Artella: alguém quer trabalhar na nuvem?

Não sei vocês notaram, mas no último dia 10 de maio os criadores da Animation Mentor lançaram uma plataforma ambiciosa chamada Artella. Trata-se de uma plataforma de produção totalmente baseada na nuvem para criação de games, filmes, animações e projetos de realidade virtual.

Todos sabem que hoje em dia a maioria dos projetos é tocado remotamente.  Temos um cara sentado aqui em Goiânia trabalhando com composições, outro na África do Sul com sound design e outro ainda em Londres com storyboard e assim por diante. Isso torna o projeto mais rápido e, não incomum, mais barato.

A Artella visa simplificar este tipo de produção com comunicação integrada, gerenciamento de arquivos e ferramentas de revisão. A plataforma fornece fluxos de trabalho baseados em modelos adaptados para filmes, jogos e conteúdo de realidade virtual, e se integra perfeitamente com softwares de produção populares incluindo Maya, Adobe Premiere, Photoshop e Nuke.

Saca o overview dos caras:

Mas não se trata apenas de uma plataforma para essa produção distributiva, a Artella se propõem a conectar pessoas criativas. Se um cineasta precisa de um rigger ou animador, um artista conceitual ou compositor, basta procurar pela comunidade e encontrar profissionais que têm perfis na plataforma. Na verdade, toda a ideia para Artella foi provocada pelo desejo de proporcionar um espaço virtual para os estudantes que concluíssem o curso do Animation Mentor, facilitando o encontro e colaboração com outras pessoas.

“O mundo está cheio de pessoas criativas e talentosas que têm ferramentas para produzir grandes conteúdos, mas não possuem uma rede profissional. Nós simplesmente queríamos encontrar uma maneira de trazê-las de qualquer lugar do mundo e juntá-las para dar lugar a uma nova forma de estúdio de produção colaborativa”. – Bobby Beck, co-fundador da Artella

Esse tipo de pipeline baseada na nuvem pode se tornar um negócio concorrido nos próximos anos com inúmeras opções para os profissionais interessados. Pra se ter uma ideia, uma rapaziada que trabalhava na Dreamworks resolveu criar algo semelhante chamado Nimble Collective, só que os dois serviços têm uma diferença crucial: enquanto na Artella o usuário trabalha offline e sinca quando bem entender com o sistema, no Nimble todos trabalham na nuvem inteiramente. Pois é, cada um na sua.

Artella foi criada por Bobby Beck juntamente com Carlos Baena e Shawn Kelly, os três são animadores com décadas de experiência combinada na Pixar e ILM.

Quem quiser se informar melhor e perscrutar essa nova realidade de trabalho, basta acessar o site dos caras. 

Fonte: Cartoon Brew

 

Comentários

comments