Autoconhecimento, o caminho para a plenitude profissional e pessoal

Pode parecer um pouco forçação de barra ou propaganda de “coach”, mas muito das nossas angustias profissionais são frutos da falta de autoconhecimento. Aqui no Layer Lemonade já foram tratados assuntos como as síndromes do impostor e do rock star, ambas ligadas diretamente a esta falta do saber quem eu sou.

As nossas inseguranças são frutos de uma sociedade que supervaloriza as conquistas materiais, não que seja errado desejar o que é material, mas o problema é justamente focar suas conquistas na validação do outro, isto é algo que nos adoece sem que percebamos. Desde cedo somos ensinados a competir, conquistar, a sonhar em ser “grande” e sofremos comparações. Estes são os ingredientes perfeitos para alcançarmos a frustração, pois se pararmos para refletir de forma sincera chegaremos a conclusão que boa parte do que construímos foi para ganhar aquele tapinha nas costas e mostrar para o outro que conseguimos.

Mas onde o autoconhecimento entra nesta história? Respondo a esta pergunta com alguns ensinamentos que adquiri na prática do Aikido, arte marcial japonesa que pode ser traduzida livremente como caminho do espírito harmonioso. No Aikido não existe competição, pois o único adversário que deve ser derrotado é você mesmo, quando ouvi isto a primeira vez foi como se uma revolução acontecesse diante dos meus olhos e deste dia em diante comecei a entender o que era “o caminho”. Este tal caminho é construído e desconstruído diariamente, o caminho é você, são suas tomadas de decisões, são as respostas obtidas em cada momento de reflexão, e a reflexão traz dores que muitos preferem ignorar, pois autoconhecimento é a dor de se enxergar diante de um espelho que nos mostra de forma implacável todas as nossas fragilidades, é aquele abismo que quando olhamos para ele, ele olha de volta pra gente, como disse Nietzsche.

Saber quem somos e reconhecer nossos pontos fracos não é uma tarefa fácil ou imediata, é o caminho de uma vida, é decidir abraçar o seu eu verdadeiro e se livrar do peso de sempre querer a validação do outro. Autoconhecimento é liberdade, é entender o seu tempo e sua história, é aceitar e deixar a vida rolar, sem a necessidade dos holofotes do rock star ou se depreciando por se achar um impostor, pois você se conhece e se aceita, isto por si só já basta. Você é único, assim como sua caminhada, podemos sim nos espelhar em um profissional que admiramos ou almejar uma carreira de sucesso, mas sempre com equilíbrio e fazendo isso para nos mesmos e dentro das nossas limitações, desta forma alcançaremos a plenitude, com menos peso e com mais consciência.

Fonte da imagem – Destropier

Comentários

comments