O Blender 3.5 chegou- parte 2

O Blender 3.5 chegou com excelentes melhorias, como já começamos a ver na primeira parte deste artigo. Como sempre a Blender Foundation não decepciona quando o assunto é atualização do Blender, e com isso a nação blenderiana vai a loucura! Mas vamos deixar de papo furado e vamos ao que interessa.

Uma versão mais cabeluda

Os novos nodes hair do Blender

O sistema de cabelo baseado em curvas introduzido pela primeira vez no Blender 3.3 dá um grande salto nesta versão.

A criação de qualquer tipo de cabelo, pêlo ou grama ficou mais fácil e dinâmico graças a flexibilidade dos Geometry Nodes. Nesta versão foi incluído uma biblioteca de ativos Essentials com 26 ativos de cabelo divididos em categorias: Deformação, Geração, Guias, Utilitário, Leitura e Gravação. Basta arrastar e soltar do Asset Browser para suas configurações.

Vamos ver em ação algumas destas novas categorias de ativos.

Gerar curvas de cabelo

Gera novas curvas capilares em uma malha de superfície a partir do zero em localizações pontuais.

Se desejar criar curvas que dependem de curvas existentes, use Interpolar curvas de cabelo.

Curva de cabelo interpolada

Interpola curvas guia existentes em uma malha de superfície.

O nó Duplicate Hair Curves é uma opção semelhante com comportamento mais simples que pode oferecer melhor desempenho, este node duplica as curvas do cabelo um certo número de vezes dentro de um raio.

Fixar curvas de cabelo à superfície

Anexa curvas de cabelo a uma malha de superfície, com opções de encaixe, alinhamento e mesclagem ao longo da curva.

Curvas de cabelos

Agrupa as curvas de cabelo existentes usando curvas guia.

Curva de cabelo curl

Deforma as curvas de cabelo existentes em cachos usando curvas guia.

Tranças curvas de cabelo

Deforma as curvas de cabelo existentes em tranças usando curvas guia.

Curvas de cabelo Frizz

Deforma as curvas do cabelo usando um vetor aleatório por ponto para frisá-los.

Curvas de cabelos suaves

Suaviza a forma das curvas do cabelo.

Rolar curvas de cabelos

Enrola as curvas do cabelo a partir das pontas.

Estes são alguns dos novos nodes de cabelo, para conhecer os demais deixo o link do manual do Blender com o capitulo dedicado a estes nodes.

Viewport Compositor

O Viewport Compositor agora é real time e pode ser ativado para ser sempre aplicado em todo o viewport, ou apenas quando na visualização da câmera, e faz exatamente o que seu nome sugere: ele aplica a árvore do nó de composição para ser aplicada diretamente ao viewport, desbloqueando um novo nível de interatividade e novos fluxos de trabalho, graças ao fato de ser baseado na GPU.

O compositor da viewport ainda carece de alguns recursos, principalmente a composição multi-pass e o brilho da névoa, mas o desenvolvedor Omar Emara está trabalhando duro para trazê-lo para a paridade de recursos com o antigo compositor. Depois que todos os nós forem transferidos, o objetivo é que esse novo compositor baseado em GPU, muito mais rápido, substitua completamente a versão anterior vinculada à CPU.

Vector Displacement Maps

O suporte para pincéis VDM (Vector Displacement Maps) foi adicionado ao pincel Draw no modo de escultura. Esse tipo de mapa fornece uma maneira fácil de criar formas complexas que podem ter saliências em uma pincelada.

Para obter os melhores resultados, as texturas VDM devem estar no formato OpenEXR, com Color Clamping desabilitado.

Outras melhorias

Os Animadores 3D também não ficaram de fora, com a Pose Library do software aprimorada com novas opções e atalhos e seu Graph Editor recebendo um novo operador Ease, que permite alinhar facilmente teclas em uma curva exponencial e fazer rapidamente uma transição easing em múltiplas chaves.

A ferramenta Grease Pencil do Blender também foi atualizada, obtendo um novo modo de temporização Natural Drawing Speed ​​no modificador Build que repete os traços usando a velocidade da caneta quando ela foi executada.

O Blender 3.5 está totalmente alinhado com a VFX Reference Platform 2023 , facilitando a integração em pipelines de estúdio.

Fontes das imagens – Blender Foudation

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