FRACASSOS E INSUCESSOS: COMO LIDAR?

Este artigo é um resumo do que foi abordado na última live do Mograph News, em que a bancada do Layer Lemonade se reuniu para falar sobre o que eles consideram como fracasso, e como lidar com ele.

Cada membro da bancada fez suas considerações sobre o que eles consideram ser o fracasso na área do motion, e como eles lidam com isso. Vou redigir abaixo algumas partes discutidas por eles a esse respeito:

A definição de fracasso é relativa, mas muitos podem considerar como simplesmente não conseguir atuar no mercado. Mas isso depende muito, pois, se você tem a vontade e a decisão de que quer trabalhar com isso e está correndo atrás, isso não pode ser visto como fracasso. Isso acaba fazendo parte do seu processo de evolução.

O fracasso acontece quando a gente se permite perder oportunidades boas por conta de decisões ruins, às vezes por medo, às vezes por questões pessoais que não têm correlação com o que você está fazendo, às vezes por se achar inferior e ter a síndrome do impostor em certos momentos. Isso faz com que você perca oportunidades, logo você fracassa em uma certa direção. E por último, por simplesmente desistir, seja de um projeto ou da sua carreira.

Dar ouvidos e deixar que a reverberação externa afete a sua percepção; a validação do outro em relação ao que você faz, se isso pesar já é o começo do fracasso. Começar a olhar muito para as circunstâncias e deixar isso afetar o seu agir. A gente se deixa levar muito pelo que acontece ao nosso redor. A vida traz algumas ilusões que fazem com que a gente desista e fracasse. Então é sempre bom procurar enxergar o dia seguinte. Se hoje está ruim, está ruim HOJE. O amanhã está por vir. Às vezes em um estalo e uma virada de dia pode mudar tudo. O dia em esse sentimento da virada não for alimentado, aí sim vem o fracasso e a desistência.

Alimentar alguns sentimentos e mentalidades ruins podem te levar a um rumo não muito bom. Você não pode ser arrogante nesse meio, fazer outra pessoa se sentir pior. São coisas que te levam a uma visão que pode destruir a sua carreira, fazendo com que você fracasse. Pode ir muito de personalidade, mas tem que deixar o ego um pouco de lado e focar no seu objetivo.

Mas não olhe para o fracasso como um coisa negativa. O fracasso nada mais é do que um ponto de convergência onde as decisões precisam ser tomadas. Nesse ponto você continua ou não, mas você sempre vai continuar em alguma direção. Ou seja, fracassar em algo não necessariamente quer dizer que isso é ruim. Você tentou fazer algo, passou por um processo e constatou que isso não é pra você. Bora pra outro! Você adquiriu experiência e seguiu adiante. A sensação negativa que vem disso pode ser por conta de erroneamente colocarmos nos extremos as coisas positivas e negativas, então olhamos o sucesso e fracasso como absolutos, mesmo não sendo. Essa dicotomia pode ser bem ruim, pois esses fracassos vão somando para um sucesso maior. São experiências que você adquiri que vão agregar na maneira que você pensa e se posiciona, absorvendo o que lhe é pertinente e descartando o que não lhe apetece.

Você pode usar o fracasso para constatar que o que você está tentando não é pra você. Isso pode ser muito bom, pois insistir no que você está fracassando pode te fazer perder tempo, e um tempo precioso que você poderia estar utilizando para fazer algo que tem mais a ver com você e suas habilidades. Não fique apegado a uma coisa e dando murro em ponta de faca, por conta do medo do fracasso, quando você pode investir sua energia em outra coisa. Desistir de algo não é necessariamente algo negativo. Mas se você não quiser desistir definitivamente do que está fazendo, por qualquer motivo que seja, pense nisso como uma pausa estratégica, seja porque não é o momento certo para você fazer aquilo ou porque ainda não tem a bagagem necessária para concluí-la da melhor maneira. Não fique fechado e alienado a uma coisa só, pois essa maneira de agir pode servir de impedimento e barrar várias oportunidades que surgem para você se descobrir.

Na parte final da live os membros da bancada falaram sobre o que eles consideram ser o maior fracasso da carreira deles. Para conferir esse momento cry, pule o vídeo para o momento 57:50.


Assista a live na íntegra (disponível acima, no começo deste artigo) para conferir todo o conteúdo discutido a respeito desse tema. Contamos com a sua presença na próxima live do Mograph News, na quarta-feira às 16h.

O Mograph News é realizado nas quartas-feiras às 16h (no canal do Youtube), feito pelos membros da staff do Layer Lemonade, que são profissionais que atuam na indústria de animação e motion design. As lives iniciam sempre com algumas notícias, vulgo rapidinhas, sobre as novidades do Layer Lemonade e da indústria de animação e motion design. Logo após, são lidos alguns comentários feitos nas postagens do Layer Lemonade nas redes sociais, e a bancada discute acerca deles, cada qual fazendo suas considerações. Há um assunto diferente em pauta a cada semana, sugerido pelo chat que acompanha ao vivo ou pela própria bancada. Os membros da bancada são: Dhyan Shanasa e Ester Rossoni (os Supernova Duo), Anderson AlvesDestropierFilipe Caldas, Gê CostaLouise Bonne e Pola Lucas.


Comentários

comments