Ergonomia e qualidade de vida

A ideia de escrever este artigo surgiu ao ver em alguns grupos de motion muita gente reclamando de dores intensas, alguns inclusive fazendo fisioterapia intensa. Desde a época da faculdade eu sempre me interessei por este assunto, principalmente por ter um problema congênito na coluna.

O que é ergonomia?

Ergonomia é uma ciência que visa o entendimento da relação das pessoas com as máquinas, equipamentos e condições de trabalho. Aqui no Brasil existe uma norma regulamentadora, a NR17 que diz “17.1.1Esta Norma Regulamentadora – NR visa estabelecer as diretrizes e os requisitos que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar conforto, segurança, saúde e desempenho eficiente no trabalho.“

Dar a devida importância para as questões ergonômicas nos ajudam a prevenir lesões por esforço repetitivo (LER), prevenção de doenças psicossociais, redução de afastamentos médicos e absenteísmo e qualidade de vida e produtividade.

Como fazer um planejamento ergonômico eficiente

O planejamento ergonômico sempre tem que atender a necessidade do usuário, as relações entre humanos e moveis deve sempre gerar total conforto, toda posição que gere um certo esforço (tensão nos ombros e pescoço, pernas desalinhadas e etc) a princípio parecem não incomodar muito, mas garanto que a médio e longo prazo a conta vem. Então vamos as dicas de como melhorar a ergonomia do seu ambiente de trabalho.

Cuidados com a cadeira

É fundamental que a cadeira tenha apoio para os braços e vários pontos de regulagem, inclusive da altura dos braços, já que você vai ter que testar o ajuste de altura ideal em relação a mesa. Quando estiver sentado evite ficar com os ombros caídos para frente.

Mesa

A altura de mesa ideal segundo a NR17 é aquela que deixa um espaço entre a mesa e as pernas do usuário. Tente alinha a altura do apoio dos braços da cadeira com a mesa, lembrando que esta altura não pode gerar tensão nos ombros.

Suporte para monitor e notebook

A tela sempre tem que ficar na altura dos olhos, uma tela baixa te obriga a ter uma postura ruim na cadeira que acaba gerando tensão no pescoço e ombros.

Apoio para os pés

O apoio tem que ser daqueles inclinados, nada de usar caixa ou outras gambiarras, o segredo de ajuste aqui é perceber se as coxas estão recebendo algum tipo pressão inadequada. Nunca se esqueça que o parâmetro de ajuste é o quão relaxada estão suas coxas, 0 tensão sempre.

Fonte: Manual de ergonomia da Unicamp

Iluminação

Procure sempre trabalhar em ambientes bem iluminados, e nunca deixe o computador perto de janelas, pois o reflexo da luz pode ser prejudicial, pois acabamos forçando as vistas mais do que o necessário.

E o nosso corpo?

É claro que entender as relações do nosso corpo com os moveis e ambiente são fundamentais, mas como lidamos com o nosso corpo é 50% de todo o processo. Preste atenção na sua postura sempre, veja se seus ombros e quadris estão alinhados. Procure se alongar sempre e dê pausas, eu uso de alguns artifícios interessantes para administrar as minhas pausas durante o dia, programo a Alexa para me avisar os horários de entrar e sair do home office e uso pulseira inteligente para me lembra de levantar.

No Discord do Layer toda segunda feira rola umas aulas de Yoga que fazem toda a diferença durante o dia, procure se exercitar também, musculação é um ótimo remédio para evitarmos lesões, pois quem protege nossos ossos e ligamentos são justamente os músculos, então quanto mais sua musculatura estiver forte, melhor.

E para finalizar beba água sempre! A falta de hidratação afeta muito a capacidade cognitiva, então beba muita água, sua saúde e bem estar agradecem!

Fonte da imagem- Freepik

Comentários

comments