Agarre as oportunidades

A insegurança e medo já me paralisaram em diversos momentos da minha vida. Inclusive perdi muitas oportunidades que hoje em dia (com mais maturidade) não deixaria acontecer.

Lembro de quando fui chamada pra fazer parte da bancada  do Mograph News e meu primeiro pensamento foi “não estou preparada, isso não vai dar certo”. Mandei logo de cara uma mensagem falando que não poderia participar por causa do trabalho fixo, mesmo sabendo que tinha a possibilidade de negociar com o meu coordenador. Depois de alguns minutos pensei bem, racionalizei a situação, percebi que estava me auto sabotando e depois mandei outra mensagem confirmando que poderia participar das lives. Essa seria mais uma oportunidade perdida.

Pensar que quase deixei essa oportunidade escapar me fez refletir muito sobre tantas outras que perdi e cheguei a conclusão que precisaria de um sistema próprio pra evitar ao máximo que isso se repetisse.

Meus medos e inseguranças não sumiram, mas aos poucos estou aprendendo a encarar esse sentimento e ir com medo mesmo. Hoje em dia sigo alguns passos pra poder lidar melhor com os desafios que virão e gostaria de compartilhá-los com vocês!

Imagem de jcomp no Freepik

Se abra

Quando nós focamos em algo, é mais propício que o nosso cérebro encontre padrões que se identificam com aquilo que nós temos em mente. É aquela coisa de “você atrai o que pensa”.

Sabendo disso, entenda claramente quais são suas metas e objetivos (sejam elas mais simples ou complexas) e o que é preciso fazer pra alcançá-las. As oportunidades podem ser criadas, encontradas ou elas vêm até você, por isso  fique muito atento no que está acontecendo ao seu redor.  Para que isso aconteça com mais facilidade é preciso estar sempre em desenvolvimento e se expondo.

As redes sociais são um ótimo lugar pra você mostrar seu trabalho e fazer networking. Invista seu tempo no Instagram, Linkedin, Behance e entre em contato com pessoas da mesma área.

Se prepare e aja

Primeiramente pesquise sobre o mercado de trabalho, escute podcasts e veja vídeos sobre o assunto, leia artigos e converse com pessoas que passaram pela mesma coisa que você.

Faça uma lista e destrinche seus objetivos em pequenos passos.

Por exemplo, se você quer ser freelancer, o que é preciso fazer pra começar?

  • Portfólio e contrato
    • Criar um site e atualizar o Behance
    • Fazer uma base de contrato
  • Networking
    • Participar de grupos de Motion Design
    • Entrar em contato com as pessoas
    • Compartilhar conhecimento
    • Ficar de olho em indicações de freela que ocorrem nesses grupos
  • Mandar e-mails para clientes
    • Criar um e-mail profissional
    • Selecionar estúdios que se identificam com seus trabalhos
    • Encontrar e-mail de diretores de estúdio

E assim por diante, um passo de cada vez.

Um adendo: é bom se prevenir antes de tomar qualquer decisão, mas saiba que você não tem o controle de tudo e que imprevistos podem e vão ocorrer.

Racionalize

Muitas vezes alguma oportunidade que você não estava planejando chega até você (foi o meu caso com o convite de participar do Mograph News e escrever pro blog).
A ansiedade pode falar mais alto no começo, mas não deixe que ela te manipule e faça você tomar decisões errôneas. Respira um pouco e bota na balança os benefícios e os malefícios da proposta que recebeu antes de dar um veredito final.

O que gosto de fazer é dividir os pensamentos entre: intrusivos negativos  (tomados por insegurança, medo, experiências negativas passadas), reais e otimistas. Isso vai fazer com que você se distancie da emoção e visualize a situação de um modo mais racional, e assim poder esclarecer melhor seu raciocínio. 

Sempre que possível peça a opinião de alguém de confiança, nunca tenha medo de pedir ajuda.

Anote

Depois de qualquer desafio anote os pontos positivos daquela experiência e o que você poderia melhorar. É muito importante aprender com nossos erros pra estarmos mais preparados e confortáveis quando passarmos por uma situação parecida.

De vez em quando dou uma revisada nessas anotações só pra não esquecer dos passos que tomei. Ter uma noção do quanto evoluímos nos dá mais confiança pra tomar futuras decisões.

Para finalizar, lembre-se que não precisamos agarrar todas as oportunidades que vierem. Saiba que se você deixar passar alguma não será o fim, então não desanime pois sempre haverão outras!

Comentários

comments