplos de como o vídeo trata o período menstrual de uma forma bem-humorada.


Esta animação feita pelo Studio Infografika também usa a metáfora como principal arma. O vídeo é sobre um serviço que ajuda empresas a evitar que prejuízos financeiros a façam fechar as portas. Os prejuízos são representados por um monstro gigante destruindo uma cidade. As três soluções propostas são representadas por três mosqueteiros que vencem o dragão. Muito mais divertido e memorável do que se eles usassem a literalidade para apresentar e explicar o produto.

E você? Lembrou de algum vídeo de motion que usa metáforas de uma forma inteligente? Posta nos comentários para que todo mundo se inspire.


A imagem de capa é do projeto da Acaca citado acima e animado pelo Beethowen Souza.

Comentários

comments