1   +   9   =  

Há quem diga que ser freelancer é a melhor coisa do universo.

Poder definir seus próprios horários, receber 100% do que lucrar, sem problemas de férias e ser seu próprio patrão são alguns dos vantajosos benefícios que um freela pode oferecer.

Mas nem tudo são flores, saiba que noites mal dormidas lhe esperam, já que será seu próprio patrão, seu atendente, designer, animador, modelador, tudo em um, um para tudo.

É uma decisão importante na vida de um profissional. Vejamos algumas vantagens:

  • Horário Livre
  • Curva de aprendizagem acelerada
  • Aumento do rendimento
  • Você dita as regras

Contudo, você pode topar com alguns problemas:

  • Rendimentos Irregulares
  • Dificuldade de organização
  • Falta de tempo para quaisquer atividades fora do trabalho
  • Falta de Disciplina

Entenda que como qualquer trabalho, o freelancer também necessita de muita atenção e foco, ou o típico pensamento “porque fazer hoje se posso fazer amanhã” lhe trará problemas. Observamos alguns pontos que podem ajudar.

Organização

Certo dessas possibilidades, analise-se, descubra como você é e tente se encaixar em um padrão. Crie uma tabela, coloque-se em pauta. Você será sua empresa, então antes de largar seu emprego e correr para o computador, tente conciliar os jobs, e quando sentir que está pronto para seguir carreira solo, bata o martelo.

book

Uma das maiores dificuldades é ser organizado no dia a dia. A terra prometida dos freela pode deixa-lo sonolento, estressado, preguiçoso, e desmotivado caso não tenha jogo de cintura. Então, ao decidir ser um freelancer, comece a se organizar desde o início, pegue o costume, mania, hábito de se agendar. Isso vale pra qualquer atividade, desde a hora da criação até a hora de dormir, pois dormir pouco vai te deixar louco, com muito job ou não para fazer.

Rendimento

Você pode ser o melhor Motion Designer do planeta, mas isso não se aplica diretamente ao seu cliente. Ele pode ser o cara que enrola, ou o que paga no dia, e também pode ser aquele que some. Seu lucro mensal pode levar um tempo para se estabilizar, e às vezes isso nem acontece caso atenda diversos clientes com vários orçamentos. Alguns meses rendem mais que outros; esteja ciente das “temporadas”, pois as propostas diminuem.

Freelancer money

Mas não deixe a peteca cair, você depende mais de si mesmo do que de seus clientes para manter o equilíbrio. Faça um balanço mensal de ganhos para ter uma ideia de quanta grana está a movimentar por mês. Feito isso, defina qual será seu “salário”.

Querendo ou não você tem despesas, trabalhando em casa ou num café. Você ainda tem softwares para pagar, internet, comida, Netflix e o Pokemon Go que você já viciou. Então separe sua parte para ter uma noção de quanto dinheiro poderá contar, e ficar ciente para que no próximo mês não existam surpresas.

Tempo

Quanto mais você se organiza, mais claro fica o tempo que lhe sobra para exercer outras atividades ou para começar um novo job. É nessa hora que se deve manter a calma e pensar sobre as novas propostas, analisar como um novo projeto pode encaixar-se em sua rotina, para evitar madrugadas inteiras a trabalhar.

clock-2

Se um trabalho levará 20 horas para concluir, separe algumas delas por dia durante a semana para garantir total foco. Desse modo, fica mais simples e lhe sobra tempo para executar outras tarefas menos importantes, porém necessárias em seu dia.


Tente sempre se organizar e manter a disciplina, o restante pode ser conquistado com paciência e dedicação. Guarde alguns minutos para arejar a cabeça, acessar as redes sociais, e-mails, dê uma passada aqui no Layer Lemonade, vá para a rua, passe um tempo com sua família e volte com total foco para o trabalho.

Seu desempenho depende exclusivamente de você.

Se possui algum outro ponto que lhe ajuda no dia a dia como freelancer, deixe nos comentários, divida o ouro com a galera!

Fonte: EscolaFreelancer

[sgmb id=”1″]

Comentários

comments