Dicas para um portfólio matador

A primeira impressão que um cliente tem de você é muito importante. Aqui vão alguns conselhos para que seu portfólio garanta uma ótima impressão e seja mais eficiente em conquistar clientes!

Tenha um site próprio

Nada de enviar links do Behance ou do Vimeo para seus clientes. É claro que você deve ter um perfil nestes sites para compartilhar seus trabalhos com a comunidade, mas ter um site “seunome.com” é essencial.

É muito fácil e barato ter um domínio próprio. Escolha um nome simples, fácil de lembrar e de soletrar. Se o nome que procura não estiver disponível com a extensão “.com”, lembre-se que você pode usar outros. Muitos designers usam “.tv”, por exemplo, que na verdade é um domínio de Tuvalu, uma ilha no Pacífico Sul, que não tem nada a ver com motion design mas passa a ideia de que este site está relacionado com vídeo e televisão.

Depois que você tem um domínio, precisa escolher uma plataforma para hospedar seu site. Existem várias opções de sites que proporcionam templates simples para você adicionar seu trabalho. Você não precisa criar um site do zero. Pode usar Wix, Squarespace, Adobe Portfólio ou qualquer outro. Você provavelmente terá que pagar por este serviço, mas não é muito caro e vale a pena.

Primeira impressão do seu site

Abra o seu novo site e se coloque no lugar do cliente. A primeira coisa que ele precisa ver  são imagens lindas dos seus trabalhos, sem precisar clicar em nenhum menu para isso. Veja alguns bons exemplos de sites de portfólio.

Site de Ariel Costa em https://blinkmybrain.tv

Portfólio da Bee Grandinetti em http://www.beegrandinetti.com/

Portfólio de Alex Pope em http://axpope.com

Portfólio de Pier Paolo em http://www.pierpaolo.tv/

Site de Aleksander Saharovsky em http://www.alek.work/

 

Se possuir uma Demo Reel recente, é bom que ela esteja em evidência em seu site. É a primeira coisa que alguns clientes podem procurar. Não deixe de ver este vídeo no nosso canal com alguns insights sobre a importância (ou não) do Reel.

Não tente reinventar a roda e ser super inovador no layout do seu site. Mantenha tudo o mais simples possível. Você só precisa se preocupar com o thumbnail de cada projeto, ou seja, a imagem de capa que representa cada um. Escolha a cena mais interessante do projeto para usar como thumbnail.

Mostre somente o seu melhor trabalho

Você não precisa ter dez trabalhos no seu portfólio se é iniciante. Se tiver dois ou três que realmente representem o melhor que você pode oferecer, use-os. É melhor ter poucos do que mostrar vários trabalhos medianos ou ruins. Um único trabalho ruim vai fazer o cliente questionar a qualidade de todos os outros. Ele pode julgar que você não foi realmente o responsável pelos trabalhos bons.

Evite colocar no seu site trabalhos onde você teve uma participação pouco representativa. Se você tem um projeto que fez junto com uma equipe, especifique exatamente quais foram suas funções e em que partes você trabalhou. É perigoso, por exemplo, colocar trabalhos que possuem trechos em 3D se você não faz 3D. Isso pode confundir o cliente.

Coloque imagens do seu processo e explique o projeto

Seu projeto ganha muito valor se você mostra imagens dos seu processo, rascunhos, primeiros esboços e storyboards. Você também pode acrescentar um pequeno texto falando do desafios que o projeto apresentou e como você os superou. Isso faz com que o cliente confie em você e dê mais valor ao seu trabalho. Veja alguns exemplos.

Neste projeto, a Bee mostra esboços do storyboard que evidencia seu processo de criação.

Aqui, Ariel Costa mostra o processo de criação do personagem de seu projeto, colocando imagens das inúmeras versões que ele desenvolveu antes do resultado final.

Fale sobre você

Seu site deve ter uma página que fala um pouco sobre você, suas aspirações e, principalmente, deve mostrar um pouco sobre sua personalidade. Uma foto ou ilustração sua é muito bem-vinda. Veja um exemplo legal no site do Feitosa, um animador de personagem de Fortaleza – CE.

Há uma ilustração dele mesmo que vai de encontro com sua especialidade que é animar personagem. No texto em inglês ele escreve:

“Oi, meu nome é Feitosa, tenho 31 anos, casado e virei pai recentemente. Ser pai pela primeira vez me fez muito feliz e eu me tornei freelancer full time pensando neste momento.

Eu faço animações flat e amo meu trabalho.

Sou um profissional comprometido em cada projeto, independente do cliente ou o orçamento do projeto. Meu trabalho tem me trazido mais clientes e, mais importante, tem pago minhas contas 😛 HAHAHA…

Apesar de estar em Fortaleza, Brasil, eu trabalho para outros países pelo globo. Acredito que eu consegui isso graças a Deus, que me deu sabedoria e colocou as pessoas certas no meu caminho.

O ‘O Fantástico Mundo Azul’ surgiu da minha tendência em usar azul nos trabalhos, e meus amigos sempre me zoavam dizendo ‘todos os seus trabalhos são azuis’. Mas não é minha culpa a paleta dos projetos serem azuis! Meu objetivo principal é fazer os clientes felizes. Hahaha…”

Este texto é bem mais que uma descrição profissional. Ele mostra a sua personalidade, faz piadas, fala de coisas que não são realmente importantes para quem vai o contratar. Mesmo assim, esta descrição faz com que o cliente se identifique e goste do Feitosa mesmo sem conhecê-lo. A paternidade recente, a sua fé cristã e o fato engraçado sobre o uso da cor azul fazem o cliente se sentir um amigo íntimo.

Grandes marcas são garantias para o cliente

Se você já participou de algum projeto para uma grande marca, é legal deixar esta marca em evidência no seu portfólio. Grande empresas já confiaram em você então seu cliente verá que ele também pode confiar. Neste caso você pode abrir mão de um thumbnail bonito para um projeto e evidenciar a marca.

Um exemplo está no meu próprio portfólio, onde eu uso imagens de ilustrações em todos os projetos, exceto no da Unimed, onde coloquei apenas a logo como thumbnail para me dar credibilidade. Quando o cliente vê uma marca reconhecida no seu site, já sente uma confiança maior em você.

Não use formulário de contatos

Deixe o seu e-mail evidente. Normalmente, as pessoas não confiam em formulários de contato e eles criam um atrito para seu cliente se comunicar com você.

Deixar o e-mail disponível pode te causar alguns problemas como, por exemplo, o recebimento de spam, mas vale o risco se é para tornar mais fácil que o cliente entre em contato com você.

Coloque seu telefone se você não se importar que os seus clientes liguem pra você. Deixar seu número disponível mostra que você confia no cliente e isso fará com que ele confie em você também.

Comentários

comments