Uma senha sera enviada para seu e-mail

De repente os tutoriais de Motion Graphics ganham o Instagram

O ano de 2018 marca a chegada do Motion aos tutoriais de Instagram. Sim! Sabe aquelas dicas rápidas que ensinam em menos de 1 minuto como fazer browne, dar nó em gravata ou tirar mancha de ketchup de camisa branca? Você talvez as conheça pela tag em inglês #quicktips. Pois bem! Alguns produtores de conteúdo já adotaram esse formato em seus tutoriais de motion graphics e tudo indica que essa pode ser uma tendência para 2019.

(A imagem de capa deste artigo foi retirada do vídeo Instagram Logo Launch, produzido pela Buck Design)

Antes os tutoriais se resumiam a informações fragmentadas em fóruns especializados. Então foi dado um grande salto com a utilização de vídeos por sites e blogs, que em seguida foram absorvidos por plataformas mais populares como Youtube e Vimeo. Na verdade, se pensarmos na cena do motion design como hoje a conhecemos aqui no Brasil, os tutoriais de internet foram, em parte, um dos grandes responsáveis por ela. Praticamente uma geração se formou a partir dos famosos tutoriais do Greyscalegorilla, Creative Cow, Video Copilot, Graymachine e por aí vai. Não seria difícil achar um motion designer que já se safou de uma enrascada com a ajuda desses tutoriais.

“Ah! Então quer dizer que dá pra fazer isso no After?!”

A intenção de tornar esse conhecimento mais acessível a uma audiência cada vez maior e mais preparada, foi o que orquestrou a evolução desses tutoriais, que agora batem à porta do Instagram.

Segundo a própria plataforma, neste ano foi alcançado o primeiro bilhão de usuários ativos pelo Instagram, se caracterizando assim como uma das redes sociais mais bem aceitas do mundo. Mergulhados nesse mar de usuários condicionados ao consumo de uma linguagem inquieta e visual, os tutoriais de motion foram repaginados. Técnicas que antes ficavam em segundo plano nos longos tutoriais de 30 a 50 minutos, ganham protagonismo nas dicas compactas, indo direto ao ponto. Não há espaço para demonstração de processos em tempo real. O objetivo é, no máximo, mostrar em alguns segundos como determinada ferramenta funciona ou como realizar algum efeito.

Nós elencamos 5 perfis do Instagram que aderiram às quicktips e estão gerando uma boa repercussão:

Motion Design School

A Motion Design School vem postando tutoriais desde meados de outubro desse ano e já despertou a atenção de seu público pelo bom humor e dicas valiosas.

C4D Quick Tips

C4D Quick Tips surgiu em abril desse ano e dedica exclusivamente seu conteúdo aos usuários do Cinema 4D. Inclusive abre espaço para receber sugestões de dicas, basta enviar por direct.

Tony Babel

Designer, animador e ilustrador, Tony Babel traz dicas de After Effects relativas ao trabalho que faz com seus personagens. Tony também possui um canal no youtube com tutoriais.

Mandala Motion

Nem só de Cinema 4D ou After Effects se faz o motion! Mandala Motion manda muito bem com suas dicas para o software livre Blender.

Motion House

Já treinou seu espanhol hoje? Motion House é um perfil peruano que ainda não possui uma expressiva quantidade de seguidores, mas já coleciona no seu feed um acervo rico em dicas.


Hoje são oferecidos muitos cursos e masterclasses online de qualidade, com mentoria de professores renomados na indústria. Mas, pelo visto, uma coisa não anula a outra, pois os tutoriais acompanham o ritmo da internet e isso é fruto de uma comunidade pulsante que está sempre em evolução, seja produzindo ou absorvendo conteúdo. Compartilhar conhecimento nunca esteve tão em alta.

Comentários

comments