Blender 2.90 é finalmente lançado

E finalmente a versão 2.90 do Blender está entre nós, e apesar de não ser nenhuma surpresa – afinal o Blender vem ganhando inúmeros apoiadores em seu fundo, como comentamos no Mograph News -, a nova versão está repleta de novos recursos, ferramentas e funções, além de melhorias de desempenho, ajustes de fluxo de trabalho e outras coisas mais.

“Com base no sucesso das versões 2.8x, o Blender 2.90 continua a aprimorar a experiência do usuário, introduzindo melhorias no EEVEE, Cycles, Sculpt, VR, animação, modelagem, edição UV e muito mais”

Blender Team

Por exemplo, há uma nova “physically based texture” usada para “simular as cores do céu” chamada Nishita. Isso pode soar como uma adição bastante pueril, mas a quantidade de física e engenharia por detrás do recurso é no mínimo interessante.

O motion blur no EEVEE foi reescrito do zero, e a equipe diz que esse processo permitiu adicionar suporte para “mesh deformation, hair, e sub-frame accumulation para melhorar sua precisão”; enquanto o poderoso filtro Denoise agora está disponível na viewport 3D e para uso em renderizações finais.

Outras mudanças incluem aprimoramentos de shading, suporte NVLink para CUDA e OptiX; um filtro para simular tecidos em malhas e dois novos modos de deformação adicionados ao pose brush: squash and stretch, e scale/translate.

Pose Brush – Squash and Stretch

A cada lançamento, o Blender não só melhora, mas também se torna mais popular e mais capaz. O suporte da indústria para o software está crescendo – no mês passado a Microsoft se juntou ao fundo de desenvolvimento do Blender cujos apoiadores já incluem Ubisoft, Intel, Unity, AMD, NVIDIA, Google, Ubuntu e Epic / Unreal Engine.

Para mais detalhes sobre a atualização, acesse o site oficial do Blender 2.90.


Fonte – omgubuntu

Comentários

comments