A Maxon acaba de nos dar um presentão anunciando a versão R18 do Cinema 4D! De acordo com o site oficial, essa versão traz melhorias fundamentais no workflow e novas ferramentas.

Coisas como o Voronoi Fracturing (destruição não-destrutiva de objetos), uma nova Knife Tool, Object Tracker, Shaders e Surface Effects são apenas alguns exemplos do que vem por aí. E para que o texto não fique longo demais, decidimos dividir as novidades em posts separados, prezando a clareza ao invés do excesso de informação.

Módulo Mograph

Voronoi Fracturing

Uma das novidades dentro desse módulo é o Voronoi Fracturing. Com o novo Voronoi Fracture, pode-se sistematicamente destruir qualquer objeto em fragmentos processuais utilizando virtualmente qualquer coisa para controlar a distribuição dos pedaços quebrados. Criar geometria processual usando splines, objetos poligonais ou partículas.

Ajuste a quantidade e localização dos pontos. - via Maxon

Ajuste a quantidade e localização dos pontos. – via Maxon

O Voronoi funciona em live, sem interrupção ou necessidade de pré-render, o que significa que você pode alterar os elementos a qualquer momento. O melhor é que ele é um MoGraph nativo que funciona perfeitamente com o Dynamics e todos effectors que amamos.

Faça uso de effectors e falloffs como gatilho. - via Maxon

Faça uso de effectors e falloffs como gatilho. – via Maxon

Melhorias no Cloner Object

O Cloner Object revolucionou a forma de criar efeitos com dezenas de objetos, e no R18 ficou ainda melhor. Com o novo modo Honeycomb Array, pode-se criar facilmente paredes de tijolos e grades hexagonais.

Dá pra conformizar o Honeycomb Array com a forma de um objeto ou spline, e manter o espaçamento dos clones quando aumentar a contagem do modo Per-Step. Há também uma nova opção para escalonar clones automaticamente com base no tamanho do polígono ao se clonar baseado em objetos.

ReEffector

O novo ReEffector é a flexibilidade em forma de ferramenta. É como usar camadas para configurar effectors, e os usuários podem restaurar o estado original de um objeto ou grupos de efeitos, controlando-os com um único falloff.

Weight Paintbrush

Controle de forma precisa os MoGraph Effectors por painting ou weight maps. O novo MoGraph Weight Paintbrush faz com que seja fácil de adicionar, subtrair e suavizar weights, e você pode definir os valores logicamente usando um novo node de XPresso.

Caching

Mantenha seus arquivos de Cinema 4D pequenos e com reprodução rápida. Armaze o MoGraph cache em arquivos externos separados para manter o arquivo original do Cinema 4D leve e sincronização de arquivos. Adicione várias tags de cache e misture os pontos fortes de cada uma para criar caches combinados.


O cinema 4D R18 possui ainda uma dezena de novas funções e melhorias. Ainda falaremos em outros post sobre as novidades da parte de animação, modelagem, render e workflow!

 

Fonte: Maxon

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