GUIA DEFINITIVO PARA SE APRENDER MOTION

Este artigo é um resumo do assunto abordado na última live do Mograph News em que a bancada do Layer Lemonade se reuniu para dar dicas sobre como estudar motion e animação, batendo um papo tanto sobre as maneiras que não foram eficazes quanto as que eles utilizam atualmente para poder aprender.

Vou listar abaixo algumas dicas dadas pelos membros da bancada no decorrer da live, sobre maneiras que eles utilizam para poder estudar motion e animação. Lembrando que o jeito de estudar é muito pessoal, com cada pessoa tendo uma forma específica que melhor se adequa às suas inclinações e necessidades. Mas as dicas podem ser interessantes para quem quer expandir o seu modo de estudo, sendo que nem todas as pessoas seguem um jeito específico para aprender ou não se sentem satisfeitas com o modo que lidam no momento.


Começando com uma dica geral, a melhor forma de aprender motion é comunicar uns com os outros sobre o assunto e ensinar o que você sabe. O ideal para aprender motion é se conectar com todo mundo, e não ficar apenas trancado na sua caverna estudando. O guia definitivo nada mais é do um ajudar o outro, desenvolvendo um senso de comunidade, sendo uma das maneiras mais eficazes de aprender e sendo benéfico para todos. Ao ensinar você sintetiza e externaliza o conhecimento que tem, fixando melhor esse conhecimento na sua memória. E fazendo isso você pode perceber que sabe mais do que imagina.

Uma coisa interessante de se fazer para aprender um software é mapeá-lo, principalmente se for um software tão complexo quanto o After Effects. Ou seja, estudar ele por partes. Por exemplo, você tirar uma semana inteira para testar todos os efeitos e pesquisar o que outras pessoas podem estar fazendo com eles. Alguns efeitos foram programados para determinados fins, porém algumas pessoas elaboram maneiras diferentes de utilizá-los que podem ser muito úteis. Você também pode tirar um tempo para testar outras funções que não está habituado a utilizar nos painéis do software, como a timeline, graph editor, teclas de atalho, etc. Alguns softwares têm uma variedade imensa de ferramentas e funções e pode ser bem complicado de aprender a maioria delas se não for por etapas e com calma, testando tudo que conseguir e colocando em prática conforme vai aprendendo.

Pra não se perder durante uma aula, faça ela por etapas. Pode ser melhor que você assista toda a aula para absorver e compreender todo o processo como um todo, em um primeiro momento, principalmente se você é um iniciante e está dando os primeiros passos no tema abordado. É bom evitar aquela forma mecânica de aprender, de seguir passo a passo e ir pausando o vídeo para seguir as instruções juntamente com o professor. Dessa forma você está apenas replicando o que está sendo ensinado. O ideal é você utilizar das técnicas e ferramentas que aprendeu para aplicar de uma forma diferente em um projeto. Se ficar difícil de absorver todo o conteúdo de uma vez, divida-o em etapas para que fique mais simples de internalizar todo o processo. Pode ser interessante também você revisitar essas aulas depois de um tempo e refazê-las. Conforme você vai adquirindo experiência, a sua visão sobre o que está sendo ensinado fica mais apurada, tornando a experiência mais rica e adquirindo novos insights sobre o conteúdo.

Tente se desafiar a criar seus próprios projetos de acordo com o conteúdo que você está estudando. Colocar em prática os ensinamentos em projetos pessoais faz com que você otimize o seu tempo, e assim você pode até ampliar o seu portfólio com eles. Talvez você não queira adicioná-los ao seu portfólio, mas de toda forma é recompensador e dá um ânimo a mais ao elaborar todo um projeto conforme o que você está aprendendo, ao invés de testar técnicas e ferramentas separadamente e aleatoriamente apenas pela tarefa de aprender a aplicá-las. Você pode criar o seu próprio briefing de acordo com que está aprendendo e explorar diferentes técnicas em um mesmo projeto. Assim o seu nível de comprometimento e atenção ficam bem maiores, tornando o processo até mais divertido, sendo melhor do que fazer apenas uma aplicação de início, meio e fim.

E sobre conciliar trabalho e estudo, pode ser muito complicado e cansativo você tirar um tempo pra estudar após o trabalho. Esta dica pode ser mais útil para freelancers ou profissionais que estão atuando remotamente: No seu próprio horário de expediente, preencha o tempo que você está ocioso com estudos. Tente ficar ativo durante todo o seu período de trabalho, aproveitando o tempo que você estará livre, por qualquer motivo que seja, dependendo do seu workflow. Se não for possível, tente tirar um pequeno período do dia para poder estudar, ou algumas horas no fim de semana. O importante para se obter bons resultados nos estudos é ter constância, por pouco que seja. Estude quando der, mas estude.


Assista a live na íntegra (disponível acima, no começo deste artigo) para conferir todo o conteúdo discutido a respeito desse tema. Contamos com a sua presença na próxima live do Mograph News, na quarta-feira às 16h.

O Mograph News é realizado nas quartas-feiras às 16h (no canal do Youtube), feito pelos membros da staff do Layer Lemonade, que são profissionais que atuam na indústria de animação e motion design. As lives iniciam sempre com algumas notícias, vulgo rapidinhas, sobre as novidades do Layer Lemonade e da indústria de animação e motion design. Logo após, são lidos alguns comentários feitos nas postagens do Layer Lemonade nas redes sociais, e a bancada discute acerca deles, cada qual fazendo suas considerações. Há um assunto diferente em pauta a cada semana, sugerido pelo chat que acompanha ao vivo ou pela própria bancada. Os membros da bancada são: Dhyan Shanasa e Ester Rossoni (os Supernova Duo), Bibi PolitiGabriel FelixGui JorgeLouise BonnePola Lucas e Rafael Arame.


Comentários

comments