O Blender e o estúdio Makuta

Salve motionautas, o Blender e o estúdio Makuta é o tema deste primeiro artigo do ano. Este estúdio de VFX indiano tem em sua pipeline o Blender como ferramenta principal.

Grandes produções de Bollywood como Baahubali 1 e 2 foram produzidos por eles. Para os amantes dos exageros estéticos indianos, é um prato cheio!

O Blender na pipeline

O namoro entre o Blender e o estúdio Makuta começou em 2019. Na época eles trabalhavam no drama épico RRR quando resolveram trocar o Maya pelo Blender como principal ferramenta de produção 3D.

Quando a produção foi iniciada, era utilizado o Cycles for Max, logo perceberam que seria o momento ideal para migrar para o Blender. Mais de 700 tomadas foram entregues, inclusive parte das cenas produzidas pelo estúdio entraram no trailer internacional.

O Blender esteve presente na produção de assets até a renderização 3D final, ele só ficou de fora do departamento FX.

Blender bom de briga

Quebradeira total

Esta sequência, foi a responsável pela decisão de migrar para o Blender. Até este momento eles usavam um plugin do Cycles para o 3Ds Max. A decisão partiu do CEO e cofundador da Makuta VFX, Pete Draper.

Mais Blender na jogada

Uma multidão de Blender

Todas as cenas externas, multidão e folhagens foram criadas no Blender, mas na cena de luta (mostrada abaixo) tivemos o palácio e as arquibancadas produzidos por terceiros e posteriormente trazidos para o o Blender afim de serem re-iluminados e sombreados, já os fogos de artifício são 3ds max.

O Blender e os assets

O Blender ajudou com o grande volume de construções de assets e na capacidade de randomizar materiais sem ter que criar novos que eram essenciais para a construção e distribuição de folhagem. O Geometry Nodes foi fundamental para a criação de um sistema de distribuição de folhagem.

Agilidade nas correções

Agilidade do Blender dentro de uma pipeline

A agilidade que o Blender traz dentro de uma pipeline, ajudaram bastante no processo das correções gerais dos assets. A fluidez dos processos foi essencial para a aprovação regular do cliente, que precisava ver o progresso da produção. 

Mais uma vez o Blender tem mostrado a sua força e com isso conquistando o coração da nação VFX, e ai já se aventurou pelo Blender? Se não dê uma passadinha no Templo do Blender e reserve um tempo para ouvir a palavra!

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