Conheça a animação que foi renderizada no Unreal Engine

The Voice in the Hollow é um curta-metragem descrito como “uma fábula africana de irmandade, inveja e anciões malévolos”, traz uma atmosfera sobrenatural, com técnicas mistas de animação e rico em texturas. Liderado por um pequeno time de duas pessoas, Miguel Ortega e Tan Ma, a animação teve em sua produção o uso do Unreal Engine 5, um game engine desenvolvido pela Epic Games.

“Engajado, hipnotizante e inquestionavelmente indelével, [The Voice in the Hollow é] executado magistralmente – e se aproveita das capacidades de renderização do Unreal Engine 5 de forma impressionante, é até difícil de acreditar que este filme foi realizado por uma equipe tão pequena usando apenas um game engine”, comentou Brian Pohl, diretor técnico da Epic Games.

Os game engines são softwares que facilitam e agilizam o processo da criação de um jogo. Porém, estão pouco a pouco se tornando parte da indústria de animação. O principal motivo pra usar esse tipo de software é por causa de sua renderização em tempo real.

A captura de movimento aparece instantaneamente na tela, permitindo que os diretores possam manipular as câmeras e construir as cenas mais rapidamente. Dessa forma, as modificações são feitas de forma mais ágil e prática, diferente de uma produção de animação tradicional que levaria muito tempo.

Além disso, cada alteração no projeto é compartilhada na mesma hora, fazendo com que as ideias e a comunicação sejam transmitidas de maneira mais clara para toda equipe.

O processo de criação de “The Voice in the Hollow”

Embora alguns estúdios já utilizam o Unreal Engine por anos, o time da Epic Games acredita que “Voice in the Hollow” está abrindo novos caminhos pra renderização de animação 3D em alta qualidade, usando exclusivamente um game engine.

Ortega e Ma usou alguns programas de 3D como ZBrush e Maya para o design dos personagens. Para finalizar, fizeram as texturas no Adobe Substance Painter.

Modelagem da personagem no ZBrush. Via: Gnomon

No processo de mocap (captura de movimentos), usaram acessórios da Xsens, o Awind e Gloves enquanto o MocapX capturava as expressões faciais. Em seguida, utilizaram o Maya pra aperfeiçoar a animação.

Processo de mocap. Via: Gnomon

Esculpiram e texturizaram o ambiente com o Gaea, uma ferramenta muito conhecida na indústria por fazer terrenos no VFX. Criaram as roupas e fantasias no Marvelous Designer e depois exportaram com o Alembic Caches pro Unreal Engine 5.

Cenário sendo criado no Gaea. Via: Gnomon

Assista o curta aqui:

Todo o processo de produção da animação contendo mais de 100 horas de conteúdo está disponível no YouTube.

Fonte: Animation Magazine

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