Em tempos de Instagram e demais redes sociais, os sorrisos e closes plastificados inundam as nossas timelines vendendo uma ideia distorcida e utópica de felicidade plena e paraíso na terra.

Além das frivolidades, as redes podem nos conectar a profissionais fantásticos e seus trabalhos igualmente fantásticos. Esta superexposição ao lado bom da vida (simulada) acaba gerando muita ansiedade, e angustia. Entramos em um looping de comparações e cobranças sem fim, com isso não percebemos o trabalho duro e transpiração que cada criação exigiu e acabamos muitas vezes entrando em uma zona de insatisfação e desanimo.

O simulacro digital nos afasta do processo natural das coisas, dos altos e baixos da vida e das zonas de escuridão. Sempre vão surgir dias ruins, dias onde não vamos ser tão produtivos, onde não estaremos tão animados ou motivados, mas até ai tudo bem, faz parte do mundo real. Precisamos aprender a abraçar os maus dias, entender que somos luz e escuridão, yin-yang, forças opostas e complementares que desenham o todo.

Talvez o segredo do sucesso esteja no fato de entender e aceitar os dias ruins como parte do processo, saber que toda situação negativa pode ser reciclada e virar algo produtivo e inspirador. Vivemos dias conturbados onde somos bombardeados diariamente com notícias que só fazem alimentar a bad vibe, e fazendo contraponto a isso temos a utopia gratiluz fornecida pela timeline infinita do Instagram. Não tem como não bugar com tantas ilhas de “felicidade e sucesso” entorpecendo nossas mentes, é muito papinho de coach para pouca realidade.

Encarar a escuridão é encarar a si mesmo, é entender que a vida tá mais para um campo de guerra do que um parque de diversões, os dias ruins vão vir sim, muitas vezes com força, e tudo bem, faz parte da vida.

Sempre encontraremos pedras no meio do caminho, cabe a nos decidir o que fazer com elas, podemos reclamar, ficar inertes ou podemos transformar a situação em poesia e sair deste abismo melhor do que entramos. Encarar a escuridão é o que te faz aproveitar melhor o dia ensolarado. Aquilo que não me mata só me fortalece, como bem disse Nietzsche.

Foto criado por photoangel – br.freepik.com

Comentários

comments